Tempestade selvagem - Beverly Jenkins

>>  segunda-feira, 4 de abril de 2022


JENKINS, Beverly. Tempestade selvagem. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 224p. (Mulheres Pioneiras, v.2). Título original: Wild rain.

“Ele admitia que achava Spring intrigante, mas daí a cortejá-la? Não conseguia imaginar quão difícil seria tal tarefa. Tudo bem, cortejá-la não seria entediante, mas ele sobreviveria? Ela era impaciente e impiedosa. Ele teria mais chance de ensinar um porco a falar.

Depois de Ventos de mudança, o segundo volume da série, independente, Mulheres Pioneiras, conta a história de uma mulher forte que lutou para ter seu lugar no mundo e ser aceita na cidade onde cresceu. Confiram o que achei de Tempestade selvagem da Beverly Jenkins. 

Spring Lee é uma mulher negra, linda, forte e independente. Ela é solteira, administra suas próprias terras compradas com muito suor, cuida da casa e dos animais. Doma cavalos selvagens e usa calças ao invés de vestidos.  Spring lutou muito para ganhar o respeito de uma parcela da pequena cidade de Paradise, no Velho Oeste.

Ainda adolescente, Spring foi expulsa de casa pelo avô ao se recusar a se casar com um homem idoso escolhido por ele. Sem outros parentes além do irmão mais velho, que estava longe cursando a faculdade, ela acaba aceitando trabalhar para uma família branca. Mas o trabalho exigia muito mais do que cuidar de cavalos. O dono do lugar e seu filho, roubaram sua virgindade, seu amor próprio e sua honra. Depois disso ela passou por um tempo turbulento e escandaloso, bebendo, fazendo arruaça e não tinha grande fama na cidade. Muitos anos se passaram. Apesar disso, Spring não está interessada em casamento e, muito menos, o amor. A última coisa que precisa é de um homem tomando decisões por ela. 

O jornalista Garrett McCray viaja de Washington para fazer uma entrevista para o jornal de seu pai. Na pequena Paradise ele irá encontrar o Dr. Colton Lee, médico preto que atende toda a população da região. Acostumado com o preconceito que sofre em sua cidade, ele está curioso para conhecer a vida do médico. 

Porém, ele sofre um acidente enquanto cavalga para a cidade, em uma noite escura cheia de neve. Ele é resgatado por Spring, que o leva para sua casa e cuida dele. Ele descobre que ela é irmã do Dr. Lee e a mulher mais fascinante que já conheceu.  

"Quando escravizado, a pessoa que ele queria ser tinha estado fora de seu alcance. Agora que era livre, era dono da própria vida, das próprias ambições e dos próprios sonhos. Ele não entregaria o controle disso para ninguém." p.76

~~~~~~~~~

A série Mulheres pioneiras tem como protagonistas mulheres fortes e que lutaram muito para escolher o próprio caminho. Até agora os livros são totalmente independentes, cada um vai falar sobre um casal.  Tempestade selvagem não tem nenhuma ligação com Ventos de mudança, até o local e época em que se passam são diferentes. Os livros falam da vida dos pretos nos EUA, após o fim da escravidão. Alguns são ex escravizados, outros (como Spring e seu irmão) nasceram livres. Eu estou gostando muito da autora e do enredo dos livros, gosto muito quando os romances de época fogem do lugar comum.

Este livro tem  um enredo mais simples, foca mais nos dois protagonistas e no relacionamento entre eles. No começo gostei mais dessa abordagem, que desenvolve melhor os personagens. Apesar disso, o primeiro ainda é meu favorito. 

Spring é uma força da natureza! Adorei seu jeito decidido, sua independência e força de vontade. Uma mulher linda, que sofreu muito no passado e agora luta por respeito e independência. Ela não quer se casar, não quer ter filhos e nem quer correr o risco de depender de algum homem para mandar em sua vida. E com isso, foi ainda mais divertido vê-la se apaixonando por Garrett. 

Ele veio da cidade grande e ficou espantado com tudo na pequena cidade. Logo está amando o lugar e cogita largar tudo e se mudar para lá. Garrett é formado em direito, trabalha como marceneiro porque nunca quis exercer a profissão e ajuda o pai com o jornal. O pai sonha com o filho fazendo um bom casamento, exercendo a profissão de advogado e se casando com uma mulher de melhor posição. Mas nada disso é o que ele sonha. Seus sonhos passam a ter o rosto de Spring, e ele não pretende desistir da batalha. 

Eu gostei da química e do romance entre eles, mas gostei muito mais da mocinha. Garrett é meio sem sal para o meu gosto kk, mas curti o desenvolvimento do relacionamento. O final foi um pouco corrido, deixou conflitos importantes de lado e tudo se resolveu em poucas páginas. Eu gostei do que aconteceu, só queria que o tema fosse melhor trabalhado. 

Temos preconceito racial, abuso sexual, machismo e vários outros temas importantes.  O enredo é bem interessante, acho que eu queria eram mais páginas. Adorei os personagens secundários, o Dr. Colton Lee, irmão de Spring, e sua esposa, Regan. Descobri que o casal tem um livro, Tempest, que faz parte de outra série da autora. Espero que lancem por aqui, adorei os dois! 

Para quem gosta do gênero e procura livros diferentes do comum, a série é super indicada. Leiam! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Mulheres pioneiras:
  1. Ventos de mudança (Rebel)
  2. Tempestade selvagem (Wild rain)
  3. To catch a Raven (ainda não lançado).
Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO