Maisie Dobbs - Jacqueline Winspear

>>  segunda-feira, 9 de maio de 2022


WINSPEAR, Jacqueline. Maisie Dobbs. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 304p. (Maisie Dobbs, v.1). Título original: Maisie Dobbs.

"Há uma rosa florescendo
Na Terra de Ninguém
E é maravilhoso vê-la
Mesmo regada por lágrimas
Ela viverá por anos
No jardim das minhas memórias...

É a única rosa vermelha
Que o soldado conhece
É a obra da mão do Mestre
Em meio à grande maldição da guerra,
Levanta-se a Enfermeira da Cruz Vermelha
Ela é a Rosa da Terra de Ninguém..." p. 253


A coleção Mistérios em série da Editora Arqueiro já chegou arrasando. Três séries com estilos bem diferentes, todas com um suspense como pano de fundo, mas cada uma com suas particularidades. Tem livro para todo tipo de leitor! Temos a Espiã da realeza, histórica, mas com uma vibe de comédia. Tem a contemporânea Inspetor Gamache que é uma investigação policial mais tradicional. E agora temos outra ficção histórica com Maisie Dobbs, uma mulher em pleno pós 1ª Guerra Mundial na Inglaterra, que abre sua agência de investigação. Confiram o que achei do primeiro livro com Maisie Dobbs da Jacqueline Winspear.

Maisie Dobbs perdeu a mãe muito cedo, seu pai, Frankie Dobbs, fazia o possível para garantir melhores oportunidades para a filha de 13 anos, uma criança muito inteligente. Mas ele sabia que para isso ela precisaria sair de casa, ele era um verdureiro que trabalhava arduamente, lutando para pagar as contas após a doença que levou a esposa. E é assim que ele consegue um emprego de criada para a filha.  

Lady Rowan Compton é uma aristocrata que deseja fazer mais pelas classes menos favorecidas do que apenas algumas doações. Quando ela, por acaso, percebe o quanto Maisie é inteligente, resolve patrocinar os seus estudos. Ela pede a um grande amigo, um médico e famoso investigador, Maurice Blanche, para ser tutor da menina até que ela possa ir estudar em um colégio interno de prestígio em Cambridge.   

Alguns anos se passam, Maisie se torna uma jovem dedicada e estudiosa. Mas com o início da Primeira Grande Guerra, tudo mudou.  Uma tragédia faz com que Maisie queira fazer a sua parte, e mentindo sua idade, ela se alista como enfermeira voluntária na Cruz Vermelha. Ela é enviada à França e no front conhece o capitão Simon Lynch. Um médico que atuava na linha de frente. Eles logo ficam próximos. 

"Frankie envolveu mais uma vez Maisie com o braço e, na segurança do abraço e do amor de seu pai, ela dormiu como não tinha sido capaz desde que partira para a França." p. 187

Londres, 1929
Maisie acaba de abrir seu próprio escritório de investigação após a aposentadoria do seu mestre, Maurice. Ele lhe ensinou tudo o que sabe e Maisie segue à risca seus ensinamentos. Com a ajuda de Lady Rowan ela começa a atender seus clientes. Seu primeiro caso, parecia uma simples investigação de infidelidade. Mas acaba se revelando algo mais quando ela começa a descobrir estranhas coincidências.

Ela agora precisa reviver o período mais traumático de sua vida, enquanto investiga um retiro para soldados feridos. 

"Maurice entregou a Maisie o casaco e o chapéu e pegou o seu. Ela abriu a boca para protestar, mas foi silenciada pela mão em riste de Maurice. 
- Maisie, eu nunca disse que você era jovem demais para enfrentar os inúmeros riscos que assumiu. Não venha agora me dizer para ficar em casa porque sou velho!" p. 249

~~~~~~~~~

Das três séries lançadas inicialmente na coleção Mistérios em série, essa é a mais dramática, e foi também o meu livro favorito! Eu adorei essa história triste, forte e muito bem construída. 

Achei a narrativa da autora um pouco truncada no início, muito reflexiva, já que começa no presente com Maisie repetindo vários ensinamentos do Maurice Blanche. Mas logo a história pega ritmo, principalmente quando volta ao passado para contar sobre a vida da protagonista da infância até a sua ida para a guerra como enfermeira. Eu amei a parte do passado, a ambientação da Inglaterra durante a guerra foi excelente. Acho que se o livro tivesse começado no passado teria sido perfeito. Depois a narrativa volta para o presente, 1929, e já estamos apaixonados pela protagonista e torcendo muito por ela.

Eu amei todos os personagens! A protagonista, uma mulher forte e dedicada, que constrói seu futuro com muito empenho e sofrimento, até chegar aos dias atuais onde ela consegue abrir seu escritório. Adorei seu jeito muito humano de se dedicar aos casos, como ela realmente se preocupa com todos os clientes. O relacionamento dela com o pai é lindo demais, a leitura me emocionou em alguns momentos. Eu amei Frankie, a Lady Rowan, Maurice (apesar que queria que ele tivesse mais destaque), Simon, Billy Beale (ex-soldado e um faz tudo que vai ganhando destaque ao longo do livro e deve aparecer bem mais nos próximos). 

Esse primeiro volume segue uma linha de investigação diferente, não sei como será nos próximos livros. Não tem aquele mistério de descobrir "quem é o culpado?". É mais na linha de "como desmascarar o culpado". Então não tem aquele suspense  todo ou um "quem matou", nada assim. É Maisie tentando descobrir o segredo do tal retiro e achando que tem algo terrível acontecendo por lá.  

Apesar do suspense em si seguir a proposta da Editora, suspenses mais leves que a Arqueiro chamou de "suspenses aconchegantes", a carga dramática desse livro é bem pesada, já que fala do sofrimento dos soldados e todos os envolvidos na guerra. Eu não vejo a hora de ler o segundo e saber se continua na mesma linha. 

Bom, como eu disse, foi meu favorito da nova coleção e eu indico demais esse livro! Muito mais que um mistério, é a história comovente da luta de uma mulher em um mundo dominado pelos homens, uma personagem excepcional que os leitores irão amar. E se esse é só o primeiro livro, eu espero grandes feitos de Maisie Dobbs, leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Maisie Dobbs: 

  1. Maisie Dobbs (Maisie Dobbs)
  2. O caso das penas brancas (Birds of a Feather) (os demais ainda não lançados no Brasil)
  3. Mentiras perdoáveis (Pardonable Lies)
  4. Messenger of Truth
  5. An Incomplete Revenge
  6. Among the Mad
  7. The Mapping of Love and Death
  8. A Lesson in Secrets
  9. Elegy for Eddie
  10. Leaving Everything Most Loved
  11. A Dangerous Place
  12. Journey to Munich
  13. In This Grave Hour
  14. To Die But Once
  15. The American Agent
  16. The Consequences of Fear
  17. A Sunlit Weapon

Avaliação (1 a 5): 4.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO