Natureza Morta - Louise Penny

>>  segunda-feira, 2 de maio de 2022

PENNY, Louise. Natureza Morta. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 304p. (Inspetor Gamache, v.1). Título original: Still Life.

"- Vida é mudança. Se você não está crescendo e evoluindo, está parado enquanto o resto do mundo avança. A maioria das pessoas é muito imatura. Elas passam a vida esperando, imóveis como uma pintura de natureza-morta." p. 132

O livro de hoje faz parte da nova coleção da Arqueiro, Mistérios em série. Mas os livros têm estilos bem diferentes. A série Inspetor Gamache é contemporânea e possui um formato de investigação policial, um thriller, mas com um lado humano muito forte. Confiram o que achei do primeiro volume com Natureza Morta da Louise Penny.

O inspetor-chefe Armand Gamache é um homem interessante e muito metódico. Ele é um pensador, trata cada investigação com toda a dedicação possível, sem pressa e procurando conhecer todos os aspectos do caso. Ele é cuidador no trabalho, e em casa, ao lado da esposa, Reine-Marie, sua confidente após 32 anos de casamento. Ele é parte da Sûreté du Québec e normalmente assume casos tranquilos. 

Ele é chamado para uma cena de crime em Three Pines, um pequeno e escondido vilarejo. Uma senhora de 76 anos foi encontrada morta na floresta, atingida por uma flecha. Jane Neal era professora aposentada e uma figura amada na pequena comunidade. Solteira,  Jane tinha apenas uma sobrinha, de quem não era próxima, e sua amiga inseparável, Clara Morrow. Elas e outros amigos participavam ativamente da comunidade. Jane era pintora, e depois de décadas escondendo o seu trabalho, resolve mostrar um quadro seu na exposição da cidade. Mas antes da inauguração, ela é morta.

Inicialmente, a polícia trata o caso como acidente. Apesar da proibição da caça comercial, no inverno é comum a atividade de caça na região. Eles acreditam que alguém atingiu Jane por engano, e fugiu. 

Ao lado de Gamache está seu agente mais graduado, Jean Guy Beauvoir. Eles começam a investigar e acreditam que algo pior pode ter acontecido. Mas que motivo alguém teria para matar Jane? Yvette Nichol é a nova agente na equipe e parece não se adaptar bem ao grupo. 

Aos poucos a pequena Three Pines começa a revelar seus segredos sombrios. Inveja, mentira, preconceito e ambição. Qual daquelas pessoas simples e simpáticas poderia ser um assassino?

~~~~~~~~

Não costumo ler sinopses ou pesquisar sobre o enredo antes, livros de autores novos normalmente são uma surpresa. E adoro ver o estilo se revelando aos poucos. Eu pensei que a série teria a mesma vibe "cozy mistery" de A espiã da realeza, mas me enganei feio. Esse se passa nos dias atuais, no Canadá, é uma série policial contemporânea. E para minha surpresa, tem uma carga dramática muito grande. Adorei a investigação mais intimista e humanizada, e as várias reflexões durante a narrativa.

O enredo aparentemente simples, se desdobra à medida que a história se desenvolve. A autora foca nas pessoas e não nos fatos em si, então vamos conhecendo cada um dos amigos e conhecidos de Jane. Mas não é um quebra-cabeça complicado não, o suspense é relativamente simples, não foi muito difícil matar a charada. 

A narrativa em terceira pessoa se alterna com pensamentos de todos, até da cachorra da senhora que morreu, que em determinado momento expressa seu sofrimento. Achei a narrativa interessante e em alguns momentos, comovente. Adorei o inspetor Gamache, protagonista da série. Como esse é o primeiro livro, estou ansiosa para conhecer mais sobre ele nos próximos. Adorei Clara e os outros amigos da falecida. Odiei a sobrinha, de cara a principal suspeita por ser a herdeira, e uma pessoa insuportável. Outra personagem chata e meio sem propósito na trama é Nichol, uma policial novata e péssima no serviço. 

Para mim um dos pontos fracos do livro foi a construção dos personagens,  as apresentações são rasas e muita coisa não é explicada. A Nicholls é um grande problema, a policial parece completamente lunática em vários momentos e é tudo jogado na história. Por que ela é assim? E isso terá consequências? Mesmo sendo uma série e com vários personagens aparecendo nos próximos livros, senti falta de um maior embasamento inicial. O casal Clara e Peter parecem ter uma relação estranha em duas ocasiões, mas várias descrições são mal feitas. Outros personagens também são jogados na história. 

E além do protagonista, o que mais gostei foi da ambientação. Não li muitos livros que se passassem no Canadá, na parte francesa do país e gostei de conhecer mais sobre a cultura local. A pequena cidade é ótima, passa a ideia de uma pequena cidade bucólica e aconchegante, até que os problemas começam a aparecer.  

Achei a motivação para o assassinato fraca, não entendi algumas atitudes da pessoa que matou. Mas no geral eu gostei do final, e cheguei a desconfiar desta pessoa.

Gostei da narrativa e pretendo continuar a série, para quem não costuma ler muitos policiais é uma ótima pedida. Mais leve, com personagens interessantes e uma descrição bem light, nada muito sanguinolento hehe. Engraçado que as tramas são independentes, mas os livros se passam nessa pequena cidade, fico pensando quanta gente ainda irá morrer por lá...

Quem leu me conte se gostou, leiam! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Inspetor Gamache:
  1. Natureza morta (Still Life)
  2. Graça fatal (A fatal Grace) (os demais ainda não lançados no Brasil)
  3. O mais cruel dos meses (The Cruelest Month)
  4. A Rule Against Murder
  5. The Brutal Telling
  6. Bury Your Dead
  7. A Trick of the Light
  8. The Beautiful Mystery
  9. How the Light Gets In
  10. The Long Way Home
  11. The Nature of the Beast
  12. A Great Reckoning
  13. Glass Houses
  14. Kingdom of the Blind
  15. A Better Man
  16. All the Devils Are Here
  17. The Madness of Crowds
Avaliação (1 a 5): 3.5


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO