Graça fatal - Louise Penny

>>  segunda-feira, 18 de julho de 2022

PENNY, Louise. Graça fatal. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 352p. (Inspetor Gamache, v.2). Título original: A fatal Grace.

"Suas crenças se tornam seus pensamentos
Seus pensamentos se tornam suas palavras
Suas palavras se tornam suas ações
Suas ações se tornam seu destino." p.241

Estou encantada com a série Inspetor Gamache! Leio muitos livros do estilo e adoro quando o autor inova e saímos do formato padrão. E a canadense Louise Penny arrasa trazendo uma trama de suspense com um pé no drama e na psicologia. Confiram o que achei do segundo volume da série com Graça fatal

CC de Poitiers é um mistério para os moradores da pequena Three Pines. Ela comprou um casarão na cidade, passava algum tempo lá com o marido e a filha e era uma pessoa odiosa o tempo todo. Em pouco tempo ela conseguiu se indispor com todos! E CC se achava incrível! Ela lançou um livro com o título de "Mantenha a calma" onde com uma mistura de auto ajuda e espiritualismo dizia ter desenvolvido uma nova filosofia. Além do livro, queria lançar uma linha de móveis inspirada na tal filosofia, o que todos consideravam uma baboseira sem sentido. 

Na vida pessoal ela não era nem um pouco melhor. Humilhava e desprezava o marido, tinha um amante, Saul Petrov, que a achava uma pessoa horrível e nem sabia porque não terminava tudo. E o pior, ela tratava sua única filha, Crie, como um lixo. Uma menina de 14 anos que só queria agradar a mãe, mas estava cada vez mais praticamente se apagando. Muito acima do peso, sem amigos, muito inteligente, mas que vivia mais em um mundo imaginário.  

Em uma manhã com muita neve, durante um café da manhã comunitário e um evento esportivo que reunia toda a comunidade, CC é assassinada de forma cruel e criativa. Ela é eletrocutada na cadeira, enquanto assistia a um jogo de curling, no meio de um lago congelado. Com toda a cidade presente e sem nenhuma testemunha! Apesar da morte chocante, ninguém parece se importar muito. Quando o inspetor Armand Gamache chega à cidade para dar início à investigação, todos parecem odiá-la. 

Quem mataria aquela mulher? Muitos pareciam ter motivos, mas quem elaboraria um plano tão complexo? Tudo o que a equipe conseguia pensar era: Por que não atiraram logo nela?  

Gamache começa a entrevistar vários moradores da cidade e reencontra todos os que ele já considera amigos.  Enquanto mergulha no passado e descobre estranhas pistas, ele precisa lidar com uma ameaça do passado. 

"Agora eu tenho uma boa:
deitado em seu leito de morte,
você tem uma hora nesse plano.
Quem é que você precisa
perdoar há tantos anos?" p.276

~~~~~~~~

Se a série continuar nesse ritmo, só vai melhorar! Adorei o segundo volume, achei que fluiu melhor e os personagens foram melhor desenvolvidos, já que conhecemos agora a maioria deles. A autora tem uma pegada reflexiva e filosófica muito interessante. Adoro como no meio do suspense ela insere discussões sobre tudo! Fé, crenças, filosofias, vida e morte, perdão e os dramas pessoais de cada um.

O protagonista é excelente! Gamache é uma ótima pessoa, ele quer sempre fazer o melhor possível e tenta ver o lado bom de todas as pessoas. Seus interrogatórios são quase um bate-papo entre amigos, e as pessoas mal percebem o que deixam escapar para um homem tão gentil. O relacionamento dele com a esposa é lindo de se ver. Eles são tão fofos, já mais velhos e tão companheiros, adoro quando Reine-Marie aparece.  

Adoro os moradores da cidade que aparecem mais! Clara e Peter Morrow, Myrna com seu alto astral, Ruth Zardo com seu mal humor e língua ferina, mas que também é uma poeta incrível; o casal gay mais fofo do mundo, Gabri e Olivier. Temos também três idosas que são amigas inseparáveis desde a adolescência e eu adorei todas elas: Émilie Longpré, Kaye Thompson com seus mais de 90 anos e Mãe Bea. Da equipe policial eu gosto muito do assistente de Gamache, Jean Guy, que tem uma relação quase que de pai e filho com o inspetor. E gostei do novo policial da equipe, Lemieux. Já a intragável da Nichol está de volta, e ainda não entendi o propósito dela na trama. Às vezes acho que ela se tornará uma assassina no futuro, outras vezes acho que ela vai melhorar. Ela guarda um segredo, mas é tudo muito confuso ainda. 

Agora falando apenas sobre a investigação desse segundo volume, eu cheguei a desconfiar do culpado, mas desde o início achei que um crime tão elaborado precisava de mais de uma pessoa agindo em conjunto. Suspeitei e errei junto com  o inspetor rs. E adorei como se deu a conclusão da história. 

Eu estou encantada com a série e não vejo a hora de ler o próximo volume. Espero que lancem todos por aqui, porque eu quero essa coleção linda na estante. E é claro que eu indico! Tanto para os fãs de ficção policial, quanto para os novatos no gênero, o estilo da autora é único, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Inspetor Gamache:
  1. Natureza morta (Still Life)
  2. Graça fatal (A fatal Grace) 
  3. O mais cruel dos meses (The Cruelest Month) (os demais ainda não lançados no Brasil)
  4. A Rule Against Murder
  5. The Brutal Telling
  6. Bury Your Dead
  7. A Trick of the Light
  8. The Beautiful Mystery
  9. How the Light Gets In
  10. The Long Way Home
  11. The Nature of the Beast
  12. A Great Reckoning
  13. Glass Houses
  14. Kingdom of the Blind
  15. A Better Man
  16. All the Devils Are Here
  17. The Madness of Crowds
  18. A World of Curiosities (previsto para 2022)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO