A pintora de henna - Alka Joshi

>>  quarta-feira, 27 de julho de 2022

 

JOSHI, Alka. A pintora de henna. São Paulo: Verus Editora, 2022. 322 p. Título original: The henna artist.


A primeira e única vez que ouvi falar deste  foi numa resenha que vi ser postada por uma booktuber que gosto muito e cujo gosto confio. Então, bastou eu ver o título da resenha dela para ter vontade de ler e assim, adquiri o livro às pressas e já me embrenhei por uma aventura mágica pela Índia da década de 1950. E conto agora para vocês como foi essa aventura.


Lakshmi Shastri é uma moça que fez o que poucas mulheres nascidas na Índia nos anos 1950 podiam ou seriam ousadas o suficiente para fazer: largar a família e o casamento e partir para outro lugar para tentar se reerguer, ser feliz. Ela aprendeu com sua sogra a arte de curar mulheres por meio de ervas e chás comuns na Índia,  e aprendeu com duas amigas que fez durante sua fuga a pintar com henna. E assim, Lakshmi se tornou a mais importante pintora de henna de Jaipur. 



Requisitada, com a agenda lotada e com a possibilidade de cobrar o que quisesse de suas clientes por suas pinturas. Ela podia dizer que, dez anos depois de deixar sua terra, seus familiares e seu marido, ela tinha tudo o que queria. Ou quase. Faltava terminar de construir a casa que lhe daria ainda mais status na cidade.



O que ela não contava era que, de repente, apareceriam de uma só vez em sua vida para desenterrar o seu passado o ex-marido, Hari, e uma irmã, Radha,  que ela sequer sabia que existia.



E essas chegadas podem colocar em cheque não só a profissão de Lakshmi, mas a sua influência e seu poder e, ainda, tudo o que ela conquistou nos últimos dez anos vivendo em Jaipur.




Como eu devorei esse livro! Fiquei tão sedenta para saber mais sobre a história de Lakshmi, saber onde tudo iria dar, o que iria acontecer com ela, com Radha, que quando não estava lendo não conseguia pensar em outra coisa.



Lakshmi é uma mulher empoderada para sua época, forte e determinada. E, embora eu não tenha concordado o tempo todo com tudo o que ela fez (na verdade, discordei mais do que concordei) torci muito por ela. Ela foi uma pessoa solitária por muito tempo e, por isso,  desacostumada a pensar nos outros.  Até que dava para entender o lado dela, rs.



Torci ainda mais por Radha,  sua irmã mais nova. Vítima das circunstâncias e da fama ruim da irmã por ter fugido, ela carregou o fardo de uma família destruída até deixar seu país e encontrar a irmã. Ela só queria ser feliz.



Malik é o ajudante de Lakshmi e um menino muito querido. Gostei muito dele.



Muitos outros personagens me encantaram e me irritaram, igualmente. Logo no início,  há uma lista de personagens que ajuda o leitor a guardar os nomes, que são bem diferentes.



Uma coisa que me deixou encantada foram os nomes de comidas, rituais e outras coisas típicas da cultura indiana. São muitos nomes tão difíceis quanto o nome dos personagens,  mas as notas de rodapé explicam tudo,   dando uma aula sobre a Índia que tão pouco conhecemos (eu, pelo menos, conheço pouquíssimo). Fiquei com muita vontade de comer comida indiana, rs.



Além disso, achei o texto muito imagético.  Parece que eu estava ali, ao vivo, presenciando tudo. Conseguia imaginar os detalhes, os lugares. É um livro digno de virar série ou filme, parece que foi escrito para isso. Não vou estranhar se sair notícia anunciando.



Gostei da forma como a autora escreve e me chamou atenção o fato do  título original estar em inglês. Descobri que, apesar de indiana,  a autora foi criada nos Estados Unidos. Para o que não sabia sobre a cultura indiana,  ou não se lembrava,  ela fez uma profunda pesquisa e inúmeras entrevistas. O resultado foi magnífico,  na minha opinião. O livro só não levou cinco estrelas por um mero detalhe que omito para não contaminar a leitura de vocês. 



Só digo que indico fortemente. Venha se aventurar em Jaipur você também!



Adicione ao Skoob!



Avaliação (1 a 5): 4.5










Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO