Maus: A história de um sobrevivente - Art Spiegelman

>>  terça-feira, 5 de julho de 2022

 


SPIEGELMAN, Art. Maus: a história de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 296 p. Título original: Maus, a Survivor's Tale.



Sempre gostei muito de ler livros sobre a Segunda Guerra Mundial. Mas ainda não tinha lido um em formato de HQ, embora já tivesse ouvido falar de Maus, a premiada HQ de Art Spiegelman (única nesse formato a ganhar o prêmio Pulitzer). Aproveitando minha recente despertada vontade de ler mais histórias em quadrinhos, resolvi, finalmente, conhecer a história por trás de Maus. Trago agora para vocês as minhas impressões.


Um belo dia, Art Spiegelman decidiu que queria escrever sobre a experiência do pai como um sobrevivente do Holocausto. Mas queria fazer isso de um jeito respeitoso, já que não passou pelo que o pai passou. Queria que o relato transmitisse o horror que foi a guerra pela visão de um judeu, da forma mais real possível. E, o resultado, foi que ele fez isso da melhor forma que poderia fazer.


Primeiramente acho importante explicar que o título Maus não quer, no caso desse livro, designar pessoas ruins. Significa "ratos" em alemão.  O título pode ser explicado logo na capa ou quando se inicia a leitura, quando percebemos que o autor coloca os personagens judeus como ratos, os alemães como gatos e os americanos como porcos. 

Explicado isso, passso às minhas impressões. Achei fantástica a forma como Art escreveu a história de seu pai. Preocupado com a forma com que retrataria a experiência de  Vladek em Auschwitz e na guerra como um todo, nada foi melhor do que a ideia de contar a história enquanto entrevistava o pai para escrevê-la. 

Contada dessa forma a história, o autor nos aproximou mais dos personagens, nos fez sentir ainda mais empatia e, sobretudo, entendemos que jamais saberemos o que, no fim das contas, foi estar em meio ao horror da guerra e ser um judeu perseguido pelos nazistas. Pelo menos foi o que eu senti ao ler. 

Apesar de já ter lido tantos livros a respeito da Segunda Guerra Mundial,  não deixei de ficar muito impressionada com o relato. A história por vezes é  tão chocante que foi necessário parar para respirar. As mortes de pessoas próximas a Vladek, a forma como elas morriam, é muito doloroso de ler e de ver, mas necessário para nos lembrar de quão cruel as pessoas podem ser. 

Fiquei tão impactada com o livro que já comecei a pesquisar outros quadrinhos que tratam de temas correlatos para ler. Assim que possível, trago a resenha aqui para vocês!

Enquanto isso, leiam Maus! 


Adicione ao Skoob!


Avaliação: 4.5 









Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO