Os irmãos - Patrícia Auerbach

>>  quarta-feira, 20 de julho de 2022

 




AUERBACH, Patrícia. Os irmãos. São Paulo: FTD,  2021. 24 p.


Ter irmão (ou irmã,  ou ambos) é  maravilhoso, divertido,  às vezes irritante, rs. Só quem tem irmãos sabe. O livro Os irmãos vem nos contar exatamente como é a relação entre irmãos. Quer saber como Patrícia Auerbach, juntamente com as ilustrações de Roberta Asse faz isso? Vem que te conto!


No livro um temos omaisvelho. O filho que nasceu primeiro, que tudo que fazia era novidade e que quando os demais chegaram já era grande para assumir responsabilidades, ajudar os demais e, às vezes, desejar ser filho único.

No segundo livro, temos odomeio, o filho que é grande demais pra brincar com o mais novo, e pequeno demais para fazer o que omaisvelho faz. Mas ser o do meio também tem seu lado bom!

No terceiro e último livro, que você também pode interpretar  como sendo o primeiro, temos ocaçula.  Aquele que todo mundo paparica e que é a última bolachinha do pacote.












Dentro dessa estrutura muito bem feita, o livro nos permite acompanhar a relação entre os irmãos, e a relações familiares de modo geral, as ilustrações são muito fofas e expressivas,  me deixaram emocionada e me fizeram rir. Achei o máximo. 

Achei muito fofa a construção da história sobre cada um dos irmãos. Por ser "amaisvelha" na minha casa, senti até uma emoção quando li a parte domaisvelho. Quase uma lágrima escapou, rs. 

Também me identifiquei com a parte docaçula me lembrando de como foi quando a minha irmã mais nova nasceu. 

Nem sempre as brincadeiras de ocaçula agradam, mas ele é sempre paparicado, enquanto omaisvelho se torna o responsável,  que ajuda a todos. Assim é contado no livro e é fácil identificar em qualquer família com mais de um filho. 

Um ponto que chama a atenção e achei muito legal é a forma como os livros foram encaixados.  

É um livro que com certeza vai ajudar pais e professores a ensinar de forma lúdica aos filhos e alunos a relação familiar,  bem como vai fazer muito adulto se sentir nostálgico ao ter contato com a história. Assim, indico para a família toda!


Adicione ao Skoob!


Avaliação (1 a 5): 






Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO