O segredo da duquesa - Courtney Milan

>>  segunda-feira, 15 de agosto de 2022

MILAN, Courtney. O segredo da duquesa. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 336p. (Os excêntricos, v.1). Título original: The duchess war.

"Fique quieta. Não entre em pânico. Nunca diga a verdade a ninguém. Minnie vivia sob aquelas regras fazia doze anos, e para quê?  Para que um dia tivesse a sorte de ser completamente esquecida.
A memória de Minerva Lane - de quem ela foi, do que ela fez - era como um pedaço de carvão quente coberto com cinzas frias." p. 31

Hoje tem romance de época novo por aqui! Eu ainda não conhecia a autora, então conto para vocês o que achei do primeiro volume de Os excêntricos com O segredo da duquesa da Courtney Milan. 

A Srta. Wilhelmina Pursling, Minnie, é  uma moça tímida, discreta, que faz de tudo para passar despercebida.  No passado ela descobriu que ser o centro das atenções foi a sua ruína, e hoje só quer "sobreviver". Mesmo que seja uma vida sem graça, apagada, nas sombras. Suas tias com quem ela vive, passam inúmeras dificuldades financeiras para cuidar dela e rezam para que a moça consiga se casar com um homem bom e simples, deixando o passado para trás. 

No passado ela foi Minerva Lane, um nome secreto, que deixou de existir quando tinha 12 anos. O passado era um escândalo, e deveria permanecer nas sombras. 

Robert Blaisdell, o duque de Clermont, cresceu percebendo o quanto o pai era horrível, um homem que pegava o que queria e tratava todos como lixo. Sua mãe fugiu do jugo do pai, mas deixou o filho para trás. Ele cresceu solitário, seu melhor amigo ele descobriu no internato, seu meio-irmão, um bastardo de seu pai. Já adulto, após o falecimento do pai ele herdou terras e riquezas, mas herdou também todos os erros do passado. E ele tentava arduamente corrigir esses erros. 

Ele viaja para a pequena cidade de Leicester, para tentar ajudar alguns trabalhadores da antiga fábrica de seu pai, que foram injustiçados. E ao mesmo tempo, tenta na surdina, garantir melhores direitos aos trabalhadores. 

Quando ele conhece Minnie, a última coisa que ela queria era chamar sua atenção, mas é exatamente o que acontece. O duque fica encantado por aquela moça inteligente, que faz de tudo para disfarçar suas qualidades.  Ele deseja conhecê-la melhor, e na tentativa de afastá-lo, ela toma atitudes que acabam por aproximá-lo, e a atração é irresistível. 

~~~~~~~~~~

Gostei do estilo da autora, diferente da maioria dos livros nesse estilo que já li. A narrativa é mais descontraída, foge dos moldes padrão do gênero e questiona temas "modernos" para a época. Por outro lado, muita coisa no enredo não me convenceu e no geral (depois de ver muitos elogios por aí) eu esperava mais.

Sobre os personagens, eu gostei dos protagonistas. Minnie é muito inteligente e faz o possível na péssima situação em que vive. Presa a uma mentira, com um segredo do passado que não pode revelar e precisando se "apagar" para não chamar atenção. E Robert é um bom homem, atormentado pelo legado da família, e como duque, tentando consertar os inúmeros erros do pai. Fruto de pais ausentes, era um homem solitário e sofrido, que nunca conheceu o amor.  Até aí tudo ótimo, gostei muito das histórias e dos dois como casal. 

Mas no decorrer do livro achei que eles tinham muito pouca coisa em comum, e as cenas iniciais do romance não pareciam naturais. Sei lá, não conseguir sentir a química e torcer por eles. Lá na frente quando já acontece o "rala e rola" kkk, eu já curti bem mais. 

Outra coisa que me incomodou no enredo é o tal segredo grande bobo da Minnie... Vejo isso muito em romances. Enrolam até para contar o tal "segredo", fazem maior onda em cima de tal coisa e lá na frente é algo muito aquém de tanto auê. E aqui senti isso, eu matei logo no início qual era o segredo e quando ela contou achei bem bleh... Ela tinha 12 anos na época! 12! Quem vai condenar uma criança por isso? Ela querer esconder o passado ok, mas daí achar que era o fim da sua vida, exagerado demais. 

E como todo o drama gira em torno disso, achei sem graça. O outro grande plot do livro é o segredo de Robert, que tenta ajudar os trabalhadores a conseguirem melhores condições de trabalho através de manifestações. Gente, ele é um duque! Cheio de criados, empregados que vivem em suas muitas propriedades. E ele está lá manifestando pela classe trabalhadora? conta outra kkk.  Achei tudo muito precoce para a época onde a história se passa. 

Deixando isso de lado, eu adorei a narrativa fora dos bailes londrinos e os demais personagens. Estou curiosa com o restante da série. E o final foi muito fofo, curti!

Quem leu me conte se gostou, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Os Excêntricos:
  1. O segredo da duquesa (The duchess war) - Minnie e o Duque de Clermont
  2. O desafio da herdeira ( The Heiress Effect)  - Jane e Oliver 
  3. A conspiração da Condessa (The Countess Conspiracy) (os demais ainda não lançados no Brasil)
  4. O escândalo da sufragista (The Suffragette Scandal)
0.5 O caso da governanta (The Governess Affair) - Serena e Hugo (os pais de Oliver)
1.5 A Kiss for Midwinter - livro da Lydia, melhor amiga da Minnie
4.5 Talk Sweetly to Me

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO