Até o Verão Terminar – Colleen Hoover

>>  sexta-feira, 24 de março de 2023

HOOVER, Colleen. Até o Verão Terminar. Rio de Janeiro: Galera Record, 2021. 336p. Título Original: Heart Bones.

"Fecho os olhos e cubro o rosto com as mãos, tentando entender se essa indiferença é fruto de minha criação, ou se nasci com defeito." p. 10

Já li inúmeros livros da Colleen Hoover, mas nos últimos anos tenho andado com preguiça do estilo repetitivo da autora. Esse estava parado na estante e finalmente resolvi ler. Confiram o que achei de Até o verão terminar

Beyah aprendeu desde cedo a se virar sozinha. Filha de um pai ausente e uma mãe viciada em drogas e bebidas, precisava fazer qualquer coisa até mesmo para se alimentar. Desde criança aprendeu a se virar na cozinha com o pouco que tinha, começou a trabalhar muito nova e só queria sair daquela vida. Ela economizava cada centavo para sair daquela cidade. E agora seus sonhos estavam próximos de se tornarem realidade; Beyah iria para a faculdade com uma bolsa integral para jogar vôlei.  

Até que uma tragédia acontece e, sem escolha, ela precisa ir embora. Juntando seus poucos pertences, é obrigada a pedir ajuda ao pai, com quem quase não tem contato. Ela descobre então que ele se mudou para o Texas, está casado e sua esposa tem uma filha, Sara.  

Ela que morava em um trailer caindo aos pedaços, chega a uma bela casa de praia, com vista para o mar. Beyah pretende passar o verão praticamente invisível, sem interagir com a família o máximo possível, afinal, em dois meses estará longe dali.  

As coisas começam a mudar quando ela conhece Samson, o vizinho gato, rico e misterioso, que parece carregar nos olhos uma tristeza que ela reconhece. Eles parecem não ter  nada em comum, mas quando começam a se aproximar, todas as suas perspectivas mudam. E ela resolve dar uma chance, para a família, para novos amigos e quem sabe para o amor? Afinal, é só até o verão terminar...

~~~~~~~~~~

Eu já fui muito fã da Colleen, mas a gente acaba amadurecendo nesses estilos e depois de ler... 21 livros da autora (acabei de contar aqui kkk), já acho tudo meio que mais do mesmo. Mas uma coisa não muda! Ela escreve muito bem, a narrativa emociona, tem pegada e prende o leitor do início ao final!

Temos sempre presente o drama principal, normalmente com uma mocinha que comeu o "pão que o diabo amassou". Confere! Temos um mocinho com algum segredo que passamos quase o livro todo sem desvendar... confere! E aí obviamente eles se apaixonam loucamente e a química é ótima... é claro que confere! 

Beyah, a protagonista e nossa Maria do Bairro da vez, teve uma vida muito sofrida. Com uma mãe drogada que não estava nem aí para a criança, para uma adolescente marginalizada na escola, sem amigos. E o pai, mandava a pensão todo mês e era isso, mal sabia ele o que acontecia com a filha. Quando ela chega ao mundo novo do pai, tudo muda. Agora ela tem uma casa legal, novos amigos e até uma paquera. Beyah só quer largar tudo aquilo e ir para a faculdade. Eu gostei de Beyah, não estou dizendo o contrário! Ela é forte, resiliente e persistente e tem uma força enorme, tudo o que ela quer é deixar o passado para trás e construir um futuro melhor.  

E temos Samson, o mocinho. Ele é todo fechado, lindo e atencioso com ela. Beyah reluta em se envolver, mas apesar de virem de um mundo muito diferente, eles são parecidos em algumas coisas. Ambos aparentam ter passado por dores muito grandes, ambos estão sozinhos.  A forma como o relacionamento deles se desenvolveu eu gostei, a atração foi instantânea, mas demora um pouco para evoluir para algo mais. 

Os personagens secundários foram muito mal desenvolvidos! Sara é uma fofa, e é isso. Eu queria muito mais da personagem, tinha potencial para uma grande amizade, mas tudo gira somente em torno de Beyah. E o pai dela, então, foi pior. Ele não parecia um pai ruim, parecia mais relapso do que qualquer outra coisa. Mas como ele não percebeu nada a vida toda? Ela ia passar férias com ele, não é possível que ele não percebesse a magreza da criança, as roupas velhas, nada? Mandava o dinheiro e ficava com a consciência tranquila. E mesmo que fosse isso, ok, mas no final tudo se resolve em um diálogo de 2 páginas! Isso depois dele não exigir respostas dela o livro todo e perguntar muito pouco sobre a filha. Ficou tão mais raso do que poderia ser. 

O final foi fofo, mas totalmente conto de fadas. Eu, sinceramente, torcia para ela ir para a faculdade e nem estava ligando muito para o mocinho hehe (apesar de ter química, não senti apego pelos personagens a fim de torcer por eles). E quando chega lá nas últimas páginas, que até me emocionaram, meu lado racional achou tudo muito surreal! [ALERTA DE SPOILERS] No final o mocinho era pobre, invadia casa de ricos para passar as férias... tudo exageradamente politicamente correto, já que ele até consertava casas lá para "pagar" a estadia. Procurar um emprego que é bom, nada né? Mas aí ok, ele é preso, fica quatro anos na prisão e é solto em regime condicional. E aí, o que acontece? Uma senhorinha lá que morava na praia deixou a casa para ele em testamento! Então ele sai da prisão e recebe uma herança e ela esperou 4 anos por ele enquanto fazia faculdade. Bonitinho, muito. Provável? Não, não mesmo hehe. [FIM DOS SPOILERS]. 

Eu não tenho mais aquele desejo de ler tudo que a autora lança não, tenho gostado mais de leituras mais maduras. Mas realmente é um livro fofo e muito atrativo para o público mais jovem. Se você curte o estilo, leia! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO