Depois que tudo acabou - Jennifer Brown

>>  segunda-feira, 3 de julho de 2023

BROWN, Jennifer. Depois que tudo acabou. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2020. 208p. Título original: Torn Away.

"Eu pensava que sabia de tudo. Sabia que havia roupa para ser lavada, sabia quando mamãe e Marin voltariam para casa, sabia como seria o resto da noite.
Mas eu não sabia de nada.
Não fazia ideia." p.14

Jennifer Brown escreve livros fortes e marcantes para jovens, livros dramáticos e com várias chicotadas de vida real rs.  Este estava parado na estante e foi mais um antigo que saiu da fila. Confiram o que achei de Depois que tudo acabou.

Jersey Cameron, 16, mora com a família na cidade de Elizabeth, Missouri. Sua mãe, seu padrasto, Ronnie, e sua irmãzinha de 5 anos, Marian. Como a maioria dos jovens nesta idade, Jersey tem pouquíssima paciência com a irmã e com a mãe e a lista de tarefas que dá para a filha mais velha executar. Em seu tempo livre, ela prefere ficar jogada na frente da TV, com o celular, enquanto ignora todos da casa. Os inúmeros pedidos para dançar com ela, da irmãzinha apaixonada por dança, são todos ignorados. 

Mal sabia Jersey, o que viria pela frente. E que se arrependeria de todas as vezes que se comportou de forma tão impaciente com a família. 

Eles moram em uma região marcada por tempestade e mudanças climáticas. A maioria das casas possuem um porão para proteger contra eventos climáticos. Mas as sirenes são tão constantes, que quase todos ignoram os alertas de tempestades. Quando chega um aviso de tornado em uma noite, Jersey está fazendo as tarefas de casa sozinha, Ronnie está no trabalho, e sua mãe e Marian estão na aula de dança. Em segundos, sua vida muda para sempre. 

"Parecia um interminável fluxo de caos. Era como se todo o meu mundo estivesse sendo chacoalhado, quebrado e dilacerado. Como se aquilo nunca fosse acabar. Como se eu fosse ficar presa naquele terror para sempre." p.21


Ela que acreditava que seu maior problema era lavar a louça e colocar roupas na máquina, e aguentar a irmã "enchendo o saco", de repente, perdeu tudo. Tudo que mais amava, tudo que conhecia. Sua casa, sua escola, seus amigos, sua família. Até mesmo sua cidade. Devastada, Jersey precisa se mudar e ir morar com parentes que nunca conheceu. No meio da dor do luto, ela precisa lidar com um pai desconhecido e alcoólatra, e uma família que não a quer.  

Ela precisa descobrir como seguir em frente, como viver novamente.

~~~~~~~~~

Vai ser difícil outro livro da autora superar A lista do ódio para mim, mas eu gosto muito da narrativa da autora. Flui muito bem, os enredos são ótimos e os dramas são dilaceradores. Acho muito interessante a autora sempre abordar temas pesados e reais com o público jovem adulto. Meio que tenta acordar os adolescentes para a vida sabe? hahaha. Você acha que estudar e fazer as suas lições é difícil? Que você é infeliz? Toma aqui um problema de verdade! hehe.

A história já começa muito trágica e o fato de você já saber o que vai acontecer, já que começa com Jersey narrando e ela já conta que vai perder tudo, não deixa de ser miseravelmente triste. Ainda mais porque depois ela vai relembrando vários momentos dela com a família. Apesar do drama ser gigante, a história não me emocionou tanto, só chorei mesmo em uma cena no final. Fiquei triste por Jersey, tantas coisas que você faz ou diz de boca para fora e queria poder voltar atrás, que acha que é bobeira. E ela não tem mais essa chance. Por outro lado, adolescente chata da p****, eu queria dar uns tapas nela! Eu sei que é difícil essa diferença de idade (minha irmã é 9 anos mais nova, contra os 10 anos da Jersey/Marian), mas eu não era insuportável assim não hahaha. Na verdade eu adorava brincar com ela, era tipo minha boneca. :P 

Os outros personagens não tiveram uma boa construção, senti falta disso em todos eles. Tantos seus amigos, como a família. Eu queria saber mais de Ronnie, dos avós, do pai, etc. Ninguém é tão bom nem tão mal, ficou tudo muito raso. Apesar disso, gostei muito de Kolby, amigo dela e um possível interesse romântico. 

No que se refere a mãe dela, que se afastou da família quando se casou com Ronnie e nunca mais falou com eles, achei a premissa bem interessante e importante. Uma adolescente quando saiu de casa brigada com os pais, ela nunca deu uma oportunidade para fazerem as pazes. As meninas cresceram sem saber nem que tinham avós. E depois, com tudo que acontece, olha a situação em que ela deixa a filha? Essas mágoas que duram para sempre são um retrocesso, e eu achei interessante a abordagem. Se ela tivesse retomado o relacionamento com os pais, tudo teria sido tão diferente! 

Eu queria muito mais sobre o "Depois" do depois hahaha, queria muito mais do final. Quando as coisas começaram a melhorar, o livro acabou. Focou muito no drama, e eu queria muito mais da construção dos personagens depois de tudo aquilo. Uma pena, porque foi uma boa leitura, mas tinha potencial para ser inesquecível.

Quem leu me conte se curtiu, para quem curte YA ou para presentear jovens é uma ótima pedida. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO