Mensageiro da verdade - Jacqueline Winspear

>>  segunda-feira, 27 de novembro de 2023


WINSPEAR, Jacqueline. Mensageiro da verdade. São Paulo: Editora Arqueiro, 2023. 320p. (Maisie Dobbs, v.4). Título original: Messenger of Truth.

"Há pessoas que fariam qualquer coisa para conseguir aquilo que realmente desejam, sabe?" p.93

Saiu o 4ª volume da série Maisie Dobbs! Estou adorando a série e fico ansiosa para ler o próximo. Um suspense histórico incrível que continua com Mensageiro da verdade da Jacqueline Winspear. 

Londres, janeiro de 1931
O inverno londrino impacta na vida de todos que continuam na cidade, todo mundo, com exceção dos ricos e suas casas no campo, suas viagens para o litoral. A cidade está cada vez mais carente, com os soldados que lutaram na Primeira Grande Guerra, sem emprego e com famílias passando fome. A falta de comida, hospitais e saneamento na parte pobre da cidade só piora. A detetive Maisie Dobbs pensa sobre isso enquanto chega em seu novo apartamento gelado. Seu assistente, Billy Beale, mal consegue sustentar a esposa e seus filhos. E agora a irmã de sua esposa se mudou para sua casa com a família, depois que o marido ficou desempregado. Agora são mais bocas para comer e menos espaço. 

O novo caso do escritório é a investigação das circunstâncias da morte de um proeminente pintor, Nick Bassington-Hope. Ele estava montando sua nova exposição, que continha uma obra secreta que prometia impactar a todos. A peça principal era enorme e seria montada com um andaime. Nick é encontrado morto, aparentemente um acidente quando caiu dos andaimes. 

Sua irmã gêmea, a jornalista de guerra Georgina Bassington-Hope não acredita que o irmão morreu por acidente. Ele sempre foi muito cuidadoso com suas exposições e não cometeria um erro tão bobo. A polícia declara a causa morte como acidente e encerra o caso. Maisie é contratada para descobrir a verdade. 

Maisie mergulha em um mundo até então desconhecido, dos artistas e sua arte, da importância da arte para a posterioridade. Ela pesquisa o trabalho de Nick e outros artistas, que tentam denunciar os horrores da Grande Guerra em meio à crescente crise econômica. Grandes fortunas são perdidas, a aristocracia começa a vender tudo e os americanos estão prontos para comprar todas suas obras de arte.  

No curso da investigação ela se depara com outra investigação policial, que segue o irmão mais novo de Nick que está envolvido com bandidos e agiotas. Ela se depara com uma possível operação de contrabando, mas o que está sendo contrabandeado e por quem?

Muitos segredos e mentiras fazem Maisie ficar diante  de um dos seus casos mais difíceis e obscuros. 

~~~~~~~~~~~~~

A autora escreve majestosamente. O enredo, os personagens, a ambientação e a parte histórica são perfeitas. Eu estou amando a série, a qualidade da narrativa é superior a muitas outras séries que acompanho. E Maisie é uma protagonista complexa e incrível, adoro a personagem! E eu adorei, mas esse não está entre os meus favoritos da série até então.

O início é lento, e a morte de Nick não desperta tanto interesse em boa parte do livro. Apesar de eu acreditar que ele realmente tenha sido assassinado, muita "água vai rolar" até o caso avançar. Maisie e Billy como sempre investigam sem pressa, construindo todo um cenário em torno da vítima. Ela conversa com a família, com os amigos, com o principal comprador das obras de Nick e seu agente. A polícia não acrescenta muita informação, mas ela segue sem desanimar. 

Os personagens, como em todos os livros, são impecáveis. Impossível não amar Maisie e sua vida solitária, e torcer muito por ela. Adoro seu pai, Billy e sua família, todos os personagens são ótimos. Maurice, o mentor de Maisie, não aparece neste volume. E seu namorado, Andrew, foi meio que jogado para escanteio. Eu acredito que a série deva ser lida na ordem, porque a parte pessoal da história vai se desenvolvendo aos poucos. Apesar disso, a resenha não contém spoilers sobre outros livros. 

Enquanto a investigação segue lenta, o drama rouba as cenas neste volume. Temos a filha mais nova de Billy doente e tudo que aconteceu partiu meu coração. As famílias pobres precisam escolher entre ter comida à mesa, ou gastar com "um luxo" como um médico. A autora explora muito bem a pobreza de parte da população e faz um bom paralelo com a parte aristocrática e rica do livro. Maisie foi uma menina que era empregada em uma casa aristocrática, mas conseguiu estudar, virar enfermeira e depois estudar para ser investigadora. Sua história é de muita luta, mas ela conseguiu vencer e conquistar sua independência. Por outro lado, a protagonista é muito solitária. Ela sofre com essa solidão, ela tem anseios românticos, mas por outro lado, sabe que um casamento faria com que ela precisasse desistir de sua carreira, e ela ama o que faz. Maisie está exausta em boa parte da história e sua tristeza é palpável. 

A parte final ganha fôlego e o suspense melhora muito. Temos vários desdobramentos interessantes e o final me surpreendeu. Não desconfiei disso em hora alguma, eu jurava que a morte dele estava ligada aos contrabandistas e adorei ser surpreendida! [ALERTA DE SPOILERS] No final, Maisie descobre que o grande quadro era uma obra em seis partes, que retratava com detalhes impressionantes os horrores da guerra. Na cena, o cunhado falecido de Nick é morto por fogo amigo, depois de abraçar um soldado alemão em um momento de trégua (quando a batalha para e os dois lados podem recolher os feridos e enterrar os mortos, e depois começa tudo de novo). E o pai de Nick, protetor com a sua irmã mais velha que perdeu o marido dessa forma, implora ao filho para omitir essa cena. Quando Nick se nega e fala que a verdade será revelada, no meio da briga o pai bate no filho, que cai e morre. Foi assassinato, mas sem intenção de matar. E a irmã que queria de todo jeito a verdade, acaba fazendo com que seu pai idoso vá preso. Maisie termina com Andrew quando ele pergunta se algum dia ela planeja se casar com ele. [FIM DOS SPOILERS]

Eu adorei e já espero ansiosa pelo próximo volume! Quem não leu ainda nenhum livro da série não faz ideia do que está perdendo, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Maisie Dobbs: 
  1. Maisie Dobbs (Maisie Dobbs)
  2. O caso das penas brancas (Birds of a Feather) 
  3. Mentiras perdoáveis (Pardonable Lies) 
  4. Mensageiro da verdade (Messenger of Truth)
  5. An Incomplete Revenge (os demais ainda não lançados no Brasil)
  6. Among the Mad
  7. The Mapping of Love and Death
  8. A Lesson in Secrets
  9. Elegy for Eddie
  10. Leaving Everything Most Loved
  11. A Dangerous Place
  12. Journey to Munich
  13. In This Grave Hour
  14. To Die But Once
  15. The American Agent
  16. The Consequences of Fear
  17. A Sunlit Weapon (série finalizada).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO