A senhora do jogo - Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe

>>  segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

SHELDON, Sidney; BAGSHAWE, Tilly. A senhora do jogo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009. 461p. (The game, v.2). Título original: Mistress of the Game.

"As mãos de Lexi Templeton tremiam enquanto lia a carta. Sentada na cama, vestida de noiva, no que um dia fora o quarto da sua bisavó, sua ágil mente estava a mil.
Pense. Você não tem muito tempo.
O que Kate Blackwell teria feito?" p.5

Sidney Sheldon foi um dos meus autores favoritos da adolescência, eu li e reli quase todos os seus livros, alguns deles várias vezes. Amava suas tramas cheias de dramas e reviravoltas, seus finais "não tão felizes" e tão "a vida como ela é". Suas protagonistas fortes e perturbadas, mulheres incríveis em uma época em que mulheres não eram bem vistas como profissionais em qualquer área. O autor faleceu em 2007 e deixou milhares de fãs arrasados. Depois disso, a autora Tilly Bagshawe foi escolhida pela família para continuar com o seu trabalho não finalizado, publicando continuações e etc.  E este aqui é um spin-off de O reverso da medalha, um dos livros mais famosos do autor. Confiram o que achei de A senhora do jogo!

Lexi Blackwell é bisneta e herdeira de Kate Blackwell, a fundadora da multibilionária Kruger-Brent LTDA. Kate falecera em 1984, deixando duas netas, as gêmeas Eve e Alexandra Blackwell. Quando Kate faleceu, as duas netas estavam grávidas. Alexandra já tem um filho mais velho, Robbie, que acaba sendo nomeado pela bisavó como herdeiro. Eve depois de  ter inúmeros problemas com a avó, é deserdada. Ela nunca perdoou a avó, odeia a irmã, e pretende ter um filho e criá-lo para herdar o que é seu de direito.  

As irmãs têm seus filhos praticamente juntas. Eve dá a luz a Max e desde cedo cria a criança para odiar todos os seus parentes, assumir a empresa e vingar a todos que a prejudicaram no passado. Alexandra morre no parto, e Lexi cresce em meio a um pai que se entregou a bebida depois de perder a esposa, e um irmão deprimido, que encontra nas drogas a fuga para os seus problemas. 

Lexi e Max crescem em um relacionamento de amor e ódio, os dois primos que poderiam assumir a direção de uma empresa bilionária. Ambos são capazes de tudo para atingir seus objetivos. Sem se importar com as consequências de suas escolhas.

~~~~~~~~~~~~

Como fã do Sidney Sheldon, foi uma alegria ler esse spin-off, mesmo tantos anos depois e de mal lembrar os detalhes do primeiro livro. O reverso da medalha foi um drama/romance incrível! A saga de uma mulher para vencer no mundo dos negócios, sem clemência. Kate foi uma das personagens mais fortes do autor, e sua neta tem a mesma gana.  Por outro lado, Tilly não é Sidney, por mais que ela se esforce rs. Então eu gostei da leitura, do enredo, mas esperava algo mais. Falta aquela emoção que transcende as páginas e me faz sofrer junto com os protagonistas, falta um final emocionante e desalentador.  

O enredo é excelente! Você praticamente fica grudado ao livro, são tantos desdobramentos e reviravoltas que o leitor não imagina, eu li em 2 dias e devorei até o final. São conspirações, tragédias, traições, tudo muda o tempo todo.  Até as partes que descrevem o mundo dos negócios e tudo sobre a grande empresa eu achei interessante. 

Os personagens são todos psicopatas ou sociopatas... ou quase todos kkk! É tanta gente egoísta, ambiciosa, louca que é difícil até digerir rs. O pobre coitado do Robbie amava música, queria ser compositor e tocar. E todos o viam como o herdeiro daquele império, pelo qual ele tinha zero interesse. Depois que perde a mãe, tudo só piora. O pai o ignora, o trata muito mal, ele se torna um adolescente revoltado e encrenqueiro, daí para as drogas foi um pulo. Já Lexi nasceu para aquele mundo. Ela é apaixonada pelas histórias sobre a bisavó, é ambiciosa, inteligente e fará de tudo para ser a escolhida como presidente no futuro. Max é igual a ela nesse sentido, mas ainda tem a criação completamente perturbada que ele teve pela mãe maluca. Então ele só quer provar para ela que consegue e conquistar o amor da mãe. O relacionamento dos dois é bizarro desde sempre. Os pais dessas crianças não sabiam no ninho de cobra que entraram, senti pena dos dois em vários momentos. 

Fora da família, temos Gabe McGregor.  Ele é descendente do pai de Kate, e cresceu vendo o avô e depois o pai se revoltarem, por nunca terem herdado nada do irmão/tio.  Ele se mudou para Londres para tentar vencer na vida, e acabou também no mundo das drogas. A trajetória de Gabe é incrível e foi um dos meus personagens favoritos. Lexi também tem uma fibra que me lembrou de Kate o tempo todo, apesar de ter cometido muitos erros ao longo do caminho, eu torci muito por ela. 

Só achei o final um balde de água fria. Foi corrido, o plot twist foi bem forçado![ALERTA DE SPOILER] No final Eve envia uma carta para a polícia e denuncia Lexi por fraude, já que ela vendeu ações a descoberto para recuperar a empresa. E a polícia investiga e quer prender Lexi no dia do seu casamento. Só que Eve já era senil e não faz sentido somente ela ter descoberto tudo aquilo. E não o FBI, Max mesmo ou outro órgão fiscalizador. No final, Eve foge para outro país com o marido e a filha e pretende se defender. [FIM DO SPOILER] E fica tudo no ar, claramente fica parecendo que teríamos uma continuação, mas esse livro foi publicado em 2009 e até agora nada. 

Eu indico muito os livros mais antigos do autor, quem aí é fã?

Adicione ao seu Skoob!

Duologia The game:
  1. O reverso da medalha (Master of the game)
  2. A senhora do jogo (Mistress of the Game)
Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO