O detetive Parker Pyne - Agatha Christie

>>  segunda-feira, 18 de março de 2024

CHRISTIE, Agatha. O detetive Parker Pyne. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2021. 191p. Título original: Parker Pyne Investigates.

"CONFIDENCIAL
VOCÊ É FELIZ? SE NÃO FOR, CONSULTE O SR. PARKER PYNE. RUA RICHMOND, 17."
Posição 29

O detetive Parker Pyne é o 25º livro do Projeto Agatha Christie. Estamos lendo 1 livro por mês da Rainha do Crime e eu estou adorando essa ideia, os livros anteriores você encontra AQUI. Confiram o que eu achei!!

Parker Pyne não se descreveria como um detetive, depois de trabalhar por 35 anos como funcionário público, ele se aposentou e abriu um "consultório" para aproveitar toda a experiência adquirida; ele se descreve como alguém que resolve todos os tipos de problemas.  

Parker Pyne afirma que as desgraças podem ser classificadas em 5 categorias principais: as doenças, o tédio, as mulheres com problemas com o marido, os maridos com os problemas com as mulheres... e por aí vai. Ele promete resolver o problema e devolver a felicidade. Simples assim.

Para isso ele utiliza de todo tipo de artifício e não lida só com mulheres traídas, militares entediados e maridos abandonados. Ele enfrenta ladrões, golpistas, sequestradores e assassinos. Ele mente, engana, cria engodos e prepara armadilhas engenhosas para resolver diferentes situações. 

O livro contém 12 histórias diferentes que abordam todo tipo de problemas, com soluções diferentes, inusitadas e um ar muito divertido. São eles:
  1. O caso da esposa de meia-idade
  2. O caso do soldado insatisfeito
  3. O caso da senhora angustiada
  4. O caso do marido desgostoso
  5. O caso do empregado de escritório
  6. O caso da milionária
  7. Você tem tudo o que quer?
  8. O portão de Bagdad
  9. A casa de Shiraz
  10. Uma pérola valiosa 
  11. Morte no Nilo
  12. O oráculo de Delfos
Com o senso de humor já conhecido da autora, acompanhamos Parker Pyne fazendo de tudo para que seus clientes encontre a verdadeira felicidade. Ou algo do tipo...

~~~~~~~~~~~~

Eu não sou fã de contos, acho tudo muito curtinho e corrida, algumas histórias era muito fácil de imaginar todos os desdobramentos e o livro acabou ficando arrastado para mim. Então não foi dos meus favoritos da autora.

Por outro lado, preciso reconhecer a diversidade e a mente afiada da autora. Que criou um personagem e situações bem diferentes da maioria dos seus livros. Parker Pyne não pensa em si mesmo como um detetive, mas como um resolvedor de problemas. Para mim o protagonista atua numa linha tênue entre a inteligência e o golpe hehehe. Algumas soluções precisaram de estratagemas rebuscados, atores contratados e muitas mentiras.

Pelo que andei pesquisando, o personagem irá aparecer em algum outro livros da autora, como em uma história do Poirot. 

No geral não amei nenhum dos contos, mas os melhores para mim foram: O caso da senhora angustiada, cujo desdobramento foi bem diferente do esperado, e de uma perspicácia incrível. O caso da milionária onde uma mulher rica era infeliz e não tinha mais nada que queria da vida. Ele a faz ver que, quase sempre, o dinheiro não traz felicidade. E a ajuda a descobrir o que realmente ela deseja. Você tem tudo o que quer? também achei interessante, com desdobramentos diferentes do esperado. 

Acho que quem curte conto e histórias bem curtas e objetivas vai gostar bem mais que eu. Os contos são criativos, interessantes, só que acho sempre bem raso, fico querendo mais sobre as histórias que eu gosto. 

Quem leu conte se curtiu!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO