Por que não pediram a Evans? - Agatha Christie

>>  sexta-feira, 15 de março de 2024


CHRISTIE, Agatha. Por que não pediram a Evans?. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2021. 256 p. Título original: Why Didn't They Ask Evans?.

"Frankie estava convencida de que Pritchard fora empurrado. Mas quem teria feito isso? E quem havia colocado a morfina na cerveja de Bobby?" p.90

Chegamos ao 24º livro do Projeto Agatha Christie, as resenhas anteriores você encontra AQUI! Esse é um livro totalmente individual, sem detetives conhecidos recorrentes. Confiram o que achei de Por que não pediram a Evans?

Bobby Jones é o terceiro filho do reverendo do pequeno vilarejo inglês e Marchbolt. Aos 28 anos, deixa o pai inquieto, já que o filho ainda não tem uma carreira nem um emprego no momento. Bobby é gentil, bondoso e não tem muitos planos para o futuro. 

Em uma tarde, enquanto jogava golfe com o médico local, uma bola caiu no penhasco próximo ao campo. Ao descer para buscar a bola, eles encontraram um homem caído lá embaixo. O homem estava perto da morte e não tinha mais salvação. Enquanto o médico partiu para buscar a polícia, Bobby ficou de vigia. Ele não encontrou nenhum documento, mas achou a foto de uma bela mulher no bolso do homem. Antes de morrer, o desconhecido abriu os olhos e disse apenas uma frase, antes de morrer: Por que não pediram a Evans? 

O inquérito classifica a morte como acidental. E tudo deveria ter terminado aí... a foto era da irmã do falecido. Mrs Cayman vai ao vilarejo, reconhece o corpo e participa do processo. Bobby acha a mulher completamente diferente da foto, mas não fala nada. A mulher e seu marido procuram Bobby logo depois, para pedir detalhes do acontecido.  Ele esquece na hora, mas depois manda uma carta para a irmã, informando as últimas palavras do falecido. 

Lady Frances Derwent é a filha solteira de um Duque e amiga de infância de Bobby. Frankie tem muitos recursos à disposição e muito pouco para fazer no interior. Ela fica intrigada com o caso, afinal, será que foi mesmo um acidente? 

O que teria terminado assim, muda totalmente  de figura quando tentam matar Bobby, envenenando sua bebida com morfina. Ele sobrevive por pouco, mas a questão deixa muitas suspeitas. Quem poderia querer Bobby morto? E por que? 

É então que Bobby e Frankie resolvem investigar a morte, que agora sabem com certeza ser um assassino. E por mais que não sejam detetives profissionais, eles descobrem que o perigo dessa investigação é real.

~~~~~~~~~~~

O livro tem um ar mais jovial e despretensioso, bem diferente da maioria dos livros da autora. Eu gostei do ar mais leve e divertido, mas também achei a trama meio lenta e confusa em alguns momentos.

Gostei dos protagonistas! Frankie é muito inteligente e divertida, mas também é teimosa e persistente. Já Bobby é uma alma gentil, não tem um pingo de maldade, acredita em tudo e não é muito esperto. Ele praticamente faz o que Frankie manda e juntos se metem em muitas confusões. Na verdade os dois vacilam tanto, que eu fiquei surpresa de ainda estarem vivos hehe. Então falta um pouco de sagacidade na investigação. 

A trama é confusa no início, bem lento e com fatos aleatórios sendo contados. E como não temos nenhum detetive formal investigando e do crime em si ser bem difícil de desvendar (já que a polícia encerrou tudo como um acidente) fica tudo meio jogado. Além disso, as pessoas envolvidas são todas desconhecidas do vilarejo. Frankie e Bobby partem de um ponto e vão seguindo aquela ideia. À medida que vão descobrindo novas informações fica tudo bem claro e o desfecho não me trouxe grandes surpresas. 

São poucos suspeitos e Frankie consegue se infiltrar na casa do primeiro deles, o homem que ficou tomando conta do corpo, depois que Bobby volta para casa.  Desse ponto em diante a história fica mais interessante, mas eu desvendei facilmente o culpado e até o motivo principal. [ALERTA DE SPOILER] Estava bem claro que Roger tinha que ter trocado as fotografias, ninguém mais poderia ter feito isso. Então ele queria proteger a mulher da foto, que primeiro eu pensei ser a cunhada, mas depois imaginei ser mesmo a esposa do médico. E eu acreditei na culpa do médico, mas achei que Roger estava trabalhando com ele e a esposa. Estava claro que ele queria matar o irmão e seu filho, para herdar tudo.  O motivo do homem ter sido atirado do penhasco também logo fica claro, ele queria contestar o testamento de um amigo rico, então já imaginei que Roger teria falsificado o documento e até interpretado o tal senhor (já que ele se exibe de fazer isso bem logo depois). A única pergunta que ficou até o final foi o título do livro, até o final ninguém fazia ideia de quem era Evans, achei essa parte interessante. [FIM DO SPOILER]  

Achei os desdobramentos finais bem corridos e esperava mais detalhes sobre o final. Foi uma leitura divertida e interessante, mas não entrou entre meus favoritos da autora.

Quem leu me conte se curtiu! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):



Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO