M ou N? - Agatha Christie

>>  sexta-feira, 13 de junho de 2025

CHRISTIE, Agatha. M ou N?. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2021. 224p. Título original: N or M?.

"- Olha aqueles dois... de mãos dadas! São adoráveis, não acha? Temos que fazer de tudo para compensar esse marasmo que eles viveram durante a guerra..." p. 214

Chegamos ao 42º livro do Projeto Agatha Christie e as resenhas dos livros anteriores, você encontra AQUI. Em M ou N? temos mais um livro protagonizado pelo casal Tommy e Tuppence, uma linha mais de espionagem do que policial da autora. Confiram!

O casal Tommy Beresford e Prudence "Tuppence" Cowley estão desempregados e entediados. O momento também não é o melhor, a Segunda Guerra Mundial está em seu auge e a Inglaterra passando por um momento difícil. Os dois filhos do casal estão trabalhando servindo o país, e Tuppence não aguenta mais ficar em casa preocupada e sem ter o que fazer.

Até que Tommy recebe uma visita muito interessante e uma missão, eles têm apenas um problema... a sua esposa não faz parte da investigação. 

Tommy é informado que oficiais nazista estão se passando por cidadãos comuns e estão infiltrados no país. Antes de morrer assassinado, um agente da inteligência britânica passa uma mensagem:  “M ou N. Sans Souci”. As letras se referem a espiões alemães infiltrados e o termo, a um hotel na cidade de Leahampton.

Por estarem na meia-idade e acima de qualquer suspeita, o ex-agente Tommy se infiltra em meio aos hóspedes do hotel para investigar quem poderiam ser M ou N, e o que de tão importante estão fazendo na pequena cidade marítima. O que ele não esperava, é que sua esposa logo chegue em seu encalço, também disfarçada, e disposta ela mesma a descobrir toda a verdade. Claro que juntos, eles irão se meter em muitas confusões e correr um perigo real.

~~~~~~~~

Esse é o terceiro livro protagonizado pelo casal que lemos no Projeto, mas eles não são meus personagens favoritos no universo da Agatha. Prefiro a linha "quem matou" protagonizada por Poirot ou Miss Marple. Apesar disso, este foi o mais divertido deles, os dois mais velhos estão muito engraçados. Novos ainda e já considerados na "meia-idade", que tristeza kkk. 

O começo é bem lento, com eles chegando separados no hotel, vivendo sob uma personalidade falsa e tentando descobrir quem no meio daquela gente, aparentemente, pacata eram os espiões. Tommy tropeça na verdade, Tuppence desconfia de quase todo mundo, e os dois passam por vários apertos para manter o disfarce. A história é meio mirabolante e meio sem pé nem cabeça, mas tem seus momentos engraçados.

O final foi bem divertido e empolgante, embora eu tenha matado a charada de quem seria a pessoa culpada que estava hospedada na pensão. Já do outro agente, eu não desconfiei, também achei que seria o jovem químico alemão, exilado na Inglaterra. [ALERTA DE SPOILERS] Tommy é sequestrado e desaparace, Tuppence aparenta ter caído em um golpe de um agente alemão, mas na verdade, estava trabalhando com os ingleses para prendê-los e localizar Tommy. No final a agente era Mrs. Sprout, uma mãe que vivia lá com a filha. A menina deu todos os indícios de que algo estava errado. E quando Mrs. Sprout mata com um tiro perfeito uma mulher desconhecida, aparentemente louca, que sequestrou a criança, eu saquei que era ela a agente e a criança apenas uma fachada. No final, ela tinha matado a verdadeira mãe da menina, e a coitada da Betty fica órfã. O livro termina com Tommy e Tuppence falando em adotá-la! Amei isso e fiquei curiosa para ler o próximo com o casal. [FIM DOS SPOILERS]

Quem leu conte se curtiu, Agatha Christie nunca enjoa, que autora fenomenal! 

Adicione ao seu Skoob!

Série Tommy & Tuppence
  1. O Inimigo Secreto (The Secret Adversary), 1922
  2. Sócios no Crime (Partners in Crime), 1929
  3. M ou N? (N or M?), 1941
  4. Um Pressentimento Funesto (By the Pricking of My Thumbs), 1968
  5. Portal do Destino (Postern of Fate), 1973
Avaliação (1 a 5):


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO