O Adversário Secreto – Agatha Christie

>>  quinta-feira, 23 de dezembro de 2021


CHRISTIE, Agatha. O Adversário Secreto. Rio de Janeiro: Editora Globo Livros, 2014. 384p. Título original: The Secret Adversary.
 
O Adversário Secreto é o segundo livro do PROJETO AGATHA CHRISTIE. Foi publicado em 1922 tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos e nos introduz ao mundo dos amigos de infância Tommy Beresford e Prudence "Tuppence" Cowley. O Projeto Agatha Christie é uma iniciativa do Blog Viagem Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento dos livros. Lemos juntos um livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e compartilhamos experiências. Ainda dá tempo de entrar, é só acessar as informações do Projeto no post de apresentação, que você encontra AQUI.
 
Eu jamais parei para imaginar como seriam os romances de espionagem antes da Guerra Fria, muito menos antes da 2ª Guerra Mundial. O nosso conceito de espionagem está tão relacionado à relação Rússia – ocidente, que jamais parei para pensar como seria um romance de espionagem antes disso. Em O Adversário Secreto (algumas vezes publicado como “O Inimigo Secreto), Agatha Christie nos mostra esse mundo sob os olhos dos amigos aventureiros Tommy e Tuppence (me surpreendeu o fato de ser esta uma mulher, sempre imaginei que os personagens eram ambos do sexo masculino).
 
Em 1919, após a 1ª Guerra Mundial, os dois se encontram em Londres sem trabalho e sem dinheiro. A recessão está forte e Tommy, ex-soldado, e Tuppence, ex-enfermeira voluntária, estão com dificuldades em se manter. Os dois então decidem criar a “Jovem Aventureiros Ltda” e aceitar qualquer tipo de trabalho, mesmo os mais estranhos. A conversa é ouvida pelo Sr. Whittington, que segue Tuppence e a oferece um trabalho nesses moldes. Desconfiada, ela se apresenta com o primeiro nome que lhe vem à cabeça: Jane Finn. Isso deixa o Sr. Whittington chocado, que acaba entregando £50 para Tuppence e desaparecendo. Isso é muito dinheiro! De acordo com a calculadora online CPI Inflation Calculator, isso seria o equivalente a £2.711,41 em 2021, o equivalente a R$20.200,00 com a cotação atual!
 
A situação deixa os amigos curiosos, e decidem investigar por conta própria quem seria Jane Finn e por que ela vale tanto dinheiro assim. Eles acabam divulgando uma nota no jornal solicitando maiores informações sobre a tal da Jane Finn e recebem duas respostas. A primeira é do Sr. Carter, a quem Tommy reconhece como um líder da inteligência britânica de seu serviço de guerra. Ele relata aos amigos a história que aprendemos no prólogo do livro: Jane Finn estava a bordo do Lusitânia, navio que afundou, e recebeu alguns documentos de um americano com a instrução de levá-los com urgência à embaixada americana em Londres. A segunda resposta é de Julius Hersheimmer, um multimilionário americano e primo de primeiro grau de Jane Finn, hospedado no Ritz Hotel. Aparentemente Jane está desaparecida, e seu primo contatou a Scotland Yard. O fato é que existem muitas pessoas atrás de Jane e há muito em jogo, e agora os amigos também estão envolvidos nessa história!
 
Nos primórdios do blog, em 2009, a Fernanda publicou uma resenha deste livro, ainda sob o título “O Inimigo Secreto”. Nessa época as resenhas tinham apenas 2 parágrafos (eu acho que não consigo ser tão concisa, ainda bem que cheguei depois), e lê-se assim:
 
“Os jovens Thommy e Tuppence resolvem ganhar a vida como aventureiros em uma época de pós guerra e recessão, muita sorte colocam os dois na investigação de um importante caso para o governo que nem a própria polícia consegue desvendar. Na busca pela jovem desaparecida Jane, conhecem seu primo Julius, Albert, um garoto muito curioso, e poderosos aliados e inimigos. Correndo vários perigos, os dois estão perto de recuperar os documentos perdidos quando um poderoso inimigo põe em risco o sucesso da empreitada e suas próprias vidas.
 
Gostei muito deste livro da Agatha, os personagens são jovens, imprudentes e divertidos. A trama é interessante e a identidade do Sr. Brown é um mistério até o final do livro. Desta vez eu matei a charada e você quer tentar também?”
 
Eu já começo a ler os livros da Agatha Christie sem qualquer esperança de acertar o culpado, mas dessa vez eu ousei chutar e acabei acertando. Acho que ao contrário das obras protagonizadas por Hercule Poirot, esse livro é mais direto e deixa pistas mais claras. Isso faz com que seu final seja divertido e empolgante. O ponto fraco da história fica com o seu início, que é um pouco arrastado e demora a desenrolar. Quando a ação começa, aí sim o leitor está rendido a uma história fantástica (e muitas vezes improvável, imagina recriar os acontecimentos do navio?) mas divertida. Na minha opinião a resolução final é ótima, mas os toques de romance mostram que esse gênero realmente não é o forte da autora – ficou um pouco meloso e nada verossímil. Tirando isso é um livro com a cara da Rainha do Crime: leve, rápido e que diverte.
 
No próximo mês, começando 2022, leremos ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE, a segunda aventura de Hercule Poirot! Junte-se a nós!
 
Até a próxima!
 
Adicione ao seu Skoob!
 
Compre na Amazon: O Adversário Secreto
 
Série Tommy & Tuppence
 
1. O Inimigo Secreto (The Secret Adversary), 1922
2. Sócios no Crime (Partners in Crime), 1929
3. M ou N? (N or M?), 1941
4. Um Pressentimento Funesto (By the Pricking of My Thumbs), 1968
5. Portal do Destino (Postern of Fate), 1973
 
 
Avaliação (1 a 5):



 
Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO