Os diários de Carrie de Candace Bushnell

>>  segunda-feira, 26 de julho de 2010


BUSHNELL, Candace. Os diários de Carrie. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010. 400p. (Os diários de Carrie, v.1). Título original: The Carrie Diaries.

“Ele se inclina e me beija. E, de repente, minha vida se divide em duas partes: antes e depois.”


Primeiro tenho que falar que eu tinha lido vários comentários sobre este livro em outros blogs e todos citando a aclamada série de TV Sex and the City estrelada por Jessica Parker, do filme de mesmo nome e do livro que deu origem à série. O problema é que, acreditem, eu nunca assisti a série (e olha que sou viciada em várias séries americanas), nem o filme, nunca li os livros anteriores... ou seja, nunca tinha ouvido falar sobre Carrie Bradshaw. Será que minha visão foi muito diferente? Conheçam a história de Carrie no primeiro volume de Os Diários de Carrie de Candace Bushnell. 

O livro narra o último ano de Escola para Carrie e seus amigos, seus planos, sonhos para o futuro, amores, família e todo aquele drama adolescente de praxe. Engraçado que pela capa eu imaginei que Carrie seria uma das lideres de torcida, da turma das patricinhas, mas ao contrário, ela e seus amigos formam um grupo mais alternativo, estudiosos e do tipo que apronta de tudo no colégio.  

Carrie é uma garota inteligente e divertida, que sonha em ser escritora e sair de Castlebury, a cidade pequena em que mora. Ela quer morar em Nova York, ser famosa e independente. Enquanto isso não acontece vive com seu pai e suas duas irmãs, enfrenta o último ano escolar, tenta entrar na faculdade e se apaixona pela primeira vez. O escolhido é garoto novo da escola, lindo, descolado e disputado por todas as meninas, Sebastian Kydd.

Entre seus amigos ficamos conhecendo Mouse, a amiga nerd e fiel; Maggie, a rainha do drama da turma; Lali, estranha e invejosa; Walt, o namorado de Maggie e Peter, nerd e editor do jornal da escola. Entre os “nem tão amigos assim” conhecemos Donna LaDonna, líder de torcida e do grupinho popular da escola, que tenta tornar a vida de Carrie um inferno.

Tudo começa quando Sebastian resolve trocar Donna LaDonna por Carrie. Carrie a garota de língua afiada, inteligente e desajeitada, insegura com seu corpo e sua aparência física, virgem e sem namorado. Ela tinha uma queda por ele desde a infância e agora que ele voltou à cidade, com seu jeito rebelde, lindo e misterioso, ela logo se apaixona. Mas enfrentar Donna, seus medos em relação ao relacionamento e uma amiga traíra pode ser demais para ela. 

Ao mesmo tempo Carrie conhece George, um cara um pouco mais velho e muito fofo que se interessa por ela, quer ajudá-la com seu sonho de ser escritora e quem sabe ser seu namorado. Porém, ela agora já tem um namorado, e precisa contar a ele sobre Sebastian.  Amor, amizade, inveja e muito drama escolar e familiar são alguns dos problemas que Carrie enfrentará nesta história.

Gostei muito de Carrie, com suas respostas afiadas e seu jeito divertido. Ela e suas irmãs vivem brigando e arrumando confusão, e é muito engraçado ver seu pai tentando resolver tudo de forma matemática, tentando educar as filhas com base na ciência. Já Sebastian não é um daqueles mocinhos que me conquistou, achei o personagem meio charlatão e ficava o tempo todo querendo que ela metesse um pé na bunda dele hehe. Já os seus amigos tem alguns muito chatos e outros bem legais, queria saber mais sobre Walt e George, gostei muito deles. Já Maggie e Lali, pensem em duas garotas chatas!!! Elas ganham em disparada rs

A história é muito bem contada, a gente se envolve no drama de Carrie e seus amigos e quando vê já está na última página do livro, que terminou meio no ar para quem não assiste a série... Quem é Samantha? Pois é, por isso eu terminei o livro, fui correndo baixar a primeira temporada e procurar na net mais informações sobre ela. Queria muito saber se ela tinha conseguido virar escritora, acho que só eu não conhecia a história não é?

Outra coisa que gostei muito foi a descrição dos adolescentes nos anos 80, com seus sonhos de liberdade, modernidade, suas roupas e estilos diferentes. Fiquei meio horrorizada com tanta bebida e cigarro consumidos por gente tão nova, o livro é bem adolescente, mas com o conteúdo bem adulto, o estilo me lembrou um pouco o livro Gossip Girl

Este é o primeiro volume dos Diários, não consegui informações sobre quantos seriam ou quando serão lançados os próximos, espero que não demore muito, fiquei curiosa. Recomendado para quem é fã de Sex and the City e para quem adora um bom drama adolescente. 

Série Os Diários de Carrie de Candace Bushnell
  1. Os diários de Carrie (The Carrie Diaries)
  2. O verão e a cidade (The Carries diaries: Summer and the city)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO