Linhas - Sophia Bennett

>>  quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

 
BENNETT, Sophia. Linhas. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2010. 248p. (Linhas, v.1) Título original: Threads.

A paixão de Nonie é a moda.
Edie quer salvar o mundo.
Jenny ganhou um papel num filme de Hollywood.

Este é para quem adora moda, brilho e o mundo fashion das celebridades. Também é para você que adora teen chick-lits e uma leitura juvenil leve e cheia de vida. O livro me pareceu quase um conto de fadas moderno, me diverti e me emocionei com a história das quatro meninas em Linhas de Sophia Bennett.

Três melhores amigas, estudam no mesmo colégio em Londres e se conhecem a muito tempo, apesar de serem muito diferentes são inseparáveis. Nonie, Edie e Jenny vão descobrir como tornar seus sonhos realidade.

Nonie adora moda, é estilosa e não se importa que as pessoas achem estranho seu modo de vestir. Se ela fosse criticada por algum estilista famoso até se abalaria, mas alguns garotos de jeans e camiseta não são o que se pode chamar de estilo. Ela tem 14 anos e mora com sua mãe e seu irmão mais velho. Sua mãe é uma ex-modelo que trabalha assessorando futuros artistas, vive ocupada com seu blackberry e não da muita atenção a filha baixinha e sem curvas. Seu irmão mais velho é o orgulho da mãe, estuda em uma escola de arte, é fotógrafo e tem uma paixão platônica por uma modelo famosa.

Edie é muito diferente das outras meninas, ela quer salvar o mundo e desde já está se preparando para estudar em Harvard e trabalhar nas Nações Unidas. Inteligente, tem notas perfeitas e participa de todas as atividades extras que consegue... clube de xadrez, esportes e até um site onde fala sobre assuntos importantes para a sociedade. Apesar do lindo corpo, não liga para moda e está sempre com roupas confortáveis, certinhas e completamente sem estilo (segundo Nonie).

Jenny sempre amou teatro e seu talento acabou por lhe render um papel em uma produção com o casal mais quente de Hollywood e o gatíssimo ator mirim Joe Yule.  Depois da filmagem de O garoto do código chegou a conclusão que leva mesmo jeito é para o teatro. Mas o filme está fazendo sucesso nas telonas e ela tem que participar de todos os eventos do tapete vermelho. Só que seus cabelos ruivos, suas espinhas, seios grandes e silhueta gordinha não ajudam em nada na hora de se vestir para os eventos. O desastre de seus looks nestes eventos levam a menina ao desespero.

E é ai que elas conhecem Crow, uma refugiada da Uganda que vive em um mundo só seu, imersa em seus desenhos. Crow sofre com a ausência da família, com os preconceitos na escola e ainda de dislexia. Ela acaba sendo ajudada por Edie em um de seus trabalhos voluntários e Nonie logo percebe o talento da garota, Crow é uma estilista, desenha, costura e produz modelos fantásticos.

E é ai que o sonho começa. Nonie sempre foi apaixonada por moda, mas nunca teve talento para desenhar ou costurar. Ela percebe o talento da menina e resolve ajudá-la. Com muitos tecidos, brilhos e paetês as meninas investem no talento de Crow e logo suas criações estão dando o que falar. Claro que o fato de Jenny usar um de seus modelos em um evento importante ajuda muito.

Acompanhe a jornada destas quatro meninas rumo ao estrelato e ao sonho da maioria das meninas: muitos vestidos, fama e sucesso. Menos de Edie que não liga para nada disso, ela só quer ajudar Crow a encontrar seu lugar no mundo.

Este livro é muito fofo e bem mais legal do que eu imaginava. A história das meninas é muito divertida e tem uma lição de vida e de aprendizado por trás. Eu não sou muito ligada em moda e marcas famosas, mesmo assim gostei muito do enredo.

As personagens são ótimas, Nonie é inteligente e sabe o que quer enquanto Edie é uma verdadeira nerd que adora estudar e está sempre cheia de novos projetos, Jenny é a mais insegura e imatura das três e já Crow vive em um mundo só dela, cheia de traumas e tristezas do passado. Adorei Harry o irmão de Nonie.

O livro trata com muito cuidado o tema dos refugiados e achei legal a idéia da autora de inserir uma lição de vida em um livro voltado para moda e para meninas tão jovens. Ela trabalha bem os sentimentos das personagens, que embora sejam legais e decididas, tem também seus ciúmes e inseguranças.

Eu achei tudo inacreditável e rápido demais, por isso falei que me lembrou um conto de fadas moderno. Mas a história é fofa e indico para pré-adolescentes e quem curte Meg Cabot e outros juvenis do gênero.

Série Linhas de Sophia Bennett
  1. Linhas ( Threads)
  2. Brilhos (Beads, Boys and Bangles)
  3. Sequins, Stars and Spotlights
Site oficial da autora: http://sophiabennett.com
Site oficial no Brasil: http://www.serielinhas.com.br

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO