Minha vida fora de série - Paula Pimenta

>>  sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PIMENTA, Paula. Minha vida fora de série. Belo Horizonte: Editora Gutenberg,2011. 2ed. 408p. (Minha vida fora de série, v.1).

“Kevin: foi então que eu percebi que amar seria muito mais complicado. E, ao mesmo tempo, muito mais simples do que eu tinha sonhado.”
(The Wonder years – Anos Incríveis)p.182

Como eu já contei para vocês, infelizmente demorei para começar a ler os livros da Paula Pimenta, mesmo com todo mundo falando que são fantásticos, mas a minha fila de espera não ajudava. Porém, os livros da Paula podem ser todos definidos em uma palavra: viciantes! Para quem ainda não leu Fazendo meu filme eu recomendo que leia este antes, já que a protagonista desta nova série é amiga da Fani de FMF e este primeiro livro se passa alguns anos antes. De qualquer forma tenham certeza que vão adorar, a Viagem Literária de hoje é com Minha vida fora de série de Paula Pimenta.

A vida de uma pré-adolescente não é fácil, com todas as mudanças, descobertas e sentimentos tão fortes. Imagina então a vida de uma garota de 13 anos que de repente tem toda sua vida posta de pernas para o ar contra a sua vontade. Esta é Priscila Vulcano Panogopoulos, que acaba de se mudar para Belo Horizonte após o divorcio dos pais. Acontece que em São Paulo ficaram suas três melhores amigas - Larissa, Bruna e Luíza-, seu pai, seu irmão mais velho e seus outros bichinhos – a Duna, o Chico e o Pavarotti. Ela veio com a mãe para BH junto com o Biscoito, o Snow e o Biju.

Além de amar bichos - como vocês certamente perceberam-, Priscila é bonita, desinibida e inteligente. Bom, pelo menos ela era assim em SP, agora ela só quer se trancar no seu novo quarto e chorar. Até que com um pequeno empurrãozinho de sua prima Marina, ela conhece seu novo hobbie que virará uma grande paixão: as séries de TV. Tudo começou com a primeira temporada de Gilmore Girls e logo ela está viciada. Com trechos de séries em cada abertura de capítulo nos acompanhamos sua nova vida.

Marina também a leva ao clube que ela frequenta junto com as amigas, lá ela conhece Clara e Natália, que será de sua sala na nova escola. No clube ela também conhece o menino lindo por quem se apaixona perdidamente, o Marcelo. Uma história que vai render muitos episódios...

Já na Escola ela passa por todo aquele constrangimento de aluna nova, mas logo se vê na frente da sala contando para todos que é meio italiana, meio grega, e que não pode crescer muito mais senão sua mãe diz que ela nunca vai arrumar um namorado mais alto do que ela. Logo ela faz alguns amigos, entre eles Leo um menino muito divertido e descabelado (momento saudade de FMF) e Rodrigo, seu melhor amigo.

“Sem perceber eu sorri. De repente, notei que ele também tinha me visto... e estava parado, me olhando. Senti o meu coração disparar, e foi então que eu notei. Ele tinha estrelas nos olhos. E a lua crescente no sorriso...” p.162

E aos poucos Priscila descobre que aquele pode ser o seu lar, que ela tem novos amigos, a melhor mãe do mundo e quem sabe até encontre seu primeiro amor. Ela sonha com um garoto especial, que além de lindo seja fofo, que lhe cante músicas, que lhe escreva poemas, o garoto dos seus sonhos, o único que pode fazer valer a pena o seu primeiro beijo. Mas neste meio tempo, ela pode se enganar, e o final desta história de amor nos faz você roer as unhas.  

“Ainda hoje me lembro
Dos abraços, dos seus beijos.
Será que você não sabe
Que ainda é a dona dos meus desejos?”

A história de Minha vida fora de série acontece 3 anos antes do início de Fazendo meu filme 1, eu ainda não li FMF 2 e 3, e passei este na frente porque não queria saber mais nada sobre a Priscila. Apesar da tenra idade da protagonista deste livro, a história não é infantil demais nem a narrativa é chata, pelo contrário, a autora tem uma escrita fantástica e consegue deixar todas as leitoras com o coração apertado até o final. 

E eu adorei MVFS, mas FMF ainda é meu favorito. Talvez porque aqui tem um pouquinho de drama demais e muito chororô, além de um garoto que eu queria estrangular durante todo o livro. Quem leu sabe como nós sofremos com isso, e no fundo, eu achei tudo aquilo muito sem noção para um cara mais velho fazer. Vou parar por aqui para não contar spoilers.

Agora o Rodrigo é um daqueles personagens perfeitos momento pedofilia literária, apaixonantes, fofos. O menino é um doce e da vontade de voltar a adolescência. Na verdade, os livros da Paula tem realmente a capacidade de nos transportar de volta a escola, a adolescência e me fazem sonhar junto com a personagem. Eu sorrio, choro, vibro junto com eles. Paula Pimenta é sem dúvida a melhor autora juvenil brasileira, orgulho da Meg Cabot brazuca. =]

E para quem adora séries de TV o livro é um prato cheio, eu vi trechos de séries que eu amo, como Friends e The O. C., e vi outros de séries que nunca assisti e agora preciso ver todas as temporadas, como My so called life e Dawson’s Creek.

Para completar a Priscila tem a mãe mais fofa do mundo inteiro, que me fez morrer de rir em alguns momentos (como aquele da SMS que o Rodrigo lê) e os bichinhos mais fofos do mundo, adoro cães e amei todos os animais que aparecem na história e a parte do cuidado com os animais.

Como vocês sempre ficam receosos, podem ler sem medo porque apesar de ser uma série o livro tem final e não deixa nada em aberto. Humm... parei, sério. Vocês ainda vão brigar comigo por estas resenhas enormes, mas eu empolgo e pronto. Tem dúvidas que eu recomendo? Leiam!! É lindo, imperdível, edição fantástica e capa fofa demais. 

P.S: No domingo tem super promo com dois livros da Paula. =]

Série Minha vida fora de série de Paula Pimenta
  1. Minha vida fora de série: 1ª temporada
  2. Minha vida fora de série: 2ª temporada
  3. Minha vida fora de série: 3ª temporada
  4. Minha vida fora de série: 4ª temporada
  5. Minha vida fora de série: 5ª temporada
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO