O verão que mudou minha vida - Jenny Han

>>  terça-feira, 31 de janeiro de 2012

HAN, Jenny. O verão que mudou minha vida. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2011. 288p. (O verão que mudou minha vida, v.1) Título original: The Summer I turned pretty.

“Sob vários aspectos, aquele parecia o último verão. Naquele outono, Conrad ia começar a faculdade. Ele ia estudar na Brown. Talvez não voltasse no verão seguinte. Talvez, tivesse algum estágio, ou curso de verão, ou talvez fosse viajar pela Europa com seus novos colega de quarto. E Jeremiah talvez fosse participar da colônia de férias de futebol americano da qual vivia falando. Muitas coisas podiam acontecer entre agora e depois. Lembrei-me de que eu ia precisar aproveitar aquele verão ao máximo, realmente esgotar tudo que pudesse fazer, caso nunca mais tivesse um igual. Afinal, logo completaria 16 anos. Estava ficando mais velha. As coisas não podiam continuar as mesmas para sempre.” p.107

Quem nunca teve uma paixonite de verão quando adolescente? O engraçado é que com tanto YA sobrenatural no mercado, uma historia simples de verão pode se tornar tão diferente. A autora americana criou uma trilogia fofa, com personagens adolescentes bem reais e uma linda historia de amor e descobertas. Conheçam O verão que mudou minha vida de Jenny Han.

Os meses de junho e agosto marcam a melhor época de todos os anos na vida de Belly, é quando ela viaja para a casa de praia com a melhor amiga de sua mãe e seus dois filhos. Suzannah é quase uma tia para ela, eles passam juntos o verão desde que estavam nas barrigas das mães. E este é o primeiro verão onde ela não será abandonada pelos meninos, afinal já tem quase 16 anos e já pode frequentar todas as festas.

“Meu coração batia com tanta força que eu era capaz de ouvi-lo. Tudo parecia igual, mas não era. Eles tinham me olhado como se eu fosse uma menina de verdade, não apenas a irmãzinha caçula de alguém.” P.18

Eles são Conrad e Jeremiah, os dois filhos de Suzannah. Belly cresceu com sua paixão secreta por Conrad – dois anos mais velho e mal olhava para ela – e como melhor amiga de Jeremiah. Era sempre deixada de lado nas brincadeiras de infância, somente seu irmão mais velho Steven podia fazer parte de tudo. Era um saco, ela cresceu chorando e esperneando, querendo ser incluída nos jogos e acampamentos na praia.

Mas agora finalmente era diferente, ela havia crescido muito desde o último verão e eles a olhavam com receio. Eles eram o centro de suas emoções. Jeremiah doce e divertido, seu melhor amigo sempre sorridente. Conrad é calado e misterioso, passa horas trancado no quarto com o seu violão. Mas são os seus sorrisos, tão raros, que a fazem derreter sempre que o vê.

Enquanto os meninos insistem em não reparar nela, agora ela pode freqüentar festas e ir a todos os lugares. Porém os meninos ficam super protetores e começam a se comportar de modo estranho com ela. Seria ciúmes?

Belly está mais bonita, mais mulher e os olhares agora são para ela. Conrad está mais introspectivo do que nunca, Jeremiah insiste em suas brincadeiras para ficar por perto. Mas este pode ser o último verão em que todos estarão juntos, muitas coisas irão mudar e talvez nem todos estejam ali no próximo ano. 

Este livro é tão fofo, tão doce e cheio de romance que é impossível não ficar com saudade desta época em nossas vidas. Ah o primeiro amor, as férias de verão, os garotos. Apesar das histórias serem bem diferentes o livro me lembrou de A irmandade das calças viajantes, outro YA de verão que eu amei. E que apesar de todo clima adolescente tem um drama por trás, algo que emociona além de divertir.

Belly é uma linda moça, que desde sempre teve uma queda por Conrad e as atenções de Jeremiah. Conrad é o bonitão que não da ideia, misterioso e inacessível. Daqueles que a gente quer conquistar e cuidar. Jeremiah é aquele que está sempre por perto, o amigo, lindo e atleta. Eu gostei dos dois rapazes, Conrad porém é aquele que desperta o desejo, acho que só por não estar disponível hehe.

Eu gosto de triângulos amorosos, mas aqui acho que ele não incomodaria ninguém, é mais uma relação entre amigos de longa data do que outra coisa (pelo menos neste primeiro livro). Belly em alguns momentos é egoísta e imatura, Conrad cansa com seu jeito de garoto revoltado. Mas, tudo faz sentido na evolução da trama e com a pouca idade dos personagens. Este é o primeiro livro de uma trilogia, mas tem final e não ficamos refém da continuação. Claro que quero ler todos, adorei a escrita leve da autora. ^^

Recomendo para todos que gostam de romances juvenis, uma historia bonita e muito leve, indicada também para o público pré-adolescente. Leiam!!

Trilogia Verão da Jenny Han
  1. O verão que mudou minha vida (The Summer I turned pretty).
  2. Sem você não é verão (It’s not Summer without you)
  3. Sempre teremos o verão (We’ll always have Summer).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO