A sombra da lua - John Sandford

>>  sexta-feira, 27 de abril de 2012


SANDFORD, John. A sombra da lua. São Paulo: Editora Arqueiro, 2012. 272p. (Virgil Flowers, 1). Título original: Dark of the moon.

“- Meu Deus, me ajude!
Era bom saber que ele ainda estava vivo. A experiência seria completa.
... Cercado pelos sacos de serragem, o velho ouviu um ruído e logo sentiu o calor calcinante de um maçarico, que precisou de um segundo para causar aquela sensação e dois para matá-lo.” p.8-9

Um polical meio falastrão como protagonista, um toque de humor e uma evolução rápida da trama são as principais características do thriller policial de hoje. Saibam o que eu achei sobre A sombra da lua de John Sandford.

Virgil Flowers é investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota, escritor nas horas vagas e três vezes divorciado. Seu estilo foge do comum, poucos reconhecem o policial por trás das botas de caubói e das camisas de bandas de rock desconhecidas. Virgil é enviado a Bluestern, uma pequena cidade do interior, para ajudar o xerife local a resolver um crime que chocou a população de uma cidade onde nada acontece: um casal de idosos foi assassinado cruelmente em casa.

Logo ao chegar à cidade, Virgil presencia um incêndio no alto da montanha. A casa do fazendeiro Bill Judd está totalmente queimada, e os policiais suspeitam que o dono da casa esteja lá dentro. Bill era o homem mais odiado da cidade, há muitos anos atrás fez parte de um golpe que levou muitos fazendeiros à falência; mesmo sendo absolvido das acusações, as famílias nunca esqueceram. Para piorar Bill se envolveu com muitas mulheres na cidade, muitas delas casadas.

Jim Stryker, xerife de Bluestern, está em pânico com três assassinatos em sua pacata cidade. O xerife busca a reeleição e precisa resolver estes crimes o mais rápido possível. Amigo de Virgil na juventude, Jim conta com sua ajuda para desvendar o crime.

Virgil não acredita nas coincidências e acha que o mesmo assassino está por trás das três mortes, até porque todos eram idosos. Ele busca no passado um motivo para as mortes, mas as pistas apontam tanto para uma seita religiosa quanto para o tráfego de drogas.

Ao mesmo tempo em que passeia pela cidade e sonda os moradores com várias insinuações sobre a investigação, Virgil começa a sair com Joan – a bela irmã de Jim. Porém, alguém começa a se irritar com o investigador e ele fica na mira do assassino.

~~~~~~

Para mim o livro não é um super policial, daqueles que mantém o leitor desesperado para descobrir o assassino e grudado na trama. A trama por si é fraca, o enredo é morno e eu não me senti arrebatada pelos crimes e louca para desvendar o mistério, como normalmente acontece comigo neste estilo de livro.

Apesar disto, A sombra da lua é uma leitura divertida, o autor escreve de uma maneira leve e você tem a impressão de se tornar amigo intimo do protagonista. Virgil não é um personagem estereotipado, daqueles investigadores que logo conquistam o público feminino; pelo contrário, o detetive tem um jeito canalha, se refere às mulheres de maneira pouco lisonjeira no decorrer do livro, e parece um adolescente com suas taras e suas camisas de banda de rock.

Por outro lado, esta pegada despretensiosa garante um toque leve à trama, com um pouco de humor. Os outros personagens são legais, mas nenhum me conquistou realmente. Acho que todos eles em algum momento eram suspeitos e eu, realmente, não me interessei em descobrir qual deles e só segui com a leitura.

Para quem gosta do estilo, mas não é apaixonado como eu, com certeza pode gostar mais da trama. Já li muitos livros sobre o tema, e por este motivo este livro para mim ficou apenas no “legal”. Quem leu me conte o que achou, indico para quem não gosta dos policiais muito sangrentos ou muito pesados.

Série Virgil Flowers do John Sandford
In: www.johnsandford.org

  1. A sombra da lua (Dark of the moon)
  2. Noite de tempestade (Heat Lightning)
  3. Rough country (os demais ainda não lançados no Brasil).
  4. Bad blood
  5. Shock wave
  6. Mad river
  7. Storm front.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO