Belezas perigosas - Libba Bray

>>  quarta-feira, 11 de julho de 2012


BRAY, Libba. Belezas perigosas. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2008. 324p. (Gemma Doyle, v.1). Título original: A great and terrible beauty.

“Mas quando abro os olhos, ela ainda está lá, olhando fixamente para mim, acusadora. Não me importo se você nunca mais voltar para casa. Foi a última coisa que eu disse a ela. Antes de fugir. Antes de ela vir atrás de mim. Antes de eu a ver morrer numa visão. Sinto uma dormência nas pernas e nos braços. Desabo no chão onde o sangue da minha mãe toca a bainha do meu melhor vestido, manchando-a para sempre. E então o grito que eu estava retendo sai de dentro de mim com a força e a rapidez de um trem noturno no momento em que o céu se abre e desaba o temporal, abafando qualquer som.” p. 23

Esta trilogia é sempre muito elogiada pelos leitores, sempre quis começar a ler e agora que lançaram o último livro no Brasil eu não podia esperar mais.. Sou fã de livros sobre bruxas e este com certeza é imperdível para os fãs do estilo. Hoje vou falar de Belezas perigosas da Libba Bray.

O ano é 1895, o cenário é a movimentada Bombaim, a cidade mais populosa da Índia. Gemma Doyle, 16 anos, caminha contrariada ao lado de sua mãe, nas ruas super lotadas da cidade. Os comerciantes que atiram suas mercadorias aos fregueses, o calor arrasador com os longos vestidos e espartilhos, tudo isto irrita Gemma. A adolescente quer voltar para a Inglaterra, terra dos pais, e não sabe porque sua mãe insiste em continuar naquele país.

Nos últimos tempos sua teimosia para ir morar com a avó paterna só fez com que sua relação com a mãe, antes inseparável, se tornasse cada vez mais distante. Aquele era o dia de seu aniversário, mas nada que a mãe tentava a fazia melhorar, ela demonstrava sua raiva através de frases pouco simpáticas e agressivas. Ah se ela soubesse, se Gemma soubesse que aquela seria a última vez que veria a mãe viva.

O assassinato da mãe foi trágico e inexplicável para todos, Gemma estava assustada demais para falar, para contar que vira tudo acontecer na sua mente, pouco antes da tragédia. Agora ela estava com o coração partido, carregava nas costas a culpa por aquela morte e não entendia sua visão, estaria louca? Ao mesmo tempo um rapaz misterioso parece segui-la, seu nome é Kartik.

Da pior maneira possível ela consegue o que quer, dois meses depois está na Inglaterra e sua avó a envia para uma escola de bons costumes.  A Academia Spence é o que há de melhor para moças de boa família, meninas ricas que vivem na escola para aprender tudo sobre ser uma dama e arrumar um bom marido. Naquela época as meninas eram educadas para casar; bordados, arte, música, bons livros, tudo para que uma moça culta arrume o marido perfeito. E rico.

Gemma se assusta com o rigor da nova escola, rapidamente começa a sentir falta de sua liberdade na Índia. Ela faz amizade com Ann Bradshaw, sua colega de quarto, uma bolsista que era desprezada pelas outras alunas por ser pobre e sem grande atrativos físicos. Já as lindas Felicity Worthington e Pippa Cross são a elite da escola, maldosas e metidas.

Porém, de maneira improvável, as quatro ficam amigas e juntas fazem um pacto. Ao mesmo tempo Gemma encontra um diário antigo e descobre que ela não é a única a ter aquelas visões. Ela descobre sobre o Reino, um mundo paralelo, mas que pode ser acessado  se ela aprender como fazer. Ao mesmo tempo Kartik continua atrás dela e a alerta para bloquear aquelas visões.

Gemma e sua amigas descobrem um incrível mundo, mas logo descobrem o quanto isto é perigoso. Não são só elas que estão interessadas naquela passagem, algo de muito ruim pode sair de lá e Gemma precisa impedir.

“Os dedos dele são um suspiro em minha pele. Seu polegar sobe até o meu seio, traçando círculos em volta dele. Eu encosto a boca na pele salgada de seu pescoço. Sinto um joelho abrindo minhas coxas. Algo dentro de mim se rompe. É como se eu tivesse parado de respirar por um momento. Estou vazia. Buscando.
 Os dedos quentes vão descendo, hesitam, depois tocam uma parte minha que eu ainda não compreendo, um lugar ainda inexplorado." p.178-179

~~~~~

Não pense que esta é mais uma série juvenil, pelo enredo até poderia ter sido, mas a autora soube muito bem se diferenciar e construir uma historia belíssima. O enredo e a narrativa prendem o leitor, a evolução do livro é linear e você acompanha grudada os passos de Gemma para descobrir seu passado e seus poderes. 

O livro mistura sobrenatural, romance, mistério e muita tensão. As meninas não são todas boazinhas, pelo contrário, as vezes eu não entendia porque ela escolheu confiar em Felicity e Pippa, as personalidades fortes e diferentes dão ritmo a historia.

Os mistérios do passado da mãe de Gemma e de Kartik foram muito bem explorados, a autora deixou o leitor curioso para ler a continuação sem que para isto precisasse deixar o primeiro livro sem final ou sem explicações.  Como é uma escola feminina não temos muita presença masculina na historia, Kartik poderia ter tido mais destaque, estou curiosa para ver se aparecem personagens novos nos próximos livros.  Tem um começo de romance, mas nada realmente acontece.

Acho que o que eu mais gostei foi o fato da historia se passar no final do século XIX, as roupas dos personagens, os costumes, a ambientação, é tudo muito mais interessante. A protagonista é interessante, mas não cai de amores por ela. Na verdade eu não entendia como ela podia fazer tudo que Felicity queria, achei que a personagem poderia ter sido mais forte, ou menos anta as vezes rs. Foi a única coisa que não gostei na verdade, no mais gostei dos personagens.

Para quem é fã de bruxas, poderes e alguns mistérios eu indico com certeza.  Leiam!

Trilogia Gemma Doyle de Libba Bray
  1. Belezas Perigosas (Título original: A great and terrible beauty)
  2. Anjos rebeldes (Título original: Rebel Angels)
  3. Doce e distante (Título original: The sweet far thing)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO