Anjo mecânico - Cassandra Clare

>>  quarta-feira, 15 de agosto de 2012


CLARE, Cassandra. Anjo mecânico. Rio de Janeiro: Galera Record, 2012. 392p. (As peças infernais, v.1) Título Original: Clockwork Angel: The infernal devices.

“Jamais nos compreenderá pela leitura de um livro, dissera Will, mas o objetivo não era esse. Ele não sabia o que os livros significavam para ela, que livros eram símbolos da verdade e do pensamento, que eles reconheciam a existência dela e de seus semelhantes no mundo.” p.87

A série Os instrumentos mortais da Cassandra Clare está entre as queridinhas do público juvenil, Cidade dos ossos mantém uma média de 4.4 no Skoob com 4980 leitores; e 4.14 no Good Reads com mais de 172.000 leitores. Em um mundo povoado por seres sobrenaturais - conhecidos como membros do submundo-, vampiros, lobisomens, feiticeiros, fadas, demônios vivem sob o jugo das leis dos Caçadores de sombras. A fórmula é deliciosa, e enquanto esperamos ansiosamente a continuação, uma nova trilogia chega por aqui. As peças infernais se passa no mesmo mundo da primeira série, porém a trama acontece na Inglaterra vitoriana. Conheçam Anjo mecânico.

Theresa Gray, 16 anos, é uma americana que teve uma vida normal até o momento, não fácil, mas normal. Perdeu os pais ainda pequena e foi criada por sua tia Harriet, seu único irmão, Nathaniel, mudou-se para Londres a trabalho. Sua vida muda quando perde a tia, e sem ter como sobreviver muda-se para Londres seguindo as instruções do irmão.

Logo ao desembarcar a moça é sequestrada pela irmãs Black e Dark, duas senhoras estranhas que afirmam ter seu irmão como refém. Assustada e sem saber o que fazer, Tessa não tem alternativa a não ser obedecer. Ela logo é informada que não é uma humana normal, que tem um raro poder, o de transformadora. Tessa pode se transformar fisicamente me qualquer pessoa, desde que tenha um objeto dela nas mãos.

Mesmo sofrendo muito, a moça aprende a usar seus poderes, seu sucesso pode garantir a vida de seu irmão. Desesperada Tessa é informada que está sendo preparada para o Magistrado, que aparentemente, pretende se casar com ela. Por sorte Tessa é resgatada pelos Caçadores de Sombras e é levada para a sede do Instituto em Londres.

Will Herondale foi quem a salvou, o moço é a coisa mais bonita que ela já viu, mas é também bastante desagradável e pouco gentil. Junto com ele no instituto estão James Carstairs, mais conhecido como Jem, Jessamine Lovalece e o casal Charlotte e Henry Branwell. Os caçadores de sombra oferecem abrigo a Tessa, mas querem descobrir mais sobre seu poder e sobre o Magistrado.

Obviamente os membros do submundo não estão nada felizes com a fuga de Tessa, e coisas estranhas começam a acontecer. Ninguém sabe quem é o líder que chamam de Magistrado, sabem apenas que um perigo grande se aproxima.

Tessa deverá controlar seus poderes para usá-los a favor dos Caçadores, mas também deverá aprender a esconder seus sentimentos pelo misterioso Will. Em troca eles prometem ajudá-la a encontrar seu irmão. Mas os  desafios estão apenas começando.

~~~~~

Eu amei os três livros da série Instrumentos Mortais e por isso meu nível de exigência para a nova série aumentou. No geral as semelhanças são muitas, a narrativa da Cassandra mantém sua excelência, assim como sua trama bem desenvolvida e seus ótimos personagens.

Anjo mecânico acontece no século XVIII, muitos anos antes dos personagens da primeira série existir. Claro, quando falamos dos humanos. Aqui no primeiro livro já reencontramos o feiticeiro Magnus Blane, que eu adorei rever. O interessante é que os personagens, principalmente as mulheres, são bem diferentes. Jessamine odeia ser uma caçadora de sombras, tudo que a moça quer é sair desta vida, encontrar um marido e ter uma vida normal. Tessa se assusta muito com tudo, com mulheres lutando, com a maneira como se comportam e até com os rapazes mais atirados.

Eu gostei muito de todos os personagens, mas acho que Jem, que esconde uma misteriosa doença, foi quem me conquistou. O menino é inteligente, doce, sábio. A aventura é ótima e bem construída, mas no quesito romance, as coisas demoram para acontecer. Inicialmente Tessa fala muito dos dois meninos, Will e Jem. Mas logo fica claro seu interesse por Will, o problema é que não gostei do personagem. O tipo revoltado, cheio de mistérios, que gosta da menina mas a trata mal, já me cansou. Então não gostei da promessa de casal, que foi o que fez com que eu não gostasse tanto desta série quanto da primeira.

Pelo que vi nas avaliações dos sites (Skoob e GoodReads) o segundo livro vai ser bem melhor do que o primeiro, e foi a sensação que tive ao terminar. Muita ação ficou na promessa, muita coisa termina sem explicação. Os mistérios em torno do dom de Tessa e suas origens, o anjo mecânico, o segredo de Will, muita coisa ainda está para acontecer. Outra coisa que não gostei é que achei alguns desdobramentos bem manjados, eu tinha certeza que as coisas iam dar errado e eles vão e fazem, sem ninguém desconfiar de nada. Achei que Will deveria ser mais esperto, sabe quando o leitor tem certeza de quem são os vilões e os personagens tão lá na maior cegueira? Pois é.

Eu amo a autora e claro que indico esta série, estou ansiosa para ler o próximo volume. Só digo que eu adorei, mas não amei. De qualquer forma Cassandra Clare é certeza de um bom sobrenatural, leiam sem dúvidas!

Trilogia As peças infernais de Cassandra Clare
  1. Anjo mecânico (Clockwork Angel)
  2. Príncipe mecânico (Clockwork Prince)
  3. Princesa mecânica (Clockwork Princess).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO