Feita de fumaça e osso - Laini Taylor

>>  terça-feira, 23 de outubro de 2012


TAYLOR, Laini. Feita de fumaça e osso. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2012. 384p. (Feita de fumaça e osso, v.1). Título original: Daughter of smoke and bone.

“Essa nova coisa que surgiu entre eles era... astral. Transformou o ar, e estava nela também – uma atração, quente e suave – e por um momento, suas mãos nas dele, Karou se sentiu tão sem poder quanto a luz de uma estrela puxada em direção ao sol na imensa e estranha trama do espaço. Ela lutou contra isso, tentando fugir.” p. 183

Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram... E eu não pensei que iria me envolver tanto com a estória. O romance sobrenatural com amor proibido, guerra entre as raças e etc. não seria novidade para ninguém, mas mesmo assim ele é muito melhor que muitos do estilo. Confira tudo sobre Feita de fumaça e osso da americana Laini Taylor.

Ela é Karou, 17 anos, mora em Praga e estuda arte, uma moça misteriosa e com lindos cabelos azuis - que fala para todo mundo que é natural. Nunca soube de suas origens, nem porque é tão diferente de todo mundo, mas se sua melhor amiga - Zuzana, e o idiota do seu ex-namorado - Kaz, soubessem da verdade... Karou, uma menina simplesmente adorável. Sua pele macia, suas pernas longas, seu cabelo azul-celeste comprido, seu olhar sempre luminoso e ofuscante, os olhos escuros que sugeriam segredos e mistérios. Assim como suas missões, quando ela desaparecia de uma hora para outra com suas tarefas secretas.  E havia também seus lindos desenhos, onde demônios e seres fantásticos tomavam forma em seus cadernos.

Para eles, Brimstone – o mercador de desejos – era apenas uma historia de fantasia, mas aquela era sua vida. Assim como Kishmish, Issa, Yasri e Twiga. Se eles saíssem às ruas os humanos gritariam: monstros, demônios. Eles chamavam a si mesmo de quimeras. Ela afirmava que eram reais, não gostava de mentir, mas claro que ninguém acreditava nela. Karou não se acha nada normal, não com todas aquelas tatuagens - inclusive os hamsás nas mãos, que não se lembra de ter feito e não sabe o significado -, além disso fala diversas línguas – algumas não humanas, tem cicatrizes e nunca se assusta com nada.

Eles eram sua família, uma humana no meio das quimeras. Não se lembra dos pais, apenas cresceu e começou a realizar as missões para Brimstone, sempre que ele precisava de mais dentes. Ela não sabia por que ele precisava de tantos dentes, mas ele a pagava com desejos. Os scuppies, os desejos pequenos, ela podia pegar a vontade, enchia um colar com aquelas contas. Ele pagava pelos seus serviços com shings, que podiam realizar desejos médios, mas ela queria algo como os gavriéis, os grandes desejos.

Karou viaja através dos portais, fala diversas línguas e conhece vários países. Não sabia para que fazia aquele trabalho, uma vida de mistérios. Tudo complica ainda mais, quando ela conhece um completo estranho, um anjo, que tenta matá-la.

~~~~~

Laini Taylor escreve de uma forma irresistível, que mantém o leitor grudado a cada uma das páginas de Feita de fumaça e osso. Uma leitura deliciosa, cheia de aventuras, mistérios, ótimos personagens e diálogos bem humorados.  Karou é uma das “boas” mocinhas, cheia de atitude e coragem, não irrita o leitor com dramas e etc. Seus amigos são ótimos, gostei muito da construção de todos os personagens e Zuzana garante a parte divertida da narrativa.

Apesar do clichê do amor do demônio por um anjo, o livro não é focado no romance e só na segunda metade que ficamos conhecendo melhor Akiva, o anjo. Aí tem aquela parte que cai no clichê, ambos muito lindos, inimigos naturais, que se sentem imediatamente atraídos e se apaixonam à primeira vista. O legal é que tem uma historia por trás desta atração fatal, que faz parte do mistério do livro. Eu gostei muito mais da primeira metade, tirei uma estrelinha pelo “romance atração fatal”, mas o final é de ficar de queixo caído.

A narrativa forte, o clima gótico e os elementos inovadores fazem com que o livro fuja do comum e foi o que mais me empolgou durante a leitura. Apesar do que sabemos de anjosXdemônios a narrativa não ganha um cunho religioso, o mundo sobrenatural é audacioso e bem desenvolvido.  O mistério em torno de Brimstone, seus dentes e seus desejos eu achei sensacional.

Karou é uma das mocinhas adolescentes legais, ela é forte, decidida e tem uma aura de força e mistério ao seu redor. Akiva é uma alma atormentada e apesar do rostinho perfeito, não entra no meu rol de mocinhos favoritos, mas gostei dele. Alguns personagens poderiam ter tido maior destaque, como Brimstone, eu adorei o personagem. O livro fecha muito bem seus mistérios e não termina no ar, mas mesmo assim fiquei muito ansiosa para ler a continuação.

Se você gosta de sobrenatural, este entra na lista das leituras imperdíveis. O trabalho da Intrínseca está impecável, uma das capas mais bonitas do ano. Se quiserem mais sobre o livro, leiam também a resenha linda da La Sorciere. Quem leu me diga o que achou, eu recomendo a leitura e espero que gostem como eu de Karou e sua família quimera. =]

Trilogia Feita de fumaça e osso da Laini Taylor
  1. Feita de fumaça e osso (Daughter of smoke and bone)
  2. Dias de sangue e estrelas (Days of blood & starlight)
  3. Sonhos com deuses & monstros (Dreams of gods & monsters).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO