Dias de sangue e estrelas - Laini Taylor

>>  sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TAYLOR, Laini. Dias de sangue e estrelas. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013. 448p. (Feita de fumaça e osso, v.2). Título original: Days of blood and starlight.

“Em breve todo o resto faria sentido. Em breve Akiva perceberia o significado de tudo aquilo – o lugar, os quimeras, o que ela dissera; uma coisa levaria à outra e o destruiria – em um estalo repentino e doloroso. Mas durante aqueles instantes, antes de respirar, o mundo pareceu silencioso e tão radiante, e Akiva só conseguia pensar em uma coisa, e a ela se agarrou, querendo viver para sempre naquele momento.
Karou estava viva” p. 223-224

Em Feita de fumaça e osso conhecemos Karou, a menina  de 17 anos, cabelos azuis, estudante de artes plásticas e que vive sozinha em seu apartamento em Praga. Karou sempre disse a verdade para a melhor amiga Zuzana e para quem perguntasse; os monstros desenhados em seu caderno eram reais, não eram demônios, eram a sua família quimera. Claro que ninguém acreditava nela, para eles Brimstone, Kishmish, Issa, Yasri e Twiga eram apenas personagens de um caderno. Karou sempre fez trabalhos para Brimstone, ela viajava pelo mundo através de portais e procurava dentes, em troca ganhava desejos. Karou não sabia tudo o que estava por trás daquilo. Até que conheceu um anjo que tentou matá-la, Akiva. E sua vida mudou para sempre.

A partir daqui contém spoilers se você não leu Feita de fumaça e osso, confira a resenha do primeiro livro. ^^

Karou descobriu toda a verdade, encontrando as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é e o que é, sabe que é uma quimera como a sua família. Sabe que foi assassinada, decapitada pelo príncipe dos quimeras, Thiago. Que ele fez isso ao descobrir seus encontros com seu amor secreto, o maior inimigo dos quimeras, um anjo. Que este anjo é Akiva. Depois de morta a alma de Karou foi colocada em um corpo humano e ela nunca soube de seu passado. É isso que Brimstone faz, ou melhor, fazia. Ele coletava as almas dos quimeras mortos e criava um novo corpo para elas, foi isso que ele ensinou Karou a fazer.

Agora ele se foi, e destroçada pela perda, Karou culpa seu amor por seu maior inimigo, Akiva, por tudo o que aconteceu. Duas vezes eles se apaixonaram, das duas vezes isso terminou muito mal. Ela quer vingança para os quimeras, que foram destruídos em sua cidade. Karou faz o que nunca sonhou em fazer, se une a Thiago para criar um exército de quimeras.

Do outro lado  da batalha, Akiva reencontra os irmãos, Liraz e Hazael, sem saber se ainda é um deles. Se não é considerado um traidor pelos anjos, depois de salvar a vida de Karou na batalha da ponte. Ele tenta seguir em frente, sem saber se Karou está viva, e segue as ordens de seus superiores. Mas os anjos estão cansados de lutar uma guerra tão injusta, cansados de matar quimeras inocentes, mulheres e crianças. Cabe a Akiva, escolher como viver sua vida. Ele busca perdão, redenção.

No mundo humano, Zuzana e seu namorado Mik, estão vivendo no apartamento de Karou. Ela faz de tudo para encontrar a amiga, e depois de inúmeros e-mails não respondidos, descobre uma pista, e segue em seu encalço. Ela não tem ideia de onde está se metendo.

Eles se amavam, mas agora estão em lados opostos de uma batalha mortal. Mais uma vez...

~~~~~~~

A autora não perdeu a mão, o segundo livro continua tão bom quanto o primeiro. A trama é consistente, a fantasia criada por Laini Taylor é original, apesar dos clichês hehe. Claro que a coisa toda de opostos se amando é bem antiga, anjos X demônios e coisa e tal. Mas o clima sombrio, as referências góticas e a narrativa forte faz toda a diferença. A fantasia é mais real, talvez por mostrar realmente o lado mais cruel de uma guerra. E no meio de toda a tensão, de todo o sofrimento, temos Zuzana como um sopro de ar fresco.  A personagem ganha importância na trama e garante momentos hilários e cenas impagáveis. 

Aqui até os anjos ganham um lado mais humano, no primeiro livro vemos todos sem nenhum sentimento, com exceção de Akiva. Os quimeras são fofos, tirando os seres odiosos como Thiago rs.

A trama é boa e a autora escreve muito bem, mas o segundo volume tem algumas partes bem lentinhas. Personagens secundários ganham alguns capítulos da narrativa para contar historias paralelas, que fazem sentido para explicar a guerra e outros desdobramentos; mas foram partes mornas e que deixaram o livro um pouco cansativo.

No final o ritmo acelera e ele termina tão emocionante quanto o primeiro. Não esperem muito do romance, eles realmente estão em lados opostos desta guerra e Karou está com ódio de Akiva pela morte de sua família. Quero ver como a autora irá terminar a historia, não consigo prever o que pode acontecer no final.

Para quem gosta de romance sobrenatural, a trilogia foge do comum e vale a pena. Leiam!

Trilogia Feita de fumaça e osso da Laini Taylor
  1. Feita de fumaça e osso (Daughter of smoke and bone)
  2. Dias de sangue e estrelas (Days of blood & starlight)
  3. Sonhos com deuses & monstros (Dreams of gods & monsters).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO