Gata branca - Holly Black

>>  quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


BLACK, Holly. Gata branca. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2012. 360p. (Mestres da maldição, v.1). Título original: White cat.

“Tenho esse problema. Às vezes, me apaixono demais pelo golpe; mesmo quando ele dá errado, prefiro que ele se vire contra mim a abandoná-lo no meio.” p.99

A trilogia Mestres da maldição é bem diferente de tudo que você já leu sobre magia. Ela é protagonizada e narrada por um rapaz. Não é nada ortodoxa. Ela é ágil e suas piadas são repletas de humor negro. Você vai descobrir que mentir é fundamental. O romance não é o foco principal da historia, longe disso. Ainda não te convenci? Ok, então confira a resenha do primeiro volume da trilogia com Gata branca da Holly Black.

As pessoas sabem que eles existem, sabem e temem seus poderes. O governo tenta criar leis que controle aqueles que no passado, dominavam a sociedade. Os mestres das maldições. Hoje as pessoas usam luvas o tempo todo, o toque da mão de um mestre em qualquer parte do seu corpo é o suficiente para te amaldiçoar. Mestres da sorte, mestres da morte, mestres da memória. A família Sharpe é uma das mais importantes famílias mágicas, todos os seus membros são mestres, ou quase. Mas o uso da magia é ilegal, então todos eles não passam de criminosos. Ah, existe outra coisa importante que você deve saber, a magia cobra o seu preço. Os mestres sofrem o rebote de cada feitiço que fazem, um feitiço forte demais, pode matar ou levar a loucura quem o executa.

Cassel Sharpe sabe de todas estas coisas porque vem de uma família de mestres da maldição, mas ele mesmo, é um estranho no ninho. Um garoto normal entre seus irmãos talentosos, sendo sempre excluído por não ter poderes. Mesmo agora com o pai morto e a mãe na cadeia ele ainda se ressente dos irmãos. Ele é o único normal em uma família de paranormais, bom, fora um detalhe, ele matou sua melhor amiga e não lembra como e nem o motivo. Ele também não sabe muito sobre os poderes da família, sabe que o avô é um mestre da morte, sua mão apenas com cotocos no lugar dos dedos está lá para provar; sabe que a mãe é uma mestre das emoções, e está na cadeia por seduzir algum milionário.

“Há sangue demais, e não me lembro de ter enfiado a faca nela, mas uma faca molhada está na minha mão e o sangue está espalhado pelo piso como um revestimento pesado.” p.77

Ele só quer fugir deste passado e ser um garoto normal, longe da família, longe das lembranças. E é por isso que ele está na escola, tentando sem muito sucesso fazer amigos e ter uma namorada. Até que começam os sonhos, os ataques de sonambulismo. Ele sonha com uma gata branca, e acorda em uma situação perigosa que quase lhe causa um grave acidente.

Cassel está acostumado a aplicar golpes, ele nunca teve poderes, mas sua mãe o ensinou muito bem a mentir e a roubar. Na escola ele conduz um jogo de apostas com pequenas coisas do cotidiano, e agora ele vai precisar de seus golpes para descobrir o que está acontecendo. Sua família esconde muitos segredos, seu passado é cheio de vácuos, suas memórias as vezes lhe faltam. Ele vai precisar de um grande golpe para descobrir a verdade.

~~~~~

A autora Holly Black editou o livro de contos Zumbis x Unicórnios (SKOOB) lançado recentemente no Brasil pela Galera Record, além disso é autora das séries As crônicas de Spiderwick (SKOOB) e Fadas ousadas e modernas (SKOOB), ambas pela Rocco. Eu não conheço as outras séries – agora estou curiosa – e ainda não tinha lido nada da autora, mas adorei este livro! Cassie é um personagem perturbado, irônico e politicamente incorreto. Ele faz de tudo para atingir seus objetivos, mente, engana, aplica diversos golpes. O livro narrado por um garoto é mais ágil e tudo acontece muito rápido, sem frescuras e dramas.

Eu adoro livros sobre bruxas e bruxos então normalmente já tenho predisposição em gostar destas historias. E este livro me surpreendeu, engraçado que as resenhas por ai estão bem amo ou odeie, monte de gente super entusiasmado e outro tanto metendo o pau. Este é daqueles que eu gosto tanto que até assusto quando vejo muita resenha negativa rs, eu já devia ter me acostumado – gostos são mesmo assim muito diferentes.

O livro deixa sim algumas pontas soltas, não são erros da trama, são fatos poucos abordados como, por exemplo, maiores informações sobre os mestres das maldições e as consequências de seus poderes; mas são assuntos que ela pode desenvolver melhor no segundo livro.  O enredo também é bem previsível, na maioria das vezes enquanto Cassel ainda estava procurando respostas, eu já sabia o que ele iria encontrar. Isso tira o suspense da trama, mas não chega a ser uma coisa ruim, é só menos emocionante.

E embora eu tenha sacado tudo deste o começo, eu gostei do “mistério” do assassinato de sua melhor amiga, algo que ele guardava muito remorso até hoje, que deixava Cassel confuso e com a certeza de que não era uma boa pessoa.

Os outros personagens, como seus amigos da escola, e a amiga morta não são muto desenvolvidos neste começo, é tudo muito rápido. Queria conhecer melhor seu avô e seus irmãos, a ideia da trama é muito legal! 

A magia dos mestres pode ser bem perigosa, o livro fala de máfia, golpes, mentiras e muita violência. E eu adorei este clima todo desconhecido, tanto dos poderes dos mestres, quanto o que cercava Cassel. Afinal, com uma família como a dele, ninguém precisa de inimigos. O livro também tem um final bem satisfatório, você não fica desesperado pela continuação por ter ficado sem um final para a historia.

Gata branca é um livro que pode ser extremamente divertido e diferente. Eu adorei e estou ansiosa para o lançamento da continuação. Mas é um YA, e um mais leve, então não leia cheio de expectativas... ao mesmo tempo que eu adorei eu consigo perceber os problemas da trama. Ah leiam, e me contem o que vocês acharam ok?

Trilogia Mestres da maldição da Holly Black
  1. Gata branca (White cat)
  2. Luva vermelha (Red glove)
  3. Alma negra (Black heart).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO