Conquista - Ally Condie

>>  terça-feira, 15 de outubro de 2013

CONDIE, Ally. Conquista. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2013. 352p. (Matched, v.3).Título original: Reached.

“Cassia fala comigo gentilmente, quase cantando. Eu respiro...
'Eu escalo escuro adentro por você
Você vai esperar nas estrelas por mim?'
Eu vou.
E não importa o que acontecer, Cassia vai se lembrar de mim. Ninguém, nem a Sociedade ou a Insurreição ou outra pessoa, pode tirar isso dela. Muita coisa aconteceu. E passou muito tempo.
Ela vai saber que estive aqui. E que eu a amo.
Cassia vai sempre saber disso, a não ser que ela escolha esquecer.” p. 206

E mais uma trilogia distópica chega ao fim, eu estava curiosa para saber o final desta historia. Já me disseram que tenho birra e reclamo de todos os finais hehe, hoje vocês saber o que achei sobre o final da Trilogia Matched, com Conquista da Ally Condie.

A sociedade controla a vida de seus cidadãos desde o nascimento, onde você mora, quais são seus estudos, seus esportes praticados, com quem você casa, qual será sua carreira e até o dia de sua morte. Em troca a sociedade garante uma vida sem contratempos, sem doenças ou tragédias. Sem emoção... sem livre arbítrio. Cássia cresceu neste mundo e nunca contestou esta vida, até que um erro em sua cerimônia de pareamento muda tudo. Ela deverá se casar com Xander, mas se sente atraída por Ky. Ela quer ter o direito de escolha.

A partir daqui contem spoilers para quem não leu Destino e Travessia.

No final de Travessia Cassia e Ky finalmente encontram a Insurreição, e Cassia também desconfia que Xander sempre fez parte do grupo. Agora eles estão separados, Ky ficou para servir a Insurreição como piloto, Cassia foi mandada de volta para a Sociedade para trabalhar disfarçada como Classificadora. E Xander está trabalhando como oficial médico da Sociedade.

Cassia Reyes segue trabalhando como Classificadora para a Sociedade, enquanto secretamente realiza alguns trabalhos como Arquivista, garantindo uma forma de vender e comprar coisas, sua única chance de enviar recados para Ky e Xander. Ela não sabe se terá algum papel na Insurreição e apenas espera o que virá a seguir, e sofre estando mais uma vez longe de seu amor.

Xander Carrow sabe que a Insurreição irá agir a qualquer momento, ele trabalha como Oficial Médico para a Sociedade, e tem alguma ideia de como tudo vai começar. Xander tem esperança de reconquistar o coração de Cassia, mas ele também não quer que nada aconteça a Ky, ele quer vencer de forma justa. Ele acredita que quando a Sociedade o escolheu para ficar com Cassia, selou o seu destino. Ela nunca iria amá-lo já que isso era o que se esperava dela. Ky tem uma grande vantagem na corrida pelo coração da moça.

Ky Markham está trabalhando como piloto, fazendo missões por toda a região enquanto pena por não poder ver se Cassia está bem. Ao seu lado está Indie, a melhor dos pilotos, a que tem uma quedinha por Ky. Ele esperava reencontrar seu amor em breve, e torce para que a Insurreição comece logo.

E quando tudo desaba, quando uma praga toma conta da Sociedade e as pessoas começam a sucumbir a uma doença mortal, só a Insurreição tem a cura. Pessoas irão morrer, a Insurreição planeja curar todos, tratá-los contra a doença. Porém, um vírus mortal, não irá agir como todos esperam. Restam escolhas difíceis para Ky, Cassia e Xander.

~~~~~~~~

Então, eu adorei!! Até que enfim um final de série/trilogia que não me decepciona \o. Assim, eu não amei Destino nem Travessia, então não esperava que este fosse um favorito, mas foi um final muito bom para a distopia. E eu babo nestas capas, vou confessar para vocês que fico sempre olhando para elas na estante. :P

Neste volume finalmente começa a Insurreição, que surpreende a todos de maneiras inesperadas. Apesar do triangulo amoroso e de Ky e Xander serem ótimos personagens masculinos, acho que nunca ouve um “triangulo forte”, porque Cassia nunca teve dúvidas de com quem queria ficar. Eu gosto muito dos dois personagens e sempre torci mais por um deles, mas não esperava uma surpresa neste sentido e não tive.

Alguns personagens novos ganham destaque, Indie ao lado de Ky, e Lei ao lado de Xander. Cassia é a mais sozinha neste volume, grande parte do livro ela passa procurando uma maneira de ir até Ky, fiquei agoniada por ela.

A Sociedade não se revelou como uma grande parte do livro, a historia é focada nos protagonistas e não tem uma grande ambientação do cenário político como alguns esperavam. Quando se fala em “revolução” eu esperava mais, mas não fiquei frustrada. porque o mote da praga rendeu muito bem. É assustador, um vírus mortal, pouca chance de cura, muita gente morrendo.

Como eu disse desde o início não é uma das minhas distopias favoritas, mas eu sempre gostei muito da historia. Ally escreve bem, gosto muito da narrativa da autora. Inclusive achei que este volume ficou ótimo porque alterna todos os capítulos entre os três protagonistas.

Acho que merecia um epílogo, eu sempre quero saber o que acontece “depois do fim” hehe, mas no geral o final foi muito bom. Leiam!

Trilogia Matched de Ally Condie
  1. Destino (Matched)
  2. Travessia (Crossed)
  3. Conquista (Reached)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO