Escândalo - Therese Fowler

>>  sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

FOWLER. Therese. Escândalo. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2013. 384p. Título original: Exposure.

“- Tudo bem, então, eis o que sei: a acusação, Estatuto 14.190.15 da Carolina do Norte, Disseminar material impróprio para menores, trata-se de uma contravenção de Classe 1, que em determinadas circunstâncias é punível com pena de prisão. O promotor realmente teve de ir fundo para chegar a isso – disse ela. – Quem, perdoem minha linguagem, o sacaneou?” p. 155

Em 2009, o filho da autora Therese Fowler, então com 19 anos, foi preso sob a acusação de sexting; para alertar jovens e pais do que se trata esta prática, a autora escreveu este romance. Chocante e perturbador, um romance juvenil com consequências trágicas em Escândalo.

Amelia Wilkes aos 17 anos era a filha perfeita de uma família "perfeita". O bem sucedido dono de seis franquias de automóveis importados, Harlan Wilkes, é extremamente rigoroso e protetor com suas garotas, a filha e a esposa Sheri. Ele proíbe que a filha namore até que esteja madura o suficiente para tal; tem até algumas ideias de rapazes ambiciosos que seriam ideais para ela, e já escolheu o curso que filha irá cursar na Duke, para sucedê-lo futuramente nos negócios.

Amelia tem outros sonhos, que nunca teve coragem de contar aos pais. Ela é estudiosa e tem ótimas notas, adora correr, cantar e atuar, e participa ativamente das atividades teatrais da escola. Seu sonho é ir para Nova York fazer artes cênicas e no futuro trabalhar na Broadway. Estes eram seus sonhos, sonhos que se transformaram em planos desde que ela encontrou o amor.

Anthony Winter tem 18 anos e ama atuar, o moreno com traços espanhóis herdou a beleza do pai que nunca conheceu, e a inteligência e o gosto pelas artes da mãe. Kim Winter é professora de artes e francês na Ravenswood, e sempre foi muito unida ao único filho, enfrentou com sucesso as dificuldades como mãe solteira e tem orgulho de seu garoto. Anthony é inteligente, carinhoso e honesto. Ela não estranhou quando viu o filho apaixonado pela bela Amelia, e não se meteu no namoro secreto do casal.

Amelia sabe que o pai jamais aceitaria Anthony; filho de mãe solteira, novo na cidade e sem dinheiro. Decide não estragar o relacionamento dos dois com brigas e proibições. Ela ama Antonio. Ele a ama. Eles podem esperar mais 200 e poucos dias até ela atingir a maioridade, aos 18 anos o pai não poderá decidir mais nada por ela. Era o que ela achava quando acordou naquela linda manhã.

Naquela manhã, nove horas antes de sua prisão, Anthony estava na varanda olhando o milagre na natureza e lembrando da voz sussurrada de Amelia ao acordar... “Sonhei com a gente” disse ela, de forma sugestiva que mexeu com ele por dentro e por fora.

O pai de Amelia descobre algo que pode ser comum para os jovens. E  o que era uma brincadeira entre namorados, vira um caso de prisão. Com poder e influência ele transforma Anthony em um criminoso sexual pervertido atrás de sua filha inocente. A bola de neve causada pela prisão de Anthony foi algo que nenhum dos muitos envolvidos poderia imaginar.

~~~~~~

Revoltante. Eu não devia ter trazido este livro na minha viagem para a roça, aqui é tão calmo e silencioso e o livro em alguns momentos deu vontade de vomitar. Eu tive tanto ódio do pai de Amelia, do que ele fez, das consequências de tudo aquilo que eu queria socar alguma coisa. O livro mexe com o leitor, eu tive uma reação física estranha, um aperto no peito que só passou ao chegar ao final, reli o final a partir da página 340 e mesmo assim a sensação ruim não passou. Eu chorei com o final, mas eu ficaria mais feliz se eu pudesse dar uns tapas em alguém rs.

A leitura me causou uma sensação de angustia tão grande que fiquei sem saber como avaliá-lo com uma nota. Fiquei assustada, pensando se é realmente possível que uma coisa tão boba tivesse consequências tão devastadoras, apenas porque um pai poderoso e um promotor interesseiro tinham interesse na historia. E sabemos que sim, já que o livro é baseado em uma historia real. Eu sofri tanto por Anthony, fiquei com tanta dó da mãe dele. Fiquei assustada com os valores que os advogados cobram em um caso assim O.O, e com a injustiça e a interpretação das leis em geral.

Enfim, o enredo é de embrulhar o estomago. Digo isso no bom sentido, não é todo autor que consegue envolver tanto o leitor. E só de pensar que a autora viveu isso com o próprio filho e teve coragem de colocar tudo no papel, nem consigo imaginar. Eu já esperava por um livro forte e dramático, já li Souvenir da Therese e tinha ideia do que viria. Mesmo assim foi diferente, não posso dizer que eu amei, mas eu leria de novo – devo ser masoquista – sem pensar duas vezes.

Mudando de assunto, vou voltar a reclamar dos capistas da Editora. Não sei o que tem acontecido com este povo, sério rsrs. Eles acertaram – de novo – no marcador com o rapaz algemado, mas colocaram este menino LOIRO, nada a ver, com esta capa estranha deitados na areia?! E a menina de cabelo preto? Aff, quando eles vão perceber que quem desenha a capa precisa ler o livro?!

O casal tem química, eles combinam e tem sonhos em comum. Parecem um Romeu e Julieta moderno, como citado na capa. Achei Amelia fraca e que suas ações, ou falta delas, também influenciaram em tudo que aconteceu, mas bem, a menina tem 17 anos e um pai rigoroso, deu para entender. 

Eu estou sem internet há uma semana, estou escrevendo a resenha no escuro, mas curiosa para chegar em casa e ver outras opiniões sobre o livro. Foi uma leitura forte e marcante, indico para quem curte romances mais pesados e uma historia tão real. Leiam!

Avaliação (1 a 5): 3,5

Comente e concorra ao Kit de Top Comentarista de dezembro, não esqueça de preencher o formulário. ^^ 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO