Dente por dente - Jenny Han e Siobhan Vivian

>>  sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

HAN, Jenny; VIVIAN, Siobhan. Dente por dente. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2013. 510p. (Olho por olho, v.2). Título original: Fire with fire.

“Caio na cama e fico olhando para o teto. Repetidas vezes. E escolho Reeve acima de qualquer outra coisa ou pessoa. E é sempre a escolha errada. É como se minha vida fosse um disco riscado, e, embora soubesse o que iria acontecer, não fosse capaz de pular o risco.” p.292

Como já dizia o Seu Madruga... “A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”, mas nossas protagonistas não se importavam com as consequências, elas queriam vingança e fariam de tudo para ir até o fim. Até que as coisas dão muito errado... O primeiro livro termina matando o leitor de curiosidade, e hoje vou falar sobre o segundo volume desta trilogia YA viciante com Dente por dente da Jenny e Han e Siobhan Vivian.

Em Olho por olho ficamos conhecendo três garotas que vivem na pequena Ilha Jar, um paraíso dominado pelos riquinhos da ilha, um lugar onde popularidade dita a vida dos adolescentes. Lillia, Kat e Mary são garotas muito diferentes, mas acabam juntas e com um pacto, a promessa de se vingar de todos os que as prejudicaram. Mas uma coisa leva a outra, e quando veem estão no meio de uma complicada bola de neve, coisas surpreendentes acontecem e no final, pode ser tarde demais para desistir.

A partir daqui contém spoilers se você não leu Olho por olho.

A noite de Homecoming muda os planos das meninas, agora tudo é mais complicado, embora ninguém pareça desconfiar de nada. A asiática riquinha Lillia Cho estava desesperada, sua vida estaria arruinada se descobrissem o que ela havia feito com Reeve. Já Mary não sabe o que pensar, ela queria esta vingança, queria acabar com o cara que a havia humilhado e levado uma menina de 13 anos a tentar o suicídio. Kat DeBrassio não acha que Rennie teve o suficiente, sua ex melhor amiga está pior do que nunca.

Mas as consequências do que elas fizeram podem ser perigosas, o astro de futebol e destaque dos olheiros das faculdades está no hospital, Reeve quebrou a perna e sua carreira pode estar arruinada. E mesmo assim continua sendo um cretino, e agora Rennie está com ódio de Lilia e isola a garota da turminha no colégio.

Elas acham que ele precisa provar do próprio veneno, se apaixonar e ter seu coração partido de modo cruel, como ele fez no passado com uma garotinha. E por falar em Mary, a moça está mais estranha do que nunca, agora que sabe que tem estranhos poderes, coisas inexplicáveis acontecem a sua volta.

Elas continuam com o plano, mas têm medo do que pode acontecer. Será que desta vez Reeve vai aprender a lição?

~~~~~~~~~

Melhor do que o primeiro volume e com um final de cair o queixo. Estou gostando mais do que esperava, uma leitura emocionante e as autoras conseguiram me surpreender com alguns desdobramentos. E terminaram a historia de um jeito que fica todo mundo louco pela continuação.

Eu gosto das protagonistas, apesar de não entender muito bem qual é a da Kat. Entre todas as meninas ela me parece a mais “rebelde sem causa”. Sim ela tem uma vida sofrida, perdeu a mãe, o pai não serve para muita coisa, a ex melhor amiga a humilha diariamente na escola, mas eu não via motivo para tudo aquilo. Lillia é mais pé no chão, ela abre mão de muita coisa para ajudar as amigas na vingança e é aí que ela se perde, as consequências do novo plano vão deixar a menina perdida.

Mary é o grande mistério do livro, na verdade têm várias perguntas em aberto e a principal delas é, quem é Mary? Quem adivinhou me conte, eu imaginei várias coisas, mas passei longe de acertar. Foi a parte que mais gostei.  O livro deixa outras questões em aberto: Como o que a Kat quer - não sei teremos uma resposta; se Reeve está ou não sendo verdadeiro em vários momentos... E qual decisão Lillia irá tomar.

No primeiro livro achei que tudo foi muito jogado para o leitor, aqui sinto um pequeno amadurecimento nas personagens e alguns pontos foram desenvolvidos de forma mas clara. Queria conhecer o outro lado da moeda, e ver a historia pelos olhos de Alex, Reeve e Rennie, mas como não tem jeito; acho até que é uma das jogadas da autora, você ficar pensando em quem pode confiar, se as pessoas estão ou não sendo sinceras. Ou se elas realmente têm motivo para o que estão fazendo.

É um emaranhado de acontecimentos, coisas pequenas têm grandes consequências, segredos são revelados e muita coisa acontece. O livro é bem grande e está longe de ser cansativo, é uma leitura rápida e gostosa, a curiosidade sendo um dos fatores que prende o leitor até o final. Gosto da forma como as autoras trabalham temas como responsabilidade, escolhas, consequências e culpa. Um dos YAs aprovados, leiam!

Trilogia Olho por olho da Jenny Han e Sibhan Vivian
  1. Olho por olho (Burn for burn)
  2. Dente por dente (Fire with fire)
  3. Ashes to Ashes (ainda não lançado no Brasil).

Avaliação (1 a 5): 

Comentou? Preencha o formulário diariamente e participe do Top Comentarista de Fevereiro.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO