Olho por olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

>>  quinta-feira, 7 de novembro de 2013

HAN, Jenny; VIVIAN, Siobhan. Olho por olho. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2013. 320p. (Olho por olho, v.1). Título original: Burn for burn.

“Hoje falei para aquela garota no banheiro que Reeve ia ter o que merecia, que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora não tenho tanta certeza. Quando foi que Rennie pagou por tudo de ruim que fez comigo? Nunca. Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane.” p. 94

Quando alguma coisa de ruim acontece por culpa de alguém, quando você vê como algumas pessoas fazem coisas terríveis, você pensa algo como: “O que é dele está guardado.” ou “Aqui se faz aqui se paga.”, confiando no carma e no destino para que as pessoas paguem pelo que fizeram. Mas algumas pessoas acham que o carma não age rápido o suficiente, ou que talvez, o castigo não é bom o suficiente. E elas resolvem fazer justiça pelas próprias mãos, fazer com que paguem por tudo de ruim que fizeram. Elas querem vingança! Este é o primeiro volume da trilogia com Olho por olho da Jenny Han e Siobhan Vivian.

A pequena e calorosa Ilha Jar é o paraíso de praia, piscina e sol para muitos adolescentes, que se conhecem desde crianças e estudaram sempre na mesma escola. Mas é o inferno para quem quer sair dali, para quem depende da balsa para escapar, para quem sofre diariamente nas mãos dos riquinhos da ilha.

Lillia Cho é a asiática linda e rica, que sempre andou com a turma dos populares. Está sempre ao lado da melhor amiga, Rennie. Porém, não consegue mais fechar os olhos para o comportamento mesquinho dela. Elas e os meninos estão sempre juntos, Rennie vive dizendo que Alex tem uma quedinha por Lilia, mas para ela, ele é apenas um amigo. Agora com a irmã mais nova começando o ensino médio, Lillia tem que cuidar de Nadia, para que nada de mal aconteça a ela.

Kat DeBrassio já foi a melhor amiga de Rennie, e depois que Lilia mudou para a ilha as três eram inseparáveis, até que Rennie a excluiu da turma, a humilhou e nunca mais falou com ela. Hoje Kat é uma das revoltadas da escola. Ela é uma rebelde e está sempre trocando insultos dom Rennie. Tudo que Kat quer é sair daquela ilha e ter uma vida normal, longe daqueles perdedores. Estranhamente, ela e Alex ficam amigos durante o verão, claro, longe da turma dele.

Mary está de volta a ilha, agora com 17 anos se sente preparada para enfrentar o que fez com que ela fugisse dali há quatro anos. Algo aconteceu no passado que ainda tira o seu sono, e ela quer tirar a historia a limpo.

Lilia confiava nos meninos, mas o que aconteceu no último verão a faz ver seus amigos com outros olhos, e ela só quer proteger a irmã. Kat está cansada de ser ofendida, alguém precisa ensinar uma lição para aquela pessoa. Mary deixou a ilha por causa de um menino, mas ela não está sozinha agora. Juntas, as três garotas, se reúnem com um plano, vingança! Resta saber se elas conseguirão parar antes que seja tarde demais.

~~~~~~

Uma leitura rápida, gostosa e divertida. As autoras souberam trabalhar juntas, a leitura flui muito bem e mantém o leitor fisgado na historia. A narrativa em primeira pessoa se alterna entre as três protagonistas, gostei da escolha, ficamos conhecendo bem as meninas e nos simpatizamos rapidamente com seus dramas. Eu já conhecia as duas autoras, Jenny Han com O verão que mudou a minha vida e Siobhan Vivian com Não sou este tipo de garota, elas tem um estilo diferente de narrativa, gostei da junção.

A historia tem todo aquele clichê YA, originalidade não é algo que encontramos na trama; embora o final tenha deixado no ar um toque sobrenatural que só vamos descobrir melhor no segundo livro. Cidade pequena, escola de ensino médio, o domínio dos populares e toda aquela historia de bullyng. Até que três garotas totalmente diferentes, resolvem se unir para se vingar de quem fez mal a elas. Elas estão juntas nisso e irão até o fim.

Apesar da premissa conhecida eu gostei dos desdobramentos, tudo é revelado aos poucos, você não sabe no início o que aconteceu com cada uma delas realmente. Neste ponto, cuidado com as resenhas do livro, principalmente do SKOOB. Tem algumas por lá que contaram tudo que aconteceu com as meninas, pelo menos para mim, isso tira toda a graça da descoberta durante a leitura.

Gostei das meninas, Lillia é bem princesinha, até que descobre que a vida não é este mar de rosas todo; Kat passou por coisas difíceis e é a mais interessante e mais forte das três; já Mary é frágil e tive a impressão que ela é a que trará mais surpresas na continuação.

Eu achei que alguns temas foram mal explorados, temas sérios como suicídio e estupro que precisam de uma abordagem mais delicada e com um embasamento melhor. Isso fez o livro perder pontos comigo na avaliação, senti que foi tudo muito jogado para o leitor. No geral eu gostei da leitura, me diverti, mas achei que o livro poderia ser melhor desenvolvido. Algumas vinganças mesmo foram bem bobas, o motivo da vingança da Lillia foi totalmente sem noção, tava na cara que ela não sabia  o que estava fazendo.

É um YA divertido e eu pretendo ler os outros livros da trilogia, até porque termina bem tenso este primeiro volume. Para quem gosta do estilo é uma ótima pedida. Leiam!

Trilogia Olho por olho da Jenny Han e Sibhan Vivian
  1. Olho por olho (Burn for burn)
  2. Dente por dente (Fire with fire)
  3. Ashes to Ashes (ainda não lançado no Brasil).
Avaliação (1 a 5): 

Comentou? Não esqueça de preencher o formulário do Top Comentarista de Novembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO