Duelo ao luar - Andrea Cremer

>>  quarta-feira, 21 de maio de 2014

CREMER, Andrea. Duelo ao luar. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2014. 446p. (Nightshade, v.3). Título original: Bloodrose.

“Bom ver você, Calla. A língua dele dobrou-se em um sorriso de lobo. Espero não termos deixado vocês esperando muito tempo.
Chegou bem na hora, pai. Pressionei o focinho em seu peito. E definitivamente você sabe como fazer uma entrada triunfal.” p. 336

Outra trilogia que chega ao fim, e esta deixa um gostinho de saudade. Dos poucos YAs sobrenaturais que não me irritou no final e um dos melhores com lobisomens. Quer dizer, não me irritou em partes :P... Confira o que achei do final da trilogia Nightshade com Duelo ao luar da Andrea Cremer.

Em Sob a luz da lua Os lobisomens são chamados de Guardiões, formam matilhas e seguem obedientemente as regras dos Defensores, vivendo em um mundo onde não têm nenhum livre arbítrio. Calla é uma fêmea alfa, seu destino é se unir aos lobos Bane e formar uma nova alcateia junto com Ren Laroche. Calla nunca questionou seu destino e sempre seguiu as regras, até que salva a vida de um humano – o que quebra todas as regras – e se vê muito interessada por ele. Para Calla, os Defensores cuidavam e protegiam a matilha, em troca os lobos lutavam contra os Inquisidores. Para Shay os lobos eram apenas escravos bem pagos. E juntos eles começam a questionar todas as regras.
Em Lua de sangue Calla começa uma nova vida ao lado dos Inquisidores, depois de abandonar Ren no dia da união, salvando a vida de Shay. Mas ela está sem sua matilha e preocupada com seus amigos, e até mesmo com Ren. Calla está apaixonada por Shay, mas precisa fazer suas próprias escolhas e escolher seu caminho.

A partir daqui contém spoilers se você não leu os livros anteriores.

A batalha final entre Inquisidores e Defensores se aproxima, os Guardiões sempre foram manipulados e a grande maioria continua seguindo os Defensores. Calla e Shay estão prontos para a luta, mesmo temendo as consequências da guerra. Mas Calla ainda tem algo em mente, ela precisa salver Ren, mesmo que isso provoque uma briga com Shay.

“- Enquanto não escolher um parceiro, eu sou o único alfa aqui. Já deixei claro que não estou fazendo uma escolha agora. Os dois respondem a mim. Provem sua lealdade. Curem um ao outro.
- Não acredito nisso – resmungou Ren, mas mordeu o braço e o ofereceu a Shay.
- De jeito nenhum- Shay iniciou um movimento de recuo, mas rosnei para ele.
- Agora.
- Droga, Cal. Você não tem coração – queixou-se e depois mordeu o próprio pulso.” p.45

Ela também se preocupa com Ansel, seu irmão traiu a matilha e agora é um prisioneiro, além de estar com a alma partida depois de ter perdido seu lado guardião. Bryn está sempre ao lado dele e pronta para ajudar, mas ele não consegue seguir em frente.

Eles precisam vencer a guerra, Calla precisa provar ser merecedora de sua matilha, agindo como uma alfa. Eles precisam livrar o mundo dos Defensores. Precisam sobreviver. E depois de tudo isso, ela ainda precisa escolher o que fará de sua vida, e quem será o alfa ao leu lado, Ren ou Shay.
~~~~~~~

Começou muito bem, um enredo  impecável e eu estava feliz e empolgada com a leitura. Aí no final, a autora fez o que eu já temia, o que acontece quase sempre nos livros com um triangulo amoroso forte. Tirou a responsabilidade de escolha da mão da mocinha e fez o destino decidir. Eu odeio isso! A mocinha é sempre boa demais e não consegue decidir entre os dois caras que ama, ou sabe quem prefere, mas não quer partir o coração do outro, e aí, ela não precisa fazer nada. Aff, isso me mata.

Tirando o final questionável, foi um livro perfeito. Cheio de ação, ótimos diálogos, cenas divertidas e uma batalha incrível. Calla forte e decidida, disposta a fazer o que for preciso para terminar com a guerra. Shay amadureceu e encarou de frente a responsabilidade que paira em suas coisas, ele é o único capaz de por fim a tudo aquilo. Ren deixando tudo para trás e escolhendo seu caminho, pronto para ficar ao lado de Calla e lutar pelo seu amor.

Livros com um forte triângulo amoroso é bem ame ou odeie, o leitor sempre tem alguém com quem quer que ela termine, e não vai gostar se ela terminar com o outro cara. Então a avaliação dos fãs segue a linha, nota 1 ou nota 5, dependendo do que a autora escolheu rs. Eu torci pelo Shay no início, achava o Ren muito metido a machão para o meu gosto, depois o Ren se redimiu comigo e passei a gostar dele. No final eu nem sabia para quem torcia, acho que ela estava bem servida de qualquer jeito hehe.

Os personagens secundários fazem toda a diferença aqui, garantem momentos de muito amor e muita diversão. O casal Mason e Ned são fofos, cada cena e diálogo com os dois ganhava uma tag rs. Connor e Adne também não ficaram para trás, os diálogos afiados com um sentimento grande envolvido. Até Sabine, que era uma chata no  primeiro livro, me conquistou. E foi uma fofura Ethan se encantando por uma loba.

Olhando o livro como um todo, eu adorei. Mas ainda não me conformo com o final, estava tudo indo tão bem! A trilogia ganhou um Prequel, livros que vão contar o início da história entre Defensores e Guardiões, muito antes de Calla existir. Existe também uma continuação, Nightshade Legacy, que vai contar como está o mundo um pouco depois do final da trilogia. Pelo jeito Adne e Logan entram como protagonistas principais, não sei se eu leria. Por um lado acho desnecessário mais sobre o universo, por outro gosto da narrativa da autora.

Para quem curte YA sobrenatural os livros são super indicados, ótima pedida no estilo. Leiam!

Trilogia Nightshade de Andrea Cremer
  1. Sob a luz da lua (Nightshade)
  2. Lua de sangue (Wolfbane)
  3. Duelo ao luar (Bloodrose)

Contos interligados:
- Shadow days 
- Treachery
- Aftermath

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO