Inimigo sombrio - Cate Tiernan

>>  quarta-feira, 30 de julho de 2014

TIERNAN, Cate. Inimigo sombrio. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2014. 318p. (Amada imortal, v.3). Título original: Eternally yours.

“A sala toda ficou em silêncio enquanto Ottavio processava aquela informação desagradável. Meus colegas, ao serem lembrados do meu passado, estavam tentando juntar o que sabiam sobre mim: Fracasso imaturo e Constrangedor + História Familiar Trágica + Poder Potencialmente Grande= Nastasya. Bem, gosto de manter as pessoas em estado de alerta.” p.34

E mais uma trilogia #todoscomemoram chega ao fim, depois de Amada imortal e Cair das trevas, Inimigo sombrio, Cate Tiernan, conta o final da saga de uma moça imortal, que já viveu mais de 450 anos. O romance é adulto e mistura história, magia, romance e ação, confiram o que achei do último volume.

Em Amada imortal conhecemos Nastasya, nascida em 1551 e hoje com quase 460 anos de idade. Ela ficou órfã aos 10 anos quando toda sua família foi exterminada - apesar de imortais, eles podem ser mortos se tiverem a cabeça arrancada do corpo. Ela sobrevive e vive muitas vidas, com vários nomes diferentes. Mas ela não tem consciência do bem e do mal, não pesa suas ações, e passa incólume pela vida, entre festas e bebedeiras, sem aprender nada, acrescentar nada. Ao lado de Incy, seu melhor amigo, ela se acha invencível e plenamente realizada. Até que deixa de acreditar nisso e foge a procura de um novo começo.
Em Cair das trevas Nastasya encontrou abrigo na fazenda de River, e tenta aprender magia do bem, cuidar da fazenda e evoluir. Claro que ela odeia aquela vida, as comidas simples, a falta de bebida e festas, o trabalho braçal na fazenda. Lá também está Reyn, um Deus nórdico lindíssimo, mas que também é o único sobrevivente da família que chacinou seus pais. Sem conseguir se adaptar, ela só pensa em ir embora mais uma vez, colocando sua vida e de seus novos amigos em perigo.

A partir daqui contém spoilers se você não leu os outros da trilogia.

Nastasya voltou a viver em River’s Edge depois de sobreviver, por pouco, aos eventos causados por sua fuga e seu encontro com Incy. Mas, dessa vez, ela parece ter aprendido a lição. Ela realmente quer adotar um estilo de vida mais saudável, se adaptou a rotina da fazenda e está feliz com suas novas escolhas. Ela ainda não acredita que River realmente a perdoou e acolheu outra vez sem julgá-la. Além disso, acha que pode ter uma chance com Reyn, se ela conseguir esquecer que ele participou do ataque que dizimou toda a sua família.

Apesar de ter crises de pânico toda vez que percebe um novo sentimento, como a capacidade de fazer parte de algo, de amar e ser amada, ela está realmente tentando seguir em frente e aprender magick do bem.

Claro que nem tudo seria tão fácil e Nastasya não ficaria vivendo tranquilamente em uma fazenda. Quando membros das oito casas imortais começam a ser atacados e assassinados, os irmãos de River chegam para proteger a fazenda. Principalmente por acharem que a culpa de tudo é de Natasya, eles a querem bem longe de lá. Se não bastasse todos duvidarem de suas boas intenções, eventos estranhos começam a acontecer e sua nova vida, se torna perigosa e mortal.

~~~~~~~~

Terminou muito bem! O que me enche de alegria, ultimamente já pego final de série/trilogia achando que não vou gostar, a maioria me desaponta no final. A trilogia começa bem com Amada imortal, só que achei Cair das trevas meio chatinho, e foi uma felicidade descobri que em Inimigo sombrio a história entra nos trilhos novamente.

Natasya, finalmente, começa a amadurecer e muda muito seu comportamento, agora até me senti solidária aos seus medos e dramas, ela estava realmente tentando melhorar. Fora que seu romance com Reyn é quente, saí faíscas em todas as cenas entre os dois. Reyn é tudo de bom, totalmente piriguetagem literária. Novos personagens dão outra vida a rotina da fazenda, River tem quatro irmãos poderosos, com pinta de malvados e bem interessantes.

Natasya também começa um novo projeto para ajudar a cidade, e as cenas envolvendo o projeto em questão foram interessantes e divertidas. Gostei dos diálogos, da narrativa, gostei de tudo.

O final é redondinho, acho que cabe até um conto sobre a vida dos personagens alguns anos depois, mas não termina de forma frustrante, deixando tudo em aberto. Teve romance, teve muita ação e cenas envolventes. Catie Tierna não deixa também de passar algumas lições, principalmente sobre perdão, o lema de River é que todo mundo merece ser perdoado e ter uma segunda chance. 

A autora soube muito bem mostrar o final de alguns coadjuvantes, não teve medo de matar alguns deles, enfim, sobrenatural aprovado. O livro é um romance sobrenatural adulto, quem está enjoado dos YAs do estilo, pode ler sem medo. Gostei demais, quero outros livros da autora por aqui. Leiam!!

Trilogia Amada Imortal de Cate Tiernan
  1. Amada imortal (Immortal Beloved)
  2. Cair das trevas (Darkness falls)
  3. Inimigo sombrio (Eternally yours).

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top comentarista do mês de julho!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO