Sonhos com Deuses e monstros - Laini Taylor.

>>  quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TAYLOR, Laini. Sonhos com Deuses e monstros. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2015. 560p. (Feita de fumaça e osso, v.3). Título original: Dreams of gods and monsters.

“A boca de Akiva era ávida e doce e deliciosa e quente, e o beijo foi demorado e intenso e qualquer outra medida de extensão menos infinito. Isso não. Um beijo deve terminar para que outro comece, e foi o que aconteceu, várias e várias vezes.” p.435

Finalmente chegamos ao esperado final da trilogia que começou com Feita de fumaça e osso. Um romance sobrenatural com anjos, demônios e uma história de amor entre inimigos mortais, no meio de uma guerra sem começo nem fim.  E hoje conto para vocês o que achei do final com Sonhos com Deuses e monstros da Laini Taylor.

Em Feita de fumaça e osso conhecemos Karou, 17 anos, cabelos azuis, estudante de artes plásticas que vive sozinha em seu apartamento em Praga. Karou sempre disse a verdade para a melhor amiga Zuzana e para quem perguntasse; os monstros desenhados em seu caderno eram reais, não eram demônios, e sim sua família quimera. Claro que ninguém acreditava, para eles Brimstone, Kishmish, Issa, Yasri e Twiga eram apenas personagens de um caderno. Karou sempre fez trabalhos para Brimstone, viajava pelo mundo através de portais e procurava dentes, em troca ganhava desejos. Karou não sabia tudo o que estava por trás daquilo. Até que conheceu um anjo que tentou matá-la, Akiva. E tudo mudou.

A partir daqui contém spoilers se você não leu Feita de fumaça e osso e Dias de sangue e estrelas.

A batalha definitiva está prestes a começar. Os humanos em êxtase recebem um batalhão de anjos no Vaticano. Eles vieram a procura de apoio e de armas, para acabarem de vez com os monstros que povoam o mundo. Jael, o imperador, está certo de sua vitória e nem desconfia do que está acontecendo em Eretz.

Lá anjos e quimeras planejam o impossível, uma união em busca da paz. O batalhão de Ilegítimos de Akiva precisa ser convencido a lutar ao lado de seus maiores inimigos. Os quimeras com o apoio de Karou e liderados pelo príncipe dos quimeras, Thiago, também precisam ser convencidos dessa aliança com os anjos. O que seria impossível, se não fosse o grande segredo de Karou e de Ziri.

Juntos mais separados, Karou e Akiva se preparam para a guerra, e sonham com um futuro melhor, juntos. Os humanos Zuzana e Mik, voltaram para ajudar os amigos, e agora fazem parte daquele estranho grupo.

Eles sonham o impossível, buscam o inalcançável, procuram não o fim, mas o começo. Uma esperança de futuro para os seus povos. Eles precisam lutar, matar e vencer, para só então, terem uma esperança. De amor.

~~~~~~~~

Um final incrível para uma trilogia com um enredo inovador e uma autora que escreve muito bem. Laini Taylor inova desde o primeiro livro, criando uma roupagem diferente para falar de anjos e demônios. O livro é denso, a escrita é rebuscada e muitas vezes, poética. Narrando em terceira pessoa passeamos por inúmeros personagens e situações. E, palmas para a autora, o final é redondinho. Não é corrido, tem um desfecho digno para todos os personagens e até um epílogo. A autora ainda cria uma abertura para um novo livro no mesmo universo, falando de uma batalha maior contra monstros maiores, não sei se vai ficar só nisso ou se vem um spin-off por aí.

O romance ficou meio de lado, obviamente a guerra foi prioridade. Mas a tensão estava lá o tempo todo, entre sorrisos e olhares de derreter gelo, trocados entre Akiva e Karou. Os protagonistas arrasaram, maduros, decididos, agindo de forma calculada e muito altruísta. Foi bonito de se ver a relação deles com todos os outros personagens.

A trama se alterna entre vários personagens. Temos uma nova personagem em Terra, Eliza, alguém com um passado misterioso e sonhos aterrorizantes. E aí temos Karou, Akiva, Zuzana e Mik, Ziri, Jael, Liraz – que quem diria, se transformou em uma das melhores personagens da série -, e alguns outros.

O livro é enorme, denso e muito detalhado. E isso foi minha única reclamação, o motivo dele não levar a nota máxima. Achei cansativo em alguns momentos, com alguns descrições desnecessárias. Mas, melhor isso do que deixar pontas soltas.

Para quem curte fantasia/romance sobrenatural e gosta de ser surpreendido, essa trilogia irá superar suas expectativas com um enredo rico e uma narrativa experiente. Leiam!

Adicione este livro ao seu SKOOB!

Trilogia Feita de fumaça e osso da Laini Taylor
  1. Feita de fumaça e osso (Daughter of smoke and bone)
  2. Dias de sangue e estrelas (Days of blood & starlight)
  3. Sonhos com deuses e monstros (Dreams of gods & monsters).
Interligado
2.5 Noite de bolo e marionetes

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO