Guerreiro sagrado - Angus Donald

>>  terça-feira, 12 de maio de 2015

DONALD, Angus. Guerreiro sagrado. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015. 406p. (Crônicas do fora da lei, v.2). Título Original: Outlaw. 

“Esta não é uma história de heróis valentes e glória eterna, é uma história de carnificina desnecessária e rios de sangue inocente; uma história de ganância, crueldade e ódio – e de amor; é também uma história de lealdade, amizade e perdão. Acima de tudo, é a história do meu mestre, Robert Odo, o grande conde de Locksley, o homem outrora conhecido por toda parte como Robin Hood – um ladrão ardiloso, um assassino frio e, que Deus me perdoe, por muitos anos meu bom amigo.” p.12

Em Fora da lei ficamos conhecendo o famoso Robin Hood, mais do que uma lenda, um bandido impiedoso. As aventuras de seu bando na floresta Sherwood eram lendárias e foram contadas por um garoto, um menino que fora aceito muito novo no bando. Dois anos depois muita coisa mudou, e agora eles se preparam para uma nova aventura. Hoje vou falar sobre Guerreiro sagrado, segundo volume da série Crônicas do fora da lei, do Angus Donald.

A primeira parte da resenha pode conter spoilers se você não leu Fora da lei.

Em 1190 inicia-se a cruzada épica do Rei Ricardo Coração de Leão. O objetivo é libertar Jerusalém das mãos dos infiéis sarracenos. O rei convoca todos os seus súditos para essa nobre missão, todos irão partir rumo a Terra Santa.

Alan Dale, agora com 15 anos, segue seu mestre em mais uma aventura. Apesar de ser um servo fiel, Alan não concorda com muitas atitudes de Robin. Ele se rebela contra mortes injustas, assassinatos frios, estratégias ardilosas. Seu coração está dividido entre nobreza e dever. Ao mesmo tempo, está apaixonado pela primeira vez, sonhando com uma bela moça.

Agora conduzindo parte do exército real está o mais temido fora da lei de Nottingham, o Conde de Locksley, mais conhecido como Robin Hood. Acostumado a lutar e vencer contra qualquer inimigo, encara agora um desafio maior. Depois de uma árdua viagem, chegam a uma terra desconhecida, o dinheiro está acabando, os recursos estão no fim, e a guerra ainda nem começou.
           
E não é só com o exército inimigo que Robin precisa se preocupar. Entre os seus existe um traidor, um assassino sorrateiro, determinado a matar o mais famoso fora da lei.

~~~~~~

Essa série é fantástica! O enredo é excelente, o autor constrói muito bem seus personagens, descreve de forma muito realista todas as batalhas. O lado ruim é a demora no lançamento dos livros no Brasil. Eu li Fora da lei em 2010, e só agora saiu a continuação. Uma pena, apesar dos livros serem bem independentes, eu não lembrava quase nada sobre o volume anterior.

Alan é um protagonista adorável. Um rapaz de bom coração, fiel, que está se transformando em um excelente guerreiro. Alan discorda de muitas atitudes de seu mestre, fica revoltado com as injustiças cometidas por Robin, mas mesmo assim cumpre seu juramente e continua a segui-lo. É um Alan mais velho que narra essa história, voltando ao passado e contando suas aventuras. Fico com pena do Alan do futuro, um senhor solitário cuidando de sua propriedade.

O autor é impiedoso com os personagens, pessoas importantes caem nas batalhas, fico pensando quem vai chegar vivo ao final da série, além do Alan rs. Robin é um personagem interessante, tem realmente um lado ruim, comete injustiças e assassinatos para atingir seus objetivos. Por outro lado, é fiel aos seus homens e tenta protege-los. Outros personagens se destacam; como Reuben, um judeu que junto com todos de sua raça foi perseguido e comeu o pão que o diabo amassou neste volume; e João Pequeno, um dos guerreiros mais temidos do bando de Robin.

Apesar de ser uma obra de ficção, onde Robin Hood passa a fazer parte das Cruzadas, o autor se baseia em importantes fatos históricos da época. Como a cena em que judeus são impiedosamente assassinados em York, no ano de 1190.  A tristeza descrita nas páginas foi real, o que ele fez foi inserir dois cristãos no certo, Robin e Alan.  O mesmo vale para os acontecimentos da Terceira Cruzada, o que acontece a seguir, será descrito no terceiro livro da série.

Fico triste porque os livros são excelentes, mas não são muito conhecidos nem aqui, nem nos EUA. Poucos leitores no Goodreads e no Skoob, uma pena. Para quem gosta de ficção histórica e de romance épico, a série é imperdível. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!
Compre Guerreiro Sagrado na Amazon!
Compre Fora da lei no Submarino!

Série Crônicas do Fora da lei do Angus Donald
  1. Fora da Lei (Outlaw)
  2. Guerreiro sagrado (Holy Warrior)
  3. King's man (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  4. Warlord
  5. Grail Knight
  6. The iron castle.
Avaliação (1 a 5):





Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top Comentarista de maio!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO