Viagem Aleatória #6 - Dicas de livros LGBT (feat. Allison7Potter)

>>  quinta-feira, 23 de julho de 2015


Bom dia Viajantes, como estão? Hoje é dia de Viagem Aleatória, e trago companhia! 

Tendo em vista os vários livros LGBTs que estão sendo lançados no Brasil, resolvi fazer um post com dicas de livros nesse gênero. E mais: com a participação do meu querido amigo Allison Andrade, do canal Allison7Potter. Gente, se vocês ainda não conhecem o canal, façam isso agora. O Allison é incrível e os vídeos são todos ótimos. 

     


Eu ainda não li muitos livros nessa temática, por isso pedi uma ajudinha. Colocarei em ordem alfabética para ser justo, rs. Identificarei os títulos que o Allison indicou com azul e o que eu indico com laranja. Vamos conferir?


A Death on the Wolf - G. M. Frazier
A Death on the WolfA Death on the Wolf não é um livro voltado completamente pra essa temática. Porém, temos nele um personagem que é gay, Frankie, e é o melhor amigo do protagonista, Nelson. A história se passa em 1969, no estado de Mississípi, EUA. Acompanhamos os acontecimentos da vida de Nelson e Frankie, que passam por seus altos e baixos, seja juntos ou em suas linhas individuais, com direito à uma catástrofe que atingiu Mississípi, e outros estados dos EUA naquele ano, o Furacão Camille. Esse livro foi a indicação de um amigo e comecei a ler totalmente no escuro. Não fazia ideia do que esperar da história ou da narrativa. E digo, foi uma tremenda surpresa. O livro me prendeu muito! Não é um livro triste, mas durante a leitura encontrei umas passagens que quase me fizeram chorar. Mas não chorei... Não chorei... Até chegar o final. Olha, eu acho que li as últimas páginas bebendo água pra não desidratar. Não sei porquê, sério. Não é um final feito pra ser triste, mas mesmo assim chorei. Podem me julgar, haha. Enfim, super recomendo esse livro. Infelizmente não tem tradução pro português, mas espero que venha logo pra todos poderem conferir. Livro cinco estrelas! 


Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz 
Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos do UniversoVivendo nos anos 80, dois garotos diferentes se conhecem e viram amigos. Um é o oposto do outro. Aristóteles é mais reservado, Dante é mais articulado e confiante de si. Ari não sabe nadar, Dante sim. Ari sente que tem problemas familiares, Dante não. É um livro que não tem um enredo em si, e sim é guiado pelas ações dos personagens. Trata barreiras, superação, auto descobrimento e acima de tudo, sobre família.
Obs.: dica do Allison e minha também. Então sintam-se duas vezes intimados a lerem esse livro. 


Dois Garotos se Beijando - David Levithan
Dois Garotos se BeijandoEu não sei nem o que falar sobre esse livro! Sério! Eu levava milhões de tapas na cara. Eu parava para respirar. Eu beliscava minha irmã quando eu estava lendo. Eu falava "Não!" ou "Sim!" ou "Mentira!". Eu queria sair contando sobre esse livro pra todo mundo. Gente, sério aqui: leiam! Por favor. É um livro incrível e que merece ser lido e apreciado. A sinopse desse livro é muito simples: "Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer."  Se eu tivesse dinheiro, presenteava todos vocês com o livro haha. A Nanda inclusive fez uma resenha ótima. O Allison também já leu e marcou como favorito. Eu também marquei como favorito. Ou seja, são três pessoas indicando, não tem desculpa pra não lerem. 


Fake - Felipe Barenco 
FakeRomance nacional do autor Felipe Barenco, conta a história do Téo, um rapaz de 19 anos que acaba de entrar para faculdade e tem de lidar com todas as mudanças em sua vida, especialmente contar para os pais que é gay e seu primeiro interesse amoroso. O livro é lindo, super divertido e tem uma mistura comédia com drama da vida adolescente entrando na fase adulta. Vale muito a pena, e foi um dos meus favoritos de 2014!



Fan Art - Sarah Tregay
Fan ArtQue livro bom! Que livro lindo! Aqui conhecemos a história de Jamie, que está no último ano do ensino médio e tem um problema. Imaginam o que é? Dica a) não é a faculdade; dica b) não é o baile de formatura... O problema é que: Jamie está apaixonado pelo seu melhor amigo, Mason. O medo de contar e por a amizade a perder toma conta de Jamie. Até porque, quem garante que Mason irá reagir de forma positiva com a revelação? A dúvida consome Jamie. E, se vocês acham que essa dúvida irá diminuir com o tempo, estão muito enganados. Uma história belíssima e muito bem escrita. Com cenários e cenas que fazem você querer estar junto dos dois. Jamie é um personagem extremamente real e te mostrará que você não está sozinho nas suas dúvidas e insegurança ao tentar interpretar frases e atitudes ambíguas provindas da pessoa que você ama. Se não me engano, esse livro já já chega ao Brasil. Fiquem de olho! Ah, vale lembrar que esse livro incrível foi um presente que ganhei do Allison (thanks again, buddy!).


Geography Club -  Brent Hartinger 
(Também não traduzido no Brasil) 
Geography ClubRussel Middlebrook acredita que é o único gay na Escola Robert L. Goodkind. Até que num chat online ele descobre que seu colega de classe, o jogador de baseball mais popular da escola, também é. Logo ele descobre que sua melhor amiga é bissexual e outros amigos de amigos também fazem parte dos alunos dentro de armário. Então, essas pessoas de grupos sociais diferentes fundam o Clube de Geografia onde podem se reunir para conversar sobre tudo, menos geografia. A história de Russel é recomendadíssima por mostrar a importância de ser verdadeiro consigo mesmo e assumir sua verdadeira identidade. Mostra também até onde as pessoas vão para se esconder com medo de serem julgadas por outras.


Openly Straight - Bill Konigsberg
Openly StraightAinda não traduzido no Brasil, Openly Straight conta a história de um gay assumido que resolve "voltar para o armário". Rafe, famoso e adorado por todos por ser o garoto que dá palestras e participa de ações em nome da diversidade, resolve mudar de cidade para uma nova escola só para garotos e começar do zero onde ele pode ser só o Rafe e deixar de ser enxergado e definido pela sua sexualidade. Na escola nova ele começa a se sentir mais livre dos rótulos e faz novos amigos, até que ele sem querer acaba se interessando por um deles e tem que reprimir sua verdadeira identidade. É um livro que trata basicamente sobre a importância da honestidade em nossas vidas, auto-aceitação e sobre o quanto os rótulos influenciam uma pessoa.


Will e Will (Will Grayson, Will Grayson) - David Levithan & John Green  
Will & WillUm livro narrado por dois autores diferentes, com personagens princiais que também se distinguem,  exceto pelo nome. Dois meninos chamados Will Grayson por um estranho acaso do destino acabam se encontrando em circunstâncias não tão convencionais que mudarão o rumo das vidas de ambos. O livro trata sobre a vida adolescente, as descobertas, o amor, a aceitação, a superação de medos e decepções, e principalmente sobre a amizade. Recomendadíssimo para todos.


     

E então, já lerem ou querem ler algum dos livros apresentados? E quais livros no estilo vocês já lerem e recomendam? 

Bem, é isso, espero que tenham gostado do post e das dicas (: 

E não esqueçam de passar no canal do Allison e curtir o Viagem no facebook. 

Caso tenham ideia para discussões, minha opinião sobre determinado assunto ou até mesmo perguntas, podem deixar nos comentários que eu trago no próximo Viagem Aleatória. 

Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top Comentarista de julho!




Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO