Isla e o final feliz - Stephanie Perkins

>>  terça-feira, 4 de agosto de 2015

PERKINS, Stephanie. Isla e o final feliz. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2015. 304p. Título original: Isla and the happily ever after.

“Seus lábios pressionam intensamente os meus, que retribuem da mesma forma. Nossas bocas se abrem. As línguas se encontram. Estamos sedentos, ávidos. Mesmo de olhos fechados, o contorno de seu corpo surge diante de mim, iluminado pelo espetáculo que acontece lá fora. Ilumina, escure, ilumina, escurece. Ele tem gosto de champanhe. De desejo. Josh tem o gosto dos meus desejos mais profundos finalmente realizados.” p.83

Eu amei Anna e o beijo francês e gostei ainda mais de Lola e o garoto da casa ao lado, os dois outros livros da coleção. E nada desse livro sair, ainda bem que outra Editora comprou os direitos e finalmente lançaram, minhas expectativas estavam nas alturas. E hoje conto para vocês o que achei de Isla e o final feliz da Stephanie Perkins.

É uma coleção, os casais anteriores fazem uma pontinha nos outros outros, mas eles são independentes. Essa resenha não contém spoilers sobre os outros livros.

Isla Martin, 17 anos, é uma moça tímida e introspectiva que não tem muitos amigos. Sua companhia inseparável é seu melhor amigo Kurt Donald, são amigos desde crianças e como Kurt sofre de um grau leve de autismo, muitas pessoas preferem evitá-lo. Isla mora em Nova York, mas estuda na SOAP, uma escola americana em Paris.

Apesar de ter tido um namorado por pouco tempo na escola, sempre foi apaixonada por Josh Wasserstein, 17, mas sua timidez a impedia de trocar qualquer palavra com ele. Ele namorava uma menina linda e glamorosa, jamais se interessaria por uma menina baixinha, comum e tão sem graça.

Mas depois de um encontro inesperado nas férias em NY, os dois começam a se aproximar com o início das aulas. No último ano de escola seu sonho finalmente pode se tornar realidade. Porém, dramas familiares, problemas na escola, mal entendidos e a escolha da faculdade que irão cursar no próximo ano, podem acabar impedindo o seu final feliz. 

~~~~~~~

Tão fofo e tão perfeito! Amei demais! Livro lindo, simples e bem escrito. Sabem o que acho mais interessante na Stephanie Perkins? Enquanto muitos autores juvenis criam dramas mirabolantes e personagens traumatizados, ela pega pessoas comuns, legais, um enredo sem muitas reviravoltas e transforma tudo isso em uma história perfeita. Seus livros fluem naturalmente, não são forçados, eles arrancam sorrisos, lágrimas e suspiros, e parece que a autora nem se esforçou para isso.

Isla é uma menina legal, inteligente, bonita, mas bem tímida e por isso tem poucos amigos. A falta de vida social a tornou muito estudiosa, mas apesar das notas perfeitas, não tem ideia do que deseja fazer no futuro, o que a deixa ainda mais insegura. Para ela Josh é o cara dos sonhos, alguém que nunca olharia para ela. Até que ele olha. E aí ela precisa decidir se acredita na sinceridade dele, ou se ela não é só um passatempo antes de se formarem.

Josh é o artista sonhador. Vê em Isla bondade, beleza, apoio incondicional. Seu pai é político e ele cresceu em meio a muita pressão, com ela, se sente realizado. Ele percebe que Isla gosta dele sem tentar mudá-lo. Josh tem seus momentos depressivos, revoltado com os pais e com saudade de todos os amigos que já se formaram. Com isso acaba fazendo escolhas erradas e acha tudo muito normal rs.

Kurt é outro personagem interessante, como é autista, não entende expressões faciais, piadas ou sarcasmo. Fala o que pensa, sempre, sem pensar que pode magoar outras pessoas. Sua única amiga é Isla, e quando ela começa a se interessar mais por Josh, a amizade entra em conflito.

Além dos personagens tão bem construídos, temos os cenários belíssimos e bem descritos. É quase como fazer um passeio turístico. E dessa vez a autora nos leva para NY, Paris e Barcelona. A veia artística de Josh também é muito ressaltada no livro, seus desenhos são belamente descritos, gostei muito desse enfoque no talento do protagonista.

Os livros podem ser lidos separadamente (obviamente você vai saber quem é o casal do outro livro e como eles estão), mas a coleção toda é imperdível na estante. Os personagens anteriores aparecem para matarmos a saudade, foi uma delícia reencontrar todo mundo. Acho que Meredith merece um livro para ela, será?

Quem leu me conte o que achou. Eu me empolguei, favoritei, amei e indico muito, leiam!!

Coleção Anna e o beijo francês da Stephanie Perkins
  1. Anna e o beijo francês (Anna and the French Kiss)
  2. Lola e o garoto da casa ao lado  (Lola and the boy next door)
  3. Isla e o final feliz (Isla and the happily ever after).
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de agosto!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO