A queda dos anjos - Susan Ee

>>  segunda-feira, 11 de abril de 2016

EE, Susan. A queda dos anjos. São Paulo: Editora Verus, 2016. 280p. (Fim dos dias, v.1). Título original: Angelfall.

“Quando abro os olhos, a luz da manhã me faz desejar que eu não tivesse feito isso. Raffe está no sofá dele, me observando com seus olhos azul-escuros. Engulo em seco, de repente me sentindo estranha e desgrenhada. Ótimo. O mundo acabou, minha mãe está lá fora com as gangues, mais louca do que nunca, minha irmã foi sequestrada por anjos vingativos, e eu estou preocupada que o meu cabelo esteja oleoso e meu hálito esteja ruim.” p.64

Tem muito tempo que não leio nada sobre anjos, na verdade, com exceção das séries já iniciadas, tenho fugido de romance sobrenatural YA. Mas a curiosidade falou mais alto, muita gente elogia lá fora, a trilogia tem muitos fãs e a premissa mais sombria me conquistou. Será que vale a pena? Confira o que achei de A queda dos anjos da Susan Ee.

Quando uma legião de anjos desce à Terra, a população em choque, observa que ao invés de salvação, eles trouxeram morte e guerra. As maiores cidades do mundo foram atacadas e destruídas, milhares de pessoas foram assassinadas. Ninguém sabe por que eles estão aqui, há seis semanas o caos tomou conta do mundo. A noite impera o terror, o medo dos anjos. As gangues de rua tomam conta do que sobrou. Penryn sabe que o apartamento onde mora com a mãe a irmã mais nova, Paige, em breve pode ser alvo de ataques. Elas precisam partir para a floresta, em busca de um lugar mais seguro. O Vale do Silício não é um lugar tão visado para ataques, mas ao sair durante a noite, ela descobre que estava muito enganada.

Durante um ataque os anjos levam sua irmãzinha, indefesa e assustada, deixando apenas a cadeira de rodas vazia que Penryn empurrava. Não importa o que precisará enfrentar, irá encontrar o ninho dos anjos e resgatá-la. Durante o ataque conhece Raffe, um anjo que acabou de ter as asas arrancadas por um dos seus. Ela se oferece para ajuda-lo, desde que ele lhe ajude a encontrar a irmã.

Começa aí uma aliança improvável. Viajando por um mundo sombrio e cheio de perigos, eles precisam se unir para sobreviver.

~~~~~~

Confesso que estava até esperando não gostar, mas adorei a leitura. Apesar do assunto já estar batido e de nenhum livro ser totalmente inovador, a autora consegue escrever uma obra que flui bem e prende o leitor do início ao fim. A trama ágil deixa de lado qualquer artifício de enrolação, tudo acontece muito rápido. Gostei muito do ritmo e da narrativa da autora. O leitor caí de paraquedas nesse mundo louco, onde anjos são do mal e os humanos estão sendo exterminados ou escravizados.

Como um livro de fantasia achei muito interessante a mitologia desenvolvida pela autora. Os anjos do mal, seres medonhos (que ninguém sabe ao certo o que são) estão devorando pessoas, experimentos sinistros e pessoas muito, muito estranhas. A mãe de Penryn, que é diagnosticada como esquizofrênica, parece muito entendida desse novo mundo, acho que de doida não tem nada. Agora, a mitologia não segue em nada a história original dos anjos, os nomes e funções dos arcanjos são trocados, anjos torturam humanos ou os tratam como brinquedos, não dá para se apagar ao conhecimento geral sobre o assunto rs.

Os personagens são interessantes. Penryn é forte, decidida e cheia de atitude, apesar de seu jeito frio, é uma pessoa boa, disposta a tudo para ajudar aqueles de quem gosta. Raffe é um mistério, um anjo sem asas que parece muito a vontade com uma humana em um momento, e parece desprezá-la em outros. Esse volume não chega a ter um romance, mas fica claro que isso ainda irá surgir. Lembrei um pouco da trilogia Feita de fumaça e osso, pela ambientação e pelos personagens que inicialmente se odiavam.

O cenário sombrio e alguns desdobramentos imprevisíveis me conquistaram. Apesar do tema anjos estar meio batido, quando uma história é bem contada, você nem sente as horas passando. Aos fãs de romance sobrenatural e literatura fantástica YA é uma excelente leitura. Quem leu me conte o que achou. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Trilogia Fim dos dias da Susan Ee

  1. A queda dos anjos (Angerfall)
  2. World after (os demais ainda não lançados no Brasil)
  3. End of days.
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de abril.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO