Depois de você - Jojo Moyes

>>  terça-feira, 5 de abril de 2016

MOYES, Jojo. Depois de você. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2016. 320p. Título original: After you.

“Como é que eu poderia explicar que tínhamos nos entendido muito depressa, que compartilhávamos piadas simples, verdades bruscas e segredos sinceros?” p.45

Como eu era antes de você foi um sucesso estrondoso entre os leitores, o livro já tem mais de 5 milhões de exemplares vendidos no mundo. Um dos meus romances favoritos! Um livro reflexivo, intenso e, inesperadamente, divertido. Seja pela história forte, ou pelo final que despertou sentimentos diversos, é um livro marcante e que ficará para sempre na memória. Não é por menos que está todo mundo na contagem regressiva para a estreia da adaptação cinematográfica esse ano. E quando ninguém esperava, a autora resolveu escrever uma continuação. Alguns se recusam a ler, muitos amam, outros odeiam. Hoje conto o que achei de Depois de você da Jojo Moyes.

NÃO leia essa resenha se você não leu Como eu era antes de você! Sério mesmo, vá ler outra coisa aqui no blog rs. Contém spoilers inevitáveis. Se você já leu, venha comigo...

Dois longos anos se passaram, mais Louisa Clark, 28 anos, ainda não superou a perda de Will Traynor. Ela tentou... Viajou pela Europa, passou muito tempo em Paris. Depois por insistência do advogado de Will, voltou à Londres e investiu todo o seu dinheiro em um pequeno apartamento. Ainda não fala com a mãe, que nunca a perdoou pela escolha que fez, e por isso, não voltou mais à casa da família. Seus dias são divididos entre seu apartamento deprimente e seu trabalho em no bar do aeroporto.

Os dias passam sem muito objetivo. No fundo ela sabe que não está fazendo nada do que prometeu, não está buscando seus sonhos, está apenas passando pela vida. Will lhe disse “Apenas viva bem. Apenas viva.” Ela falhara com ele, antes e depois. Mas ela sempre arruma uma desculpa para si mesma, está simplesmente triste demais para qualquer outra coisa.

Até que em uma noite de fossa, Lou sofre um acidente terrível. Depois de uma longa estada no hospital, volta para a cada da família. Com muita insistência consegue convencer o pai de que está bem, e pode voltar para casa. Mas ele exige que ela comece a frequentar um grupo de ajuda. Ela reencontra o paramédico que a salvou, Sam Fielding, e os dois começam a se aproximar. Ao mesmo tempo, uma adolescente desconhecida bate em sua porta, e de repente, tudo muda. Mais uma vez ela precisa escolher qual caminho seguir, se irá mudar, ou continuar na sua vidinha de sempre.

“Amei um homem que me mostrara o mundo, mas que não me amara o suficiente para permanecer nele.” p. 265

~~~~~~~~~

Que aperto no coração que me deu esse livro! É impossível não sofrer por Lou, eu me senti de luto junto com ela, o cenário todo é muito desolador. Sinceramente, eu ainda não entendo a necessidade dessa continuação, para mim foi uma história linda e que havia terminado. O que Lou fez depois de tudo isso? Eu imaginei ela em Paris, primeiro triste, depois feliz. Crescendo, se descobrindo, conhecendo alguém que eu não fazia a menor questão de conhecer rs. Ela merecia um final feliz? É claro que sim, coitada. Mas eu não estava preparada para tudo isso!

Várias partes do livro se arrastaram, algumas coisas são realmente desnecessárias: cenas exageradas e longas com a família dela, o vovô e suas maluquices, a irmã dela que está menos chata nesse volume rs, as brigas dos pais... as birras da adolescente meio “rebelde sem causa” que ela resolve ajudar e etc. Gostei das pessoas do grupo de ajuda, achei interessante ler tanto sobre luto e superação, sobre a dificuldade de seguir em frente. Gostei de rever os pais de Will, fiquei com o coração partido de pena de todos eles. E gostei de Sam, gostei sem querer gostar, é um bom personagem. Eu chorei, me emocionei em algumas partes, sofri de novo... mas faltou algo para eu amar. Lou me irritou! Ela regrediu ao invés de amadurecer, mesmo sendo solidária com seus sentimentos, foi o livro quase todo sem ela fazendo nada de novo, na mesma. Eu esperava tão mais da personagem! E aí a gente lê o livro TODO achando que ele não precisava EXISTIR, e aí quando chego ao final... fico achando que precisa agora de um terceiro hehehe. Quem leu vai compreender. Mas que merda raiva Jojo, sinto que li tudo isso para morrer na praia, de novo.

Em entrevista ao blog da Intrínseca, Jojo Moyes explicou como surgiu a ideia do livro: “Desde o dia em que Como eu era antes de você foi publicado as pessoas me mandam e-mails e mensagens nas redes sociais para falar sobre os personagens, especialmente sobre Lou, me perguntando o que ela fez após o fim da história. Essas questões e o trabalho no roteiro do filme fizeram com que ela nunca saísse da minha cabeça como outros personagens saem, e me vi fazendo a mesma pergunta: o que ela teria feito em seguida? Louisa passou por algo grandioso, e deixei o final em aberto. Um dia acordei com uma ideia e então soube que tinha que escrever a continuação”, diz Moyes.”

O que todos esperam ansiosamente é a estreia do filme baseado em Como eu era antes de você. Minhas expectativas estão nas alturas e estou em contagem regressiva e aguardando junho chegar. O filme tem direção da britânica Thea Sharrock e terá como protagonistas Emilia Clarke (a Daenerys de Game of Thrones), e Sam Claflin, o Finnick (!!!) de Jogos Vorazes.

Não me arrependi de ter lido, foram lindas lembranças, apesar do meu coração apertado, achei a leitura válida. Mas não sei, eu podia muito bem viver sem esse livro rs. Quem leu me conte o que achou! Para os fãs do livro claro que indico, apesar de tudo, é mais Lou e mais Will, de certa forma é como reencontrar um amigo querido. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Trilogia Como eu era antes de você da Jojo Moyes
  1. Como eu era antes de você (Me before you)
  2. Depois de você (After you)
  3. Ainda sou eu (Still me)
Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO