Dama da meia-noite - Cassandra Clare

>>  segunda-feira, 9 de maio de 2016

CLARE, Cassandra. Dama da meia-noite. Rio de Janeiro: Galera Record, 2016. 574p. (Os artifícios das trevas, v.1) Título Original: Lady Midnight.

“Assustado e tonto, ele colocou a mão sobre a Marca. E soube. Soube sem saber como, no fundo da alma, onde a ligação com Emma tinha sido firmada em sangue e fogo. Sabia porque sabia que ela era parte dele, que a respiração dela era a dele, e os sonhos dela eram os seus, e o sangue dela era o seu, e, quando o coração dela parasse, ele sabia que o dele também pararia, e ficaria feliz, porque não quereria viver um segundo em um mundo que não a incluísse.” p.344

Em um reino formado por autores sobrenaturais, Cassandra Clare seria a rainha! Sou fã da autora e até agora não enjoei do universo dos caçadores de sombras. E olha que temos a série Os instrumentos mortais com 6 livros, depois temos um prequel, a trilogia As peças infernais, e agora, ufa, um spin-off, que aparentemente será uma trilogia. E já aviso, se você pretende (e deveria) ler as outras, não pode ler esse aqui antes. Tem muito spoilers das duas séries anteriores!! Aviso dado, confira o que achei de A dama da meia-noite, primeiro volume da série Os artifícios das trevas.

As lei é severa, mas é a lei. Essa é uma das frases mais usadas pelos Nephilim, os Caçadores de sombra. Eles controlam o mundo sobrenatural, protegem os mundanos e punem severamente aqueles que desrespeitam as regras. Lobisomens, vampiros, bruxos, todos estão sobre os olhos atentos da Clave. Eles lutam contra demônios, são fortes e poderosos. Nesse mundo, parabatai é uma palavra sagrada. O rito que une dois caçadores como parabatai é uma promessa e dura para sempre. O parabatai é seu parceiro na luta, seu melhor amigo, sua companhia de todas as horas. Porém, eles nunca podem se apaixonar. A lei é dura, a punição severa.

Contém spoilers sobre Cidade do fogo celestial, ou seja, sobre acontecimentos finais da série Os instrumentos mortais.

Emma Carstairs é uma jovem Caçadora de Sombras. Embora ainda esteja em treinamento, está sempre nas patrulhas, não teme o perigo. E tem como missão pessoal descobrir o assassino de seus pais, cinco anos atrás. Ela mora no instituto de Los Angeles, juntamente com a família de seu parabatai, Julian Blackthorn. Julian é o irmão mais velho que restou na casa Blackthorn, responsável pelos seus quatro irmãos mais novos: os gêmeos Tiberius e Olivia de 15 anos, Drusilia com 12 e o mais novo, Octavius, que tem apenas 7 anos. A guerra lhe tirou o pai e separou a família dos irmãos mais velhos, Mark e Helen. Ele é apenas um adolescente, mas tem nos ombros uma grande responsabilidade.

Quando assassinatos misteriosos começam a acontecer na cidade, Emma logo percebe a semelhança com a morte dos pais. Humanos e fadas estão sendo assassinados. Investigando sozinha, descobre mais. Até que três representantes do mundo das fadas chegam ao instituto. Uma aliança improvável é formada. Se tiverem sucesso, Emma terá sua vingança, e Julian terá seu meio-irmão Mark, metade fada, de volta. Eles precisam apenas desvendar o mistério no prazo... e sem que ninguém da Clave descubra.

A investigação por si só é perigosa e mortal. Porém, sentimentos confusos adicionam um perigo ainda maior. O que fazer, quando a pessoa que você mais ama, é também aquela que a lei proíbe permanentemente de ficar ao seu lado? Julian pode ser seu amigo. Emma pode ser sua parceira. Os dois, jamais, poderiam se apaixonar.

~~~~~~~~

Eu disse, rainha! Ela usa o mesmo universo, inúmeras vezes, e não perde a mão. A série original ainda é minha favorita, mas o spin-off não deixa a desejar. Principalmente pelos protagonistas, Emma e Julian aparecem ainda crianças em Os Instrumentos mortais, sofrem para burro, e é ótimo vê-los novamente e agora como Caçadores de sombras. E ainda tem uma onda de assassinatos misteriosos para dar liga e um amor proibido para fazer a galera pirar.

Gostei dos assassinatos em série, ritualísticos, com muitos mistérios para ser desvendados. Tudo bem que eu desconfiei logo quem  era o responsável, tava bem manjado. O ponto principal é o amor entre parabatai e tudo que gira em torno deles, a família, a responsabilidade e etc. A história paralela de Mark é excelente, gostei muito da forma como foi desenvolvida. Sua volta, a difícil adaptação e tudo o mais. O romance é lindo, embora já comece com chances zero de sucesso hehe. Maldita lei!

Ah, e tem Clary, Jace e toda a turma de volta. Eles aparecem em poucas cenas, mas no final tem um capítulo bônus narrado por Clary que foi muito amor. Nem vou contar os detalhes para não dar spoilers, mas é lindo ver personagens se casando,  felizes juntos e etc. Falando em spoilers, como expliquei no início, esses livros não falam só sobre Os instrumentos mortais. Tem também spoilers de As peças infernais, que se passa duzentos anos antes... mas temos muitos protagonistas imortais.  Então aconselho realmente que vocês leiam na ordem, vão perder muita coisa no caminho sem isso.

Esse livro é enorme, muito disso para ambientar o leitor e relembrar acontecimentos passados. Algumas partes me cansaram, eu já sabia de tudo e sempre acho chato ficar explicando tudo de novo.  Achei também os personagens muito inocentes em alguns momentos. Eles deixavam tudo para lá, davam muita mancada. Fiquei lembrando da turma de Jace, que era tão mais esperta rs. No mais, adorei a leitura. E essa capa gente? Pura perfeição! Ainda mais que está representando muito bem o conteúdo.

Indico muito a autora para quem gosta de sobrenatural. Ideal para o público jovem que curte romance e aventura. Leiam!

Série Os artifícios das trevas de Cassandra Clare
In: http://cassandraclare.com          
  1. A dama da meia-noite (Lady Midnight)
  2. Senhor das sombras (Lord of shadows)
  3. Rainha do ar e da escuridão (Queen of air and darkness).

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO