Quase uma rockstar - Matthew Quick

>>  quarta-feira, 21 de setembro de 2016

QUICK, Matthew. Quase uma rockstar. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2015. 256p. Título original: Sorta like a rock star.

“E você sabe o que é preciso ser feito, porque tem um bom coração. E coragem. Vi seu bom coração agindo várias vezes nesses últimos anos. Você é toda bondade. Cem por cento. Confie nos seus instintos e fale o que pensa. Seja corajosa. Esses meninos admiram você. Você é a pastora. Guie as ovelhas. Entendeu?
Faço que sim com a cabeça trinta vezes em dez segundos e pisco, tentando afastar algumas lágrimas, porque ninguém nunca falou assim comigo. E acho que entendo o que Donna disse, porque às vezes sinto uma coisa no peito, e realmente não sou muito igual às outras pessoas.” p.57-58

Esse livro é muito lindo. É. É sim. Você vai ter que ler para entender tudo. É. Vai sim. Nanda amou esse livro e quer que todo mundo leia. É. Todo mundo. 

Confiram a resenha de Quase uma rockstar do Matthew Quick.

Amber Appleton tem 17 anos e uma personalidade muito incomum para as meninas de sua idade, é uma otimista incansável. Nada derruba sua fé, segue em frente tentando fazer sempre o melhor possível por todos. E o mais estranho sobre toda essa atitude positiva, é que sua vida não é nada fácil. Amber mora com a mãe e seu cachorro, Bobby Big Boy, em um ônibus escolar; desde que o último namorado da mãe as expulsou de casa. A mãe passa as noites nos bares, achando que dessa vez vai arrumar um cara rico e legal para terem onde morar. A menina não tem roupas adequadas, não tem comida, nem onde dormir. E se preocupa com a mãe bêbada que não se alimenta direito. Amber nunca questionou sua fé em Deus, em JC, e nem perdeu sua vontade de ajudar as pessoas. Amber é a princesa da esperança, arrasa tanto que é quase uma rockstar!

E ela tem muitos projetos em andamento. Quando não está na escola, passa a maior parte do tempo na casa de Donna, a mãe de seu melhor amigo, Ricky Roberts. Donna é a pessoa que Amber almeja ser quando crescer. Por isso investe todos seus esforços em conseguir uma bolsa para a faculdade, para um dia também ser uma advogada linda, rica e independente. Donna é tão legal que compra ração para o BBB, coisas legais para Amber e nunca julga, só oferece sua ajuda. Claro que ninguém sabe do que realmente acontece na vida da menina quando não está lá ou na escola. 

Na escola Amber faz parte da Federação Ferrenha do Franks, o clube dos cinco. Eles são seus melhores amigos, “seus garotos”. Passam todo o tempo livre no Clube de Marketing, com o Sr. Franks, um professor não muito bem quisto pela direção. Lá eles podem se divertir sem sofrer bullying pelos valentões do colégio ou se sentirem excluídos. Além de Amber e Ricky, também fazem parte dos cinco: o Ty, o Jared e o Chad. Também conhecidos como: o único garoto negro da cidade, o menino gago, o garoto pequeno e cabeçudo da cadeira de rodas, o garoto autista e a menina esquisita. Além de passar o tempo com seus amigos, Amber ensina inglês na igreja coreana para as DCPC (Divas Coreanas por Cristo) e visita os velhinhos do asilo local. Ela espalhava vida e alegria por onde ia... até que não mais.

Uma tragédia acontece. Amber não consegue mais enxergar a vida com alegria. Ser positiva ou acreditar em JC. Será que Amber vai conseguir recuperar sua fé na vida?

Nós choramos juntos
As razões são diferentes
Mas ajuda muito.”

~~~~~~~~

Você vai rir. É. Vai sim. Você vai chorar muito. É. Chorar. É. 
Esse livro é tão lindo, tão tocante e emocionante que nem sei como explicar o quanto ele é especial. Tem uma vibe parecida com Extraordinário, então quem gostou de um, vai curtir o outro também. Amber Appleton é uma menina especial, que espalha alegria por onde passa. Ela se preocupa com todos e sempre vê as coisas pelo lado bom. Amber é praticamente uma Pollyanna moderna. Seu melhor amigo, Ricky, é o menino autista mais fofo e amável do mundo. Ele fala o tempo todo como nessas frases que citei no início. Tudo dele tem muitos “é” e muitos pontos. Ricky é sincero sempre, e não entende sutilezas ou sarcasmo, então suas observações são sempre incríveis.

Esse é um livro que todos deveriam ler! Independente de gosto ou idade, é uma história para emocionar e carregar para a vida. Deveria ser indicado nas escolas, deveria estar em destaque em todas as bibliotecas. Quase uma rockstar é uma história de esperança, de amor e redenção. É uma história de fé. Amber acredita no bem e na felicidade, acredita em Jesus Cristo e tem fé de que tudo vai dar certo. Quando ela deixa de acreditar, todos a sua volta tentam ajudar a menina doce e boa que já ajudou todos eles. Mas será que eles irão conseguir? Afinal, Amber sempre acreditou que coisas ruins não aconteciam com pessoas boas. E ela era essencialmente uma boa pessoa. Então tudo estava errado? Onde estava Deus e porque não fez nada? Essa e outras perguntas são respondidas, ou não, através de muitas lágrimas e muitas risadas.

A narrativa do autor é impecável. Eu sempre acredito que o autor consegue passar suas emoções para as páginas, e acredito que Matthew Quick colocou a alma nessas páginas. Não tem outra explicação, eu chorava do nada! Com uma cena completamente comum! Eu chorei lendo, chorei contando do livro para o meu noivo, chorei escrevendo a resenha... 

Deixando de lado a fã eufórica, que quer ler todos os livros do autor para ontem e está animadíssima com essa ideia... Tem ainda uma ótima notícia, VAI VIRAR FILME!! E vai arrasar. É. Arrasar. Os direitos foram adquiridos pela FOX. O filme será dirigido por Miguel Arteta, de Rebelde com causa e Por um sentido na vida. A produção ficará a cargo de Marty Bowen e Wyck Godfrey, conhecidos por A Culpa é das estrelas e Maze Runner. E o autor gravou um vídeo para os fãs brasileiros muito legal, confiram :


Eu amei, entrou para minha lista de favoritos do ano! Eu nem acredito que demorei tanto para ler, até porque minhas amigas das Chocólatras estavam falando maravilhas sobre ele no grupo. Dúvidas de que indico? Pare tudo e vá ler agora!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top comentarista de setembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO