3º grau - James Patterson

>>  sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

PATTERSON, James. GROSS, Andrew. 3º grau. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010. 280p. (Clube das mulheres contra o crime, v.3) Título original: 3rd degree.

“Quando penso naquele dia, só consigo me lembrar de algumas imagens do que aconteceu depois. Sei que fiquei lá parada, sem compreender o que estava vendo. O lindo rosto..., agora sem vida. Os olhos abertos, claros, quase serenos.
- Ó, não, ó, não... – repetia eu sem parar.” p.179

A série Clube das mulheres contra o crime, do James Patterson e Andrew Gross, mistura uma boa ficção policial com um toque de romance, enquanto acompanha a vida de quatro amigas que se uniram para prender criminosos. Uma inspetora de polícia, uma jornalista, uma legista e uma assistente de promotoria. Juntas elas tentam desvendar crimes e encontrar tempo para suas vidas pessoais. O terceiro volume da série solta uma bomba nos leitores, com 3º grau.

A resenha pode conter spoilers sobre a vida pessoal das protagonistas.

A tenente Lindsay Boxer estava passeando tranquilamente com sua cadela pela manhã, quando uma casa inteira vai pelos ares. Apavorada, consegue entrar na casa e salvar uma criança, mas os pais estão mortos, e um bebê, desaparecido. Logo fica comprovado que uma bomba foi plantada no local, e que esse era só o primeiro de muitos crimes de terror. O grupo deixava um carta, com uma assinatura, e prometia acabar com os ricos gananciosos da cidade.

Lindsay começa a investigar e o FBI já está na cidade para tomar providências. Afinal, uma reunião importante do G8 está para acontecer, e os líderes da economia mundial estão todos sobre a mira dos assassinos. Com ajuda das amigas: Claire Washburn, Cindy Thomas e Jill Bernhardt, Lindsay começa a reunir pistas da organização terrorista. Poucos dias depois, um novo assassinato acontece, ainda mais assustador. Agora eles também podem estar usando um veneno mortal e facilmente fabricado.

Lindsay acaba se envolvendo com o encarregado do FBI, Molinari. Enquanto isso, Jill enfrenta problemas graves no casamento com o marido agressivo. As amigas se unem para tentar ajudar. Porém, uma reviravolta,  coloca a vida de uma delas na mira do assassino.

~~~~~~~

O mais violento e o mais trágico até agora. Fiquei chocada com a escolha do autor para uma das protagonistas, ainda não me conformo. Tudo aconteceu tão rápido que voltei a página para ver se era aquilo mesmo, inacreditável! Apesar da minha raiva e tristeza com o que aconteceu, a leitura como um todo foi excelente.

Leitura rápida, capítulos curtos, tudo acontece em ritmo alucinante, a adrenalina corre solta. Passagens que no inicio pareciam aleatórias, se tornam importantes no fechamento da trama e tudo vai ganhando sentido. É sempre legal acompanhar a mente ágil de Lindsay e suas investigações, assim como ver que as amigas fazem de tudo para ajudá-la.

A série continua sendo narrada em primeira pessoa por Lindsay e em terceira pessoa por vários outros personagens. Eu gosto dessa abordagem, você consegue entender bem vários ângulos da história. A narrativa é bem rápida, o que tem vantagens e desvantagens. Por um lado eu devoro o livro, curiosa para saber o final. Por outro, algumas passagens são corridas, muitas cenas poderiam ser melhor desenvolvidas.

Eu adoro todas as protagonistas e fiquei de coração partido nesse volume. Estou ansiosa para ler o próximo, quero ver o que vem a seguir. A série é bem grande e já temos vários volumes lançados no Brasil, espero que lancem até o final, pois já tem um tempo que não sai livro novo.

Para quem curte uma ficção policial mais ágil, a série é uma ótima pedida. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Clube das mulheres contra o crime do James Patterson
  1. 1° a morrer (1st to die)
  2. 2ª chance (2nd chance)
  3. 3° grau (3rd degree)
  4. 4 de julho (4th of July) / Do quarto em diante foram lançados pela Arqueiro
  5. 5° Cavaleiro (The 5th Horseman)
  6. 6° Alvo (The 6th Target)
  7. 7° Céu (7th Heaven)
  8. 8ª Confissão (The 8th Confession)
  9. 9° Julgamento (The 9th Judgment)
  10. 10th Anniversary (os demais ainda não lançados no Brasil)
  11. 11th Hour
  12. 12th of never
  13. Unlucky 13
  14. 14th deadly sin
  15. 15th affair
  16. 16rh seduction
  17. The 17th suspect
  18. The 18th abduction
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO