1° a morrer - James Patterson

>>  quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PATTERSON, James. GROSS, Andrew. 1° a morrer. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2008. 376p. (Clube das mulheres contra o crime, v.1) Título original: 1st to die.

“O corpo magro saltou para cima com um grito súbito. Os olhos dela piscaram como uma lâmpada fraca. Um estertor mortal percorreu-lhe o corpo todo. 
Por quê?, imploravam os olhos dela. Por quê?
Ele levou um minuto inteiro para recuperar o fôlego. O cheiro de sangue de Melanie Brandt estava impregnado em suas narinas.
Quase não podia acreditar no que tinha feito.
Levou o corpo da noiva de volta ao quarto e o pôs na cama.” p.16

A série policial Clube das mulheres contra o crime teve seus três primeiros livros publicados pela Editora Rocco e os demais estão atualmente sendo publicados pela Editora Arqueiro. Como não gosto de ler nenhuma série fora da ordem comprei os primeiros livros e não me arrependi. Hoje conheçam 1° a morrer de James Patterson.

Os detetives das grandes cidades estão acostumados com todo tipo de crime, os seriais killers atacam com métodos bizarros e quase sempre (não podemos esquecer o Dexter) escolhem vítimas inocentes. Quando a policia acha que já viu de tudo, aparece um lunático capaz de surpreender toda a força policial. Foi assim que começou este caso na Califórnia, que acabou por unir quatro mulheres na busca por um assassino.

O primeiro casal foi encontrado na Suíte Mandarim do Grand Hyatt, um dos hotéis mais luxuosos da cidade. O noivo estava caído ao lado da porta de entrada, morto por uma facada fatal. A noiva estava deitada de costas na cama de dossel, no rosto uma máscara de incredulidade, ainda vestida de noiva e os olhos já sem brilho.

A inspetora de homicídios Lindsay Boxer já vira centenas de homicídios, mas ver a noiva daquela maneira em sua noite de núpcias a encheu de compaixão. Começa a procurar pistas para o assassino do casal, mas tem um pressentimento de que aquilo só está começando.  Este era o pior momento para um serial killer aparecer na cidade, sua vida pessoal estava a ponto de desmoronar. Após o divórcio Lindsay vivia sozinha com sua cachorra Doce Martha e não sabia para quem contar o que vinha acontecendo. Em um check-up de rotina ela havia descoberto que tinha uma grave doença, que podia ser fatal.

Com um crime de tamanha magnitude todos estavam em cima da investigação e o chefe do departamento de policia designa um novo parceiro para ela. Chris Raleigh é extremamente atraente e muito atencioso, apesar disso ela sabe que este é o pior momento para iniciar um relacionamento. Precisa de ajuda antes que desmorone.

Claire Washburn é a médica legista responsável pelos corpos dos noivos e também uma grande amiga de Lindsay. Juntas elas começam a trocar informações sobre o caso, tentando montar um cenário antes que outro crime aconteça. Claire é uma mulher casada e feliz, tão segura de si que não se incomoda com seu enorme porte físico.

Na sombra da investigação está Cindy Thomas, repórter do Chronicle que precisa urgente de um salto na carreira, para parar de cobrir as notícias sem graça do Metro Desk. Com um golpe de sorte consegue um grande furo no primeiro assassinato, mas Lindsay não está nem um pouco feliz com a moça.

Com Cindy em sua cola Lindsay tem uma ideia inusitada e resolve contar com ela e Claire para investigar os assassinatos. A elas junta-se a assistente de promotoria Jill Bernhardt, ela quer montar um caso perfeito e colocar o assassino atrás das grades. Juntas surge o Clube das mulheres contra o crime, que além de caçar assassinos também reúne novas amigas que tomam muitos drinks e trocam experiências de vida. Unidas elas fazem progressos na investigação e suas descobertas podem colocar um homem atrás das grades para sempre.

James Patterson escreveu um romance policial ágil, cheio de suspense e com muitas reviravoltas. Quando pensei que o caso estava obvio demais, o autor muda tudo e deixa o leitor curioso até o final. A união das quatro mulheres alavanca o romance e um certo drama que se desenvolve no decorrer do livro. O autor  não criou um thriller rebuscado, é um livro de fácil leitura, com capítulos pequenos e onde tudo acontece bem rápido.

1º a morrer é narrado em primeira pessoa por Lindsay e em terceira pessoa por vários outros personagens, a narrativa se alterna entre diversos focos, inclusive o do assassino e das vítimas; o que eu gostei muito. Por outro lado achei que as outras mulheres não tiveram destaque, não sei como isto vai se desenvolver nos demais livros. Embora a leitura seja rápida e viciante algumas passagens foram mornas ou corridas. Senti falta de mais romance no relacionamento de Lindsay com Chris.

A série Clube das mulheres contra o crime deu origem também a série de TV Womens’s murder club que foi produzida em 2007 pela ABC, infelizmente foi cancelada na primeira temporada com apenas 13 episódios. Sobre os livros, apesar de ainda não ter lidos os próximos, aconselho que sejam lidos na ordem. Acontece muita coisa na vida da Lindsay neste primeiro livro e acredito que fará diferença nos próximos.

As personagens são ótimas, mulheres que lutaram muito para se sobressair em um campo dominado pelos homens. São fortes, determinadas e sabem o que querem. Espero que nos próximos livros as outras personagens se destaquem mais. Indico para quem gosta de um thriller policial rápido e cheio de suspense. Não vejo a hora de ler a continuação. ^^

Clube das mulheres contra o crime do James Patterson
  1. 1° a morrer (1st to die)
  2. 2ª chance (2nd chance)
  3. 3° grau (3rd degree)
  4. 4 de julho (4th of July)
  5. 5° Cavaleiro (The 5th Horseman)
  6. 6° Alvo (The 6th Target) (Os demais não lançados no Brasil)
  7. 7° Céu (7th Heaven)
  8. 8ª Confissão (The 8th Confession)
  9. 9° Julgamento (The 9th Judgment)
  10. 10th Anniversary
  11. 11th Hour
  12. 12th of never
  13. Unlucky 13
  14. 14th deadly sin
  15. 15th affair
  16. 16th seduction
  17. The 17th suspect
  18. The 18th abduction
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO