Raio de sol - Kim Holden

>>  terça-feira, 7 de março de 2017

HOLDEN, Kim. Raio de sol. São Paulo: Editora Planeta, 2016. 446p. (Raio de sol, v.1). Titulo original: Bright side.

“- Faça épico.
- Faça épico – repete ele baixinho.
- Eu te amo, Gus.
- Também te amo, Raio de sol.” p. 346

Eu tinha acabado de ler um new adult que todo mundo diz ter chorado e amado, Proibido, mas que só me fez raiva... Aí peguei esse logo em seguida, que prometia ainda muitas lágrimas. Fui ler até meio desconfiada, na metade do livro estava pensando “ah era isso, já sabia, nem faz chorar” e no final... Confira na resenha de Raio de sol da Kim Holden.

Kate Sedgwick, 19, é uma moça feliz e otimista. Kate aproveita tudo da vida, dá valor a todas as pequenas coisas. Do copo de café que toma toda manhã, ao pôr do sol, seus dias são feitos de momentos. Ela vive iluminada, e por isso seu melhor amigo, Gus Hawthorne, sempre a chamou de Raio de sol. A banda de rock  de Gus está gravando o primeiro disco e prestes a entregar em turnê, por isso eles agora se falam principalmente por telefone. Os dois são amigos desde sempre, e embora tenha rolado algo uma noite, eles continuam sendo apenas grandes amigos.

Kate surpreende todos que a conhecem melhor, afinal, poucos sabem que ela não tem muitos motivos para tantos sorrisos. Vinda de uma família repleta de abandonos e tragédias, com muitos problemas e decepções, ela não lamenta, não reclama, como muitos fariam em seu lugar. Ela simplesmente vê tudo pelo lado positivo. Seu lema é “Faça épico!”.

Kate começa a faculdade e se muda de San Diego, Califórnia, para a fria cidade de Grant, no Minnesota. Consegue um emprego na floricultura da cidade e faz mais uma amiga, Shelly.  Todos dos dias conversa com Gus, vai as aulas, passeia com seus amigos. Até tenta contato com uma tia estranha, meia-irmã de sua mãe, que vive cheia de problemas.

Kate só não está preparada para o amor. Quando conhece Keller Banks, um universitário lindo que se encanta por ela, Kate resolve manter distância. Ele insiste, ela se esquiva. Os dois têm um segredo, e isso, pode mudar tudo.

~~~~~~~~

E no final... eu chorei até desidratar! Amei!! Que livro lindo, que história bem escrita, gostosa, inspiradora. O livro evolui devagar, no início é só mais um new adult. Kate caloura na faculdade, fazendo amigos, conhecendo pessoas, vivendo a vida plenamente.  Amei a história dela com a irmã, Gracie, mesmo sendo triste. E amei sua amizade com Gus, torci um pouco para se tornar algo mais entre eles. Até a página 200 não acontece muita coisa, eu já comecei a leitura com medo, porque já sabia que vinha drama pela frente rs.

E de repente, eu estava apaixonada pela protagonista. Kate encanta a cada página. Ela e sua linda amizade com Gus. Ela e sua bondade inabalável até com quem não merece, como sua tia sem noção. Ela fazendo novos amigos e tentando fazer algo por todos eles: Clayton (que me lembrou muito o Kurt de Glee), Pete, Shelly. Ela mexendo com o coração do misterioso e lindo Keller. Kate transborda das páginas.

Ela vem de um passado traumático, tem um melhor amigo que parece sentir algo mais por ela e ela por ele, conhece um novo garoto... até agora nada de diferente, certo? Mas esse livro tem tudo de diferente. Não pelos desdobramentos, mas por tudo que vem com eles. Cada passagem linda, o livro é uma grande lição de como devemos aproveitar e agradecer a vida que temos.

Até bem depois da metade era isso, um bom livro. De repente, ele se torna um livro fenomenal. Triste de soluçar, mas incrível. Eu sabia o que iria acontecer, estava na cara bem antes de se falar a respeito abertamente. Mas mesmo assim, não é o que acontece, é a forma como acontece. Tudo evolui de forma tão tocante e tão forte, que eu chorei as 100 últimas páginas sem parar. Estava precisando dormir, mas li até terminar... só para não chorar de novo no dia seguinte.

Kate me lembra um pouco a Amber, a protagonista de Quase uma Rockstar, outro livro que eu amei. Mas Amber é nova, inocente, até que desaba com os golpes da vida. Kate já não tinha nada de inocente, e ela não desaba. Ela é forte, sabe o que quer, tem esperança e tenta fazer o melhor, até o final. Ah, é uma série, mas cada livro conta a história de um dos personagens, o próximo é o livro do Gus, espero que lancem logo por aqui.

Esse é um livro tocante, daqueles que eu amo e sempre vou guardar no coração. Promete lágrimas, mas também promete encantar. Leiam! Primeiro nota 5 do ano!! #todoscomemoram

Adicione ao seu Skoob!

Série Raio de Sol da Kim Holder
  1. Raio de sol (Bright side)
  2. Gus (os demais não lançados no Brasil)
  3. Franco.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO