Maze runner: A cura mortal - James Dashner

>>  segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

DASHNER, James. A cura mortal. São Paulo: Editora V & R, 2012. 368p. (Maze Runner, v.3). Título original: The death cure.

“Não havia mais tempo para Thomas pensar em como seria o mundo livro do controle do CRUEL. Agora que haviam decidido encará-lo, seus nervos estavam tensos de expectativa, e o estômago revirava. Estava prestes a entrar em território totalmente desconhecido.” p.125

Depois de toda a adrenalina de Correr ou morrer e de todo o perigo que os personagens viveram em Prova de fogo eu, finalmente, cheguei ao final da trilogia Maze Runner com A cura mortal do James Dashner.

Thomas e seus amigos estão de volta onde começaram, prisioneiros do CRUEL. Porém agora estão mais calejados, mais espertos e totalmente preparados para o que der e vier. Depois de semanas preso em um quarto branco e sem se comunicar com ninguém, a porta se abre. O Homem Rato tem outras revelações e mais um pedido a fazer. Agora ele quer restaurar a memória de todos eles, para a segunda fase da pesquisa. Ele explica que tudo o que querem é conseguir a cura para o Fulgor, e vão fazer o necessário para conseguir.

Alguns membros do grupo decidem aceitar e ter a memória restaurada. Outros como Thomas, desconfiam de tudo o que a CRUEL fala, e se recusam a participar de mais um experimento. Ele, Minho, Newt e alguns outros resolvem fugir e ficar bem longe do CRUEL. Enquanto isso, Teresa, Caçarola e outros do grupo, resolvem ter a memória restaurada.

A partir daí o grupo se separa. Todos querem sobreviver. A cura parece uma promessa distante. O Fulgor está cada vez mais forte, contagiando mais pessoas. Cabem a eles, tentar impedir o CRUEL e alcançar a liberdade.

~~~~~~~~

Fiquei tão decepcionada com o final! Não foi uma leitura horrível, mas me pareceu muito barulho por nada sabem? O 1 é aquela loucura, você não sabe o que é o labirinto, o que está acontecendo. Gente morrendo, aquela loucura. O 2 continua cheio de adrenalina e muita confusão. Deixa muita coisa sem resposta, ou seja, tudo teria que ser resolvido aqui. E aqui… não é que não tenha resposta, é que tudo ficou muito sem sentido, e o final deixou demais a desejar.

Uma das coisas que mais me desgostou foi o que aconteceu com Newt, foi um desfecho inexplicavelmente ruim. Não fez sentido e nem tinha necessidade disso. Eu não comprei a ideia dele estar bem até então e de repente acontecer tudo aquilo, do nada. A atitude de Thomas em relação a Teresa também ficou meio dúbia, porque ele nunca a perdoou e nem confiou nela de novo depois da traição dela no deserto… porém a Brenda também age de forma desonesta, e ele liga por 2 segundos.

Mas o pior foi a correria do final, além de ter sido corrido e meio sem noção, porque gente… se existia aquele “oásis perdido” lá, porque não começaram a levar pessoas sãs pro local desde o início? Para que tudo isso? No final ficou meio que “A arca de Noé” da humanidade, mas eu li com cara de paisagem, achei péssimo isso. O autor tinha uma saída ótima, que traria menos surpresas, mas muito mais satisfação ao leitor. Até porque com esse final, os dois livros anteriores não serviram de nada, nem as mortes, nem tantos sacrifícios dos Clareanos.  

Eu demorei a terminar a trilogia e só me animei agora porque o escolheram para mim no Clube das Chocólatras de janeiro. Mas agora depois de terminar, vejo que não perdi muita coisa. O filme “baseado” nesse volume estreou faz pouco tempo nos cinemas. Mas o filme 2 já foi tão diferente do livro, que agora tenho até esperança do final do filme ser menos brochante que o do livro rs. Quem leu me conte o que achou.

Adicione ao seu Skoob!

Trilogia Maze Runner do James Dashner
  1. Correr ou morrer (Maze Runner)
  2. Prova de fogo (The scorch trials)
  3. A cura mortal (The death cure)
 Interligados:
0.5 Ordem de extermínio (The kill order)
2.5 Thoma’s first memory.

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de Fevereiro no blog!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO