Viaje comigo - Especial: Bienal do Livro de São Paulo 2018

>>  sábado, 11 de agosto de 2018


 

Oi, pessoal!

Não, vocês não estão sonhando! É sim, uma edição especial do Viaje Comigo para contar como foram meus três dias de Bienal do Livro de São Paulo! Foram 3 dias totalmente ocupados, exaustivos, mas deliciosos e inesquecíveis! Foi a minha primeira bienal fora de Minas Gerais, então eu não tinha noção do tamanho daquele lugar!



Logo na sexta, participei do bate-papo sobre maternidade com a Bela Gil (sim!) e passear muito, tirar muita foto, e conhecer o povo por trás dos livros. Sério gente, se você acha que o mundo de comprar livros, admirar autores e vagar por livrarias e sebos é bom, não tem noção o que é conhecer o pessoal das editoras. Adorei!


No fim da noite teve Encontro de Fãs de Romance de Época e foi maravilhoso! Reunidas, 7 autoras nacionais que escreveram livros de romance de época falaram sobre as histórias, como foi escrever sobre o assunto, de onde tiraram inspiração, enfim. 

Ainda teve quizz e sorteio e eu ganhei O amante da princesa, da Larissa Siriani e uma ecobag sensacional (na foto abaixo aparece tudo)! Mas o melhor desse evento foi finalmente conseguir declarar meu amor ao livro Senhorita Aurora para Babi A. Sette. Ela é um amor de pessoa e até se emocionou! Como o livro não estava presente (tá mais difícil para achar que nota de 1 real!) ela autografou um marcador para mim! Fofa!

Quando percebi o primeiro dia tinha acabado, os estandes estavam fechados e a gente ainda dentro da bienal (#pqsoudessas)

                                                    (Babi A. Sette - Autora de Senhorita Aurora)

No sábado logo cedo participei do Encontro de blogueiros da Editora Arqueiro. Ficamos sabendo de várias novidades de lançamentos que vem por ai e o que mais me deixou mordida de curiosidade foi o livro VOX. Uma distopia em que o governo proíbe as mulheres de dizerem mais do que cem palavras por dia. E, caso ultrapasse, um choque terrível as acomete por meio de uma pulseira com contador de palavras que elas são obrigadas a usar. Já quero!

 Este ano, um dos autores internacionais convidados foi AJ Finn, autor de A mulher na janela que a Nanda resenhou aqui no blog vocês podem conferir aqui

Então, enquanto falavam do sucesso do livro, do início das gravações do filme (sim! A mulher na janela vai virar filme (as gravações começaram nessa segunda, dia 06.08) cujo elenco é composto simplesmente por: Amy Adams, Juliane Moore e Gary Oldman. (Surtou? É, eu também) e da vinda do autor à bienal ele simplesmente entrou na sala e fomos privilegiadas com a presença dele antes de todo o restante da bienal. HÁ.

 Além de charmoso ele é muito carismático e caricato. Vocês tinham que ver as caras que ele fazia! Foi Mara! Tive o direito de tirar foto.


Então, no fim do evento fomos para a bienal para mais um dia. O Anhembi virou um formigueiro! Era gente para todo lado! Impossível enfrentar filas para tirar fotos nos estandes temáticos, ou para comprar livros. Até para se alimentar estava difícil! Mas mesmo assim ainda estava incrível. Consegui alguns autógrafos e tietei muita gente.



No domingo, dia 05.08, com a bateria abaixo de 50% (a minha, não a do celular, rs) me dediquei a ir no Encontro de Blogueiros da Editora Intrínseca que foi curto, mas marcante!

 Houve destaque de vários lançamentos, livros que serão adaptados para o cinema nos próximos meses,  lançamento de Para todos os garotos que já amei na Netflix e o lançamento de Intrínsecos, um clube de assinatura de livros em que os assinantes receberão, 45 dias antes do lançamento nas livrarias, um livro surpresa com capa exclusiva e mimos maravilhosos. Ganhei a ecobag do Intrínsecos e ainda vou receber a primeira caixa da assinatura! Fiquei no céu!

Ao chegar na bienal já corri pra fila do bate-papo/sessão de autógrafos da Beth Reekles, autora de A barraca do beijo. Ela é uma fofa, e me disse “obrigada” na hora do autógrafo!


Me aventurei no jogo de realidade virtual de Jogador n.1. Foi maravilhoso! Queria ter um desses em casa! Fui no bate-papo com AJ Finn (sim, de novo) e no da Carina Rissi, Laura Conrado e Ana Beatriz Brandão. Há tempos quero conhecer a Carina pessoalmente e dizer para ela o quanto Marcus (Mentira Perfeita) é o amor literário da minha vida, mas os eventos dela em BH sempre acontecem em dia que não posso ir.

 Essa foi a minha chance e fiquei muito feliz em conhecê-la e conseguir não só declarar meu amor, como consegui finalmente o autógrafo. Como só podia autografar um livro por autor levei o favorito, claro! Ela foi super atenciosa, apesar do pouco tempo e ficou muito feliz de saber o quanto curti o livro! 


Para aqueles que curtem a autora e não sabem ainda, Perdida e Procura-se um marido serão adaptados para o cinema e até agora não me perdoo por não ter perguntado quem ela espera ou foi escolhido para interpretar o Marcus.

Laura Conrado é sempre um amor e fico muito grata e feliz de acompanhar de perto seu trabalho (era segredo, mas não é mais, fui beta do conto dela no livro Heroínas, lançado pela Galera Record junto com a Pam Gonçalves e Ray Tavares).

 Se você nunca leu nenhum dos livros da Laura, sério, você não sabe as grandes histórias que está deixando de ler. Infelizmente, não pude conhecer a Ana Beatriz porque a fila dela era a maior e se eu esperasse perderia o voo para BH, mas terei outras oportunidades, com certeza.

Você deve estar se perguntando se eu não comprei nada. A verdade é que foi o que menos fiz por incrível que pareça hahaha Comprei só oito livros (haha)! Depois que vi algumas postagem de amigos e visitantes percebi que tinha vários que eu queria ter e não comprei. 

Mas não comprei porque estavam caros, pelo contrário! Tem preço para todos os bolsos e quem for (ainda dá tempo quem estiver em São Paulo. A Bienal termina amanhã!) e não quiser gastar muito não vá nos estande escritos “qualquer livro 10,00/20,00). Essa foi minha perdição. 

Então segue a foto com minhas aquisições, com os que ganhei de editoras e levei para autografar. Achei o livro do Victor Martins (autor de Quinze dias) super barato para lançamento (R$19,90) e ainda vem com 4 bottons lindos! Infelizmente foi o único livro que voltou sem autógrafo, mas fica para a próxima.

   
Então, esse é o resumo do resumo do que foram os 3 dias "literários" mais legais da minha vida. Queria falar muito mais, mostrar muito mais fotos, mas foram, ao todo, cerca de 300 fotos, logo... Foi muito bom dividir o espaço com pessoas que eu sei que entendem o que é essa paixão chamada livros, e nenhuma cara de "poxa, você é louca" ou "Sério? Você gosta de ler?" 



 E vocês? Foram à bienal? Curtiram? Infelizmente, não encontrei nenhum Viajante por lá, mas espero que tenham ou estejam curtindo o evento tanto quanto eu! 

Vejo vocês na Bienal do Rio em 2019!


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO