Sol e tormenta - Leigh Bardugo

>>  segunda-feira, 11 de março de 2019

BARDUGO, Leigh. Sol e tormenta. São Paulo: Editora Gutenberg, 2014. 365p. (Trilogia Grisha, v.2). Título original: Siege and storm.

“Faz tempo que eu não venho para casa, soltou o Corsário. Mas não voltei de mãos vazias.
Ele deu um passo para o lado, então esticou o braço, apontando para mim.  Todos os rostos se viraram ansiosos, aguardando.
Irmãos, disse ele, eu trouxe a Conjuradora do Sol de volta para Ravka.
Não consegui me segurar. Me levantei e enfiei um soco na cara dele.” p. 129

Ainda estou postando leituras de 2018 rs... Já faz anos que li o primeiro livro da trilogia, Sombra e ossos, e mesmo tendo adorado, acabei não dando continuidade. Agora, finalmente, consegui ler o segundo livro, e hoje conto para vocês o que achei de Sol e tormenta da Leigh Bardugo.

Em um mundo assolado pelas guerras, o rei tenta combater o mau com seus dois exércitos. O primeiro formado por soldados, o segundo por Grishas. Os Grishas eram poderosos e temidos, assustadores para as pessoas normais, considerados magos perigosos pela maioria da população. Os Grishas eram divididos em Corporalki (Sangradores e Curandeiros), Etherealki (os conjuradores) e Materialki (os fabricadores). Eles lutam para vencer os Volcras (um dementador que come gente rs)  e a escuridão crescente da dobra das sombras.

Alina Starkov Malyen Oretsev cresceram juntos em um orfanato e eram inseparáveis. Ele se tornou um grande rastreador, ela era apenas uma garota comum, até que seu dom foi revelado, Alina era uma Conjuradora do sol, a única existente. E por isso, era a Grisha mais importante. Ela começa a fazer parte da elite mágica liderada pelo temível Darking.

Pode conter spoilers se você não leu o primeiro livro!

Alina e Maly deixaram para trás um mundo tomado pelo caos e fugiram para salvar suas vidas. Alina estava cansada de ser uma marionete, e mais uma  vez, consegue salvar a vida de Maly. Juntos eles se escondem, e tentam viver uma vida comum.

Mas o Darking está mais forte do que nunca, ele sobreviveu, e agora tem um poder novo e aterrorizante. Depois de capturá-los, ele tenta possuir Alina e usar seu poder, e ela não tem escolha.

Até que um pirata ajuda os dois a fugir, e ela acaba retornando ao seu país. Está determinada  a combater as forças do Darking, para defender o reino de Ravka. Mas Alina agora conhece o poder e anseia por mais. Ela e Maly começam a se afastar, de coração partido e cheia de medo, Alina precisa tomar decisões importantes, que mudarão sua vida para sempre.

~~~~~~

Realmente não sei porque demorei tanto para ler, tão bom quanto o primeiro, delícia de livro. E olha que estou bem enjoada das fantasias, mas alguns ainda conquistam meu coração.

Alina é uma personagem sofrida, com baixa autoestima, que aos poucos, começa a amadurecer. Mas ela tem um peso grande nas costas, não sabe em quem pode confiar e acaba se metendo em mais encrenca. Maly é seu grande amor, mas ele se sente perdido e sem objetivo, em um mundo em que é apenas um “mortal”. Os dois começam a se afastar. O pior do livro é acompanhar as brigas bobas entre eles, queria muito que ambos se acalmassem. Por outro lado, tem novos personagens ótimos, adorei conhecer Nikolai, Tolya e Tamar.

A parte de ação é excelente! Livro muito bem ambientado, tudo muito forte. Eu imaginava que a batalha seria sangrenta, mas foi muito mais sinistro do que imaginei. O Darking é realmente temível, e muito mais cruel do que eu imaginava. Me surpreendi com algumas mortes, a autora não poupou personagens.

Fiquei ainda mais curiosa para ler o final, espero que seja tão bom quanto os primeiros. Estou fascinada pela historia, e torcendo para existir um final feliz para Alina e Maly.

Quem leu me conte se gostou, indico demais essa trilogia, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Trilogia Grisha da Leigh Bardugo
  1. Sombra e ossos (Shadow and bone)
  2. Sol e tormenta (Siege and storm)
  3. Ruína e ascensão (Ruin and rising).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO