A Garota do Lago - Charlie Donlea

>>  sexta-feira, 13 de março de 2020

DONLEA, Charlie. A garota do lago. São Paulo: Editora Faro Editorial, 2017. 296p. Título original: Summit Lake.

“Ao longe, uma sirene ecoou na noite, baixinha no início, e depois, mais alta. A ajuda estava chegando, embora ela soubesse que era muito tarde. No entanto, Becca saudou a sirene e o auxílio que traria. Não era mais para si que ela esperava a ajuda. ” p.16

Suspense é um dos meus estilos favoritos. Adoro o mistério todo e leio tentando desvendar o “quem matou” junto com o protagonista. Charlie Donlea é um autor americano que eu não conhecia ainda, e fui ansiosa conhecer seu livro de estreia, que ganhou muitos elogios no Brasil, A garota do lago.

Summit Lake é uma pequena cidadezinha tranquila nas montanhas de Blue Ridge. A cidade paradisíaca tem muitas casas de veraneio e muitos turistas ricos. Toda essa tranquilidade muda, quando Becca Eckersley, 22 anos, é assassinada na casa de férias da família. A polícia local é tirada da jogada, a polícia estadual assume cheia de mistérios, tudo é muito sigiloso. Eles dizem que um assaltante aleatório invadiu a casa e a matou, quase ninguém acredita nisso. O pai da moça é um advogado importante que quer se candidatar a juiz, e não quer que nada vaze para a imprensa.

A jornalista Kelsey Castle, 30 anos, acabou de voltar de uma licença médica por um trauma que ainda não superou. Seu chefe a envia para investigar o caso, disposto a tudo para afastá-la da cidade e de seus problemas. Kelsey é uma repórter conhecida e uma escritora. Ela achava que não iria encontrar nada de interessante, mas logo se depara com muitas intrigas, segredos e perguntas sem respostas.

Ligando a história de Becca, com sua própria vida, Kelsey mergulha de corpo e alma na investigação. E contando com a ajuda aleatória de moradores do local, começa a reconstituir a vida da moça e seus passos na cidade. Ela busca por justiça para Becca, mas no processo, começa a superar seus traumas do passado.

~~~~~

Enredo intrigante e narrativa fluida, comecei a leitura empolgada e tentando adivinhar quem tinha matado Becca. Eu curto livros assim, onde temos uma premissa mais simples e uma investigação mais informal, Kelsey tinha tanta chance quanto EU rs, de desvendar o mistério. Tiveram alguns contratempos no meio do caminho, algumas coisas que não me convenceram totalmente, mas eu estava curtindo a história, até por ser um livro de estreia E aí, será que me ganhou?

A história tem dois focos narrativos que se alternam: O passado de Becca sendo narrado mais de um ano antes de sua morte e Kelsey no presente, tentando descobrir tudo. As duas narrativas são em terceira pessoa. Curti a abordagem, você vai conhecendo Becca aos poucos e todos seus amigos (ou seja, os possíveis suspeitos). A história do passado me prendeu mais que a do presente.

No presente temos Kelsey andando pela cidade atrás de pistas para reconstituir o passado da moça e o dia do crime. Eu gostei do desenvolvimento, porém, achei tudo fácil demais. Normalmente as pessoas envolvidas, com exceção dos fofoqueiros de plantão rs, correm dos jornalistas. Aqui a moça do café conta tudo para ela e faz de tudo para ajudar, o chefe da polícia local entrega de bandeja cópia da investigação toda (afirmando que foi excluído pela polícia estadual e queria desvendar o crime). E ainda um médico, coloca em risco tudo para roubar o laudo do legista e entregar para ela. Tudo bem que a moça era bonita, ele se interessou, mas ele a conhece e já está disposto a ajudar na maior naturalidade. Achei só um pouco “fácil demais”.

A moça morta, Becca, era bonita e rica, mas era também “a última bolacha do pacote”. Sério! Todo homem que ela conhecia era apaixonado por ela, e segundo a melhor amiga da moça, ela meio que “dava trela para todo mundo”. Enfim, mas gente... os dois melhores amigos, o ex-namorado, e até um ex-professor estavam muito interessados na moça. Pelo menos rendeu um monte de suspeitos pelo crime rs, isso eu curti.

A história caminha de forma linear quase até o final, com muitos suspeitos e poucas pistas. E é aí que a coisa desandou! Para um livro de estreia foi um enredo bem interessante. Mas, faltou bastante para eu amar e chegou a me irritar muito quando terminei! Agora entendo porque vi tanta oscilação das notas entre os leitores, esse é bem ame ou odeie rs.

Como leitora ávida do gênero, eu amo ficção policial que surpreenda, porém, a surpresa tem que ter lógica. Por um lado eu adorei o final (apesar de corrido), com duas reviravoltas que me deixaram de queixo caído. Porém, para chegar nelas o autor, literalmente, engana o leitor. O legal de um policial que surpreenda é a pista estar ali o tempo todo meio disfarçada e você não enxergar aquela possibilidade. Quando o autor dá uma informação e depois desmente o que ele mesmo falou, é forçar a barra demais! A nota mais baixa vai pela artimanha pouco honesta rs, e que na verdade, mata um bom policial. Uma ficção policial bem escrita, é cheia de pontos que se ligam no final. Achei os personagens bem rasos também, não consegui me apegar a nenhuma das narradoras. Mas o que irritou foi realmente essa passada de perna no leitor.

Vou explicar melhor! [AVISO DE SPOILER, LEIA POR SUA CONTA E RISCO]. Durante a narrativa do passado, um dos melhores amigos de Becca (e que era apaixonado por ela, mas depois descobre que ela amava o outro melhor amigo dos dois) se enforca no apartamento. Nada é dito ou subentendido que ele não houvesse morrido. Tem a tristeza de todos e depois já muda para algum tempo depois, na formatura deles. E aí, lá no final, o carinha aparece vivo do nada! Não tem explicação, eu até voltei e reli todas essas partes para conferir se eu não tinha perdido nada, e não perdi. Foi isso mesmo, ele mata o personagem, e depois revive lá no final. Aí é impossível alguém matar a charada, e tira a lógica da coisa toda, entendem? [FIM DO SPOILER].

Eu não desgostei, e pretendo ler outro livro do autor para tirar a prova. Mas se ele fizer isso de novo nos outros (temos mais dois lançados no Brasil), eu desisto de vez kkkk. Quem leu me conte o que achou!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de março!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO