Te devo uma - Sophie Kinsella

>>  quarta-feira, 15 de abril de 2020

KINSELLA, Sophie. Te devo uma. Rio de Janeiro: Editora Record, 2019. 420p. Título original: I owe you one.

“Não sei quem é essa garota, nem como ela entrou na minha vida – diz ele com voz impassível, e não consigo evitar um sorriso.
- Também não faço ideia – digo, no mesmo tom. – É um mistério.
Não falamos nada por alguns segundos, então a expressão de Seb fica mais séria.
- Você está na minha vida? Pergunta ele.
- Estou – respondo, e minha voz de repente falha. – Espero que sim.
- Bom, eu também.
Ele acaricia meu cabelo e, pelo espelho, vejo seus olhos brilhando. Então, neste momento, sei que a vida dele é o único lugar onde quero estar. ” cap. 20

Sou fã da Sophie Kinsella, já resenhei todos os seus livros lançados no Brasil e estou sempre esperando o próximo lançamento. Dito isso, hoje conto para vocês o que achei de Te devo uma.  

Fixie Farr, 27 anos, é a mais nova entre três irmãos e não consegue encontrar seu lugar no mundo. Eles perderam o pai há alguns anos, agora a mãe e os irmãos tomam conta da loja da família. A mais velha, Nicole, vive distraída e só se preocupa com os seus problemas, raramente vai à loja. O irmão, Jake, tem planos grandiosos para a loja e para a própria vida. O problema de Fixie é que nunca conseguiu enfrentar os irmãos e tudo fica entalado em sua garganta. Quando Jake fala algo, sua garganta trava, ela não consegue se expressar.

Ao mesmo tempo, Fixei não consegue deixar nada para lá. Se tem um problema, ela quer resolver. Ela não sossega até que esteja tudo no lugar certo. Sua obsessão em resolver tudo já lhe rendeu problemas ao longo da vida. Quando Sebastian, um completo estranho, pede para que ela tome conta de seu notebook em um café enquanto ele atende uma ligação, ela leva isso ao pé da letra. E acaba salvando o computador de um grande desastre, mesmo se colocando em perigo. Ao ver o que aconteceu, chocado, Seb lhe dá um porta-copos com a frase “Te devo uma” e fala que deve um grande favor a ela.

Ela imagina que nunca mais irá vê-lo, e esquece do tal favor, até que Ryan, sua paixão da juventude, volta a Londres e precisa de ajuda. Ele está desempregado depois de perder toda a sua fortuna em Hollywood e precisa de uma oportunidade. Ela pede a Seb que lhe dê um emprego. E enquanto isso realiza seu sonho da adolescência, ficar com Ryan.

Quando tudo dá errado, ela que deve um favor a Seb. E assim começa uma troca de favores, que irá fazer Fixie questionar suas escolhas, enfrentar o passado e planejar um futuro melhor.

~~~~~~

Como eu disse no início eu adoro a Sophie Kinsella, seus romances divertidos e muito vergonha alheia. O problema é que pelos seus últimos três livros publicados (fora da série Becky Bloom), percebemos que esse estilo mudou. Vocês podem observar isso claramente em: Minha vida não tão perfeita (2017), Mas tem que ser mesmo para sempre? (2018)  e Te devo uma (2019). Os romances estão mais maduros, menos divertidos e mais lentos... falta pegada! Estou sentindo falta dos chick-lits leves e divertidos da autora, daquelas personagens queridinhas. Será que a Kinsella perdeu a mão? Fico imaginando que ela quer mesmo mudar esse estilo, já que Becky Bloom continua tão fofo e divertido como sempre... mas os outros... Enfim, questão de gosto. Se vocês amaram os outros livros citados, com certeza vão gostar desse mais do que eu.

Voltando ao livro, achei o enredo fraco. Tudo gira em torno da loja da família, dos três irmãos e das inseguranças da Fixie. A protagonista é bobinha demais, muito imatura para os seus 27 anos e bem sem sal. Seus irmãos são um porre, Nicole sonsa, Jake egoísta, dá muita preguiça  de quase todos os personagens ao longo do livro. Só salvam Seb e Leila, a namorada de Jake. Ryan é um escroto de marca maior, daqueles que não enganam o leitor por uma página sequer, enquanto a protagonista segue firme apaixonada por ele. E só depois de 50% do livro ela, finalmente, descobre que (surpresa) ele é um babaca.

Ela e o Seb garantem as cenas boas do livro. As trocas de favores entre eles, a possibilidade de , quem sabe, um romance. Ele é um cara legal, que construiu sua empresa do nada, objetivo e batalhador. Ele ajuda Fixie a amadurecer e a se posicionar de forma mais firme com os irmãos.

E aí... vem o fiasco do final! O casal não conversa, não se resolve, não tem uma grande reconciliação pós drama, nada. Tudo se resolve por eles, Jake apronta o livro todo e para mim saiu fácil e bem demais de tudo aquilo. Balde de água fria o final. Fora que é daquelas histórias pouco memoráveis, tenho certeza de que daqui há alguns meses já esqueci tudo kk. 

Não foi uma leitura de todo ruim, mas está entre os piores livros da autora para mim. Claro que eu tenho um padrão alto de exigência quando se trata da Kinsella, levem isso em consideração rs. Quem leu me conte o que achou!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de abril!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO