O segredo - Joseph Delaney

>>  quarta-feira, 15 de julho de 2020

DELANEY, Joseph. O segredo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 304p. (As aventuras do caça-feitiço, v.3). Título original: The spook’s secret.

“Comecei a tremer, descontrolado. Senti medo, mas resisti com todas as minhas forças. O Caça-feitiço repetira muitas vezes que as trevas se alimentavam do terror: o primeiro passo para derrotá-las era enfrentar e vencer o próprio medo. Então tentei, realmente tentei, mas era muito difícil, porque eu não estava enfrentando as trevas armado com os recursos que aprendera a usar. Não estava de pé empunhando um bastão de sorveira-brava nem atirando sal e ferro. Estava preso e amarrado, totalmente indefeso, enquanto Morgan executava, talvez, o ritual mais perigoso que um mago jamais experimentara. E eu era parte do ritual, uma centelha de vida que estava sendo oferecida a Golgoth, para compeli-lo a vir a este lugar. E, segundo Morgan, no momento em que ele aparecesse, tiraria não só a minha vida como também a minha alma. Eu sempre acreditara na vida após a morte. Alguém poderia tirá-la de mim? Alguma coisa poderia matar a alma de uma pessoa? ” p.264

A série As aventuras do caça-feitiço é uma das muitas que ficou perdida no limbo da minha estante rs. E olha que eu adorei os dois primeiros volumes da série! E pasmem... li o primeiro em 2010, o segundo em 2015 e só agora estou lendo o terceiro #Socorro! Enfim, confiram o que achei de O segredo do Joseph Delaney.

Thomas Ward, 13 anos, é o sétimo filho de um sétimo filho, e, portanto, como reza a tradição, se tornou um aprendiz de caça-feitiço.  A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros.

A resenha não contém spoilers dos volumes anteriores. Conheça melhor a série com as resenhas de: O aprendiz e A maldição.

Tom já se acostumou com a rotina dura e exigente do seu meste. O Caça-feitiço não é de muita conversa e seus muitos segredos vão acabar prejudicando os dois muito em breve. Entre aulas de magia, de latim e serviços domésticos, seus dias são duros e puxados. Ele sente saudade dos pais, mas sabe que precisa se dedicar ao máximo ao seu aprendizado.

Quando um homem desconhecido aparece do nada e deixa uma mensagem ameaçadora, o Caça-Feitiço anuncia que em breve eles irão partir para Anglezarke. Uma casa assustadora que promete um inverno frio e desolador, no meio do nada. Alice parte com eles, mas é deixada aos cuidados de fazendeiros locais, para desgosto dela e de Tom.

Tom logo descobre que o porão da casa é ainda pior. Lá tem duas feiticeiras aprisionadas, amarradas por magia. Ele enfim conhece Meg, a bruxa que tem grande importante na vida do Caça-feitiço. Meg vive aprisionada no porão o ano todo, a não ser quando a casa é ocupada. Ela então vive com eles, mas todo dia ela toma uma poção que a faz esquecer quem é, seus poderes e o quanto é perigosa.

Um bruxo maligno deseja algo da casa, e pretende usar Tom para conseguir. No meio de um jogo perigoso e mortal, ele precisa ser forte e sobreviver.

~~~~~~

Realmente não sei porque demorei tantos anos para continuar a série, ela é excelente! Acho que andei enjoada de literatura fantástica por um tempo, mas algumas séries se destacam no meio, e essa é uma delas. O enredo é ótimo, a mitologia é muito bem desenvolvida, os livros são emocionantes e muito bem escritos!!

O autor utiliza uma mitologia mais “raiz” rsrs. Bruxas, ogros e feiticeiros do mal. Livros de feitiços, encantos e todo o tipo de ser sobrenatural sinistro e perigoso. Para se defenderem os Caça-feitiços tem seu bastão com poder, sal e ferro para prender bruxas, correntes de prata para amarrá-las. A narrativa é bem sombria, eles passam por tanto perigo que os livros devem ser um pouquinho assustadores para o público mais jovem. Na contracapa sempre vem o aviso “Cuidado: Não deve ser lido a noite.” Essa série é perfeita para o público jovem adulto!

Os personagens são ótimos! John, o Caça-Feitiço que já está bem velho e ficando cada vez mais debilitado, morro de medo de algo acontecer com ele antes que Tom esteja pronto para continuar. Tom é um bom rapaz, sempre querendo fazer o que é certo, pronto para ajudar e a aprender. Enquanto John é mais duro e fechado, Tom tem um ótimo coração e morre de pena das bruxas aprisionadas. Adorei Meg e morri de pena da situação dela. Alice é uma incógnita, embora seja a melhor amiga de Tom e a mãe dele, que tem um forte sexto sentido, diz que ela é importante e eles vão precisar um do outro no futuro, eu não confio totalmente nela. Nesse livro mesmo eu achei que ela jogou o Tom em uma armadilha, mas o autor sempre deixa essa ideia como uma incógnita. Apesar de no primeiro livro já avisar “não confie em garotas com salto de bico fino” kkk. Alice é uma bruxa, então o Caça-feitiços está sempre de olho nela.

Esses livros apesar de voltado ao público jovem aborda temas importantes e são muito maduros. O público adulto vai curtir também! Se joguem!! Nesse volume ele fala sobre fé, sobre perda e luto, sobre a existência ou não da alma, muito interessante. 

Para quem possa ter associado, o filme O sétimo filho aparentemente foi baseado nos dois primeiros livros da série. Apesar que no filme os personagens já são adultos, imagino que seja bem diferente dos livros, até hoje não assisti rs. A Editora Bertrand lançou quase todos os livros da série, falta apenas o último. Eu não sei se esse último é continuação direta ou se passa tempos depois... não li a sinopse com medo de spoiler. Mas espero que lancem por aqui!

Eu pretendo ler todos e contar para vocês e é mais uma série grande que eu indico demais! Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série As aventuras do caça-feitiço do Joseph Delaney
  1. O aprendiz (Revenge of the witch)
  2. A maldição (The spook's curse)
  3. O segredo (Night of the soul stealer)
  4. A batalha (Attack of the fiend)
  5. O erro (The spook's mistake)
  6. O sacrifício (The spook's sacrifice) 
  7. O pesadelo (Rise of the huntress)
  8. O destino (Rage of the fallen)
  9. Eu sou Grimalkin (I am Grimalkin)
  10. O sangue (The spook's blood)
  11. O conto de Slither (Slither)
  12. Alice (I am Alice)
  13. The spook's revenge (ainda não lançado o Brasil).
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de julho!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO