Intriga - Anna Godbersen

>>  segunda-feira, 31 de agosto de 2020

GODBERSEN, Anna. Intriga. Rio de Janeiro: Editora Rocco,2010. 392p. (The Luxe, v.2). Título original: Rumors.

“Penelope fechou os olhos com força e sentiu-se dominada pela fúria. Todos à sua volta estavam achando graça naquela situação. Ela não conseguia se lembrar da última vez em que seus desejos haviam sido frustrados de forma tão contínua. Ainda podia sentir o cheiro de Henry, uma mistura de conhaque, cigarros e água-de-colônia, e sentir a impressão de sua mão nas costas. Mas a sensação mais forte era a humilhação de haver sido abandonada durante uma dança, largada no meio daqueles seres inferiores, sozinha com seu coração partido e as ruínas de seu grande plano. ” p.185

Outra série que comecei faz alguns anos e acabei não continuando, The Luxe! Eu li Luxo e achei a premissa bem diferente, um romance de época adolescente, uma espécie de Gossip Girl do Século XIX.  Hoje conto para vocês o que achei do segundo volume com Intriga da Anna Godbersen.

“Um mundo de mistério, traições, rivalidades, escândalos e segredos protagonizados por três jovens socialites. ” A Manhattan de 1899 era uma proporção de belas moças com lindos vestidos e jovens elegantes em seus fraques, nos bailes que duravam até de manhã. A aristocracia dominava a 5ª Avenida com suas mansões majestosas e belas carruagens. As colunas sociais dos jornais divulgavam as fofocas e novidades da aristocracia. Os novos ricos exibiam seu dinheiro, e eram aceitos com rancor pelas famílias antigas.

Entre eles estava a família Holland, uma das famílias mais antigas e respeitadas da cidade. Após a morte do pai, elas estavam falidas. A mãe desesperada, sabe que só um bom casamento pode garantir um bom futuro para suas duas filhas: Elizabeth e Diana. Elizabeth era linda, educada, o sonho de toda mãe. Já Diana odeia aquele luxo todo, os bailes e todas as obrigações sociais, ela só queria ser livre. Cabe a Elizabeth se casar com um herdeiro e tirar a família da miséria. O escolhido é Henry Schoonmaker...

A partir daqui contém spoilers para quem não leu Luxo!!

Elizabeth Holland fingiu sua própria morte para não se casar com Henry, e fugiu para a Califórnia para encontrar seu grande amor, Will, que crescera na propriedade da família e trabalhara como cocheiro até ir embora. Ela deixou para trás os luxos, o seu guarda-roupa impecável, a promessa de riqueza. Ela só queria ser feliz ao lado de quem amava. Mas ela sabia o caos que deixou para trás e a situação complicada da família. Apenas sua irmã, Diana, e sua melhor amiga, Penelope Hayes, sabiam que ela estava viva.

Penelope finge luto e desolação pela perda da amiga, embora por dentro nunca tenha estado tão feliz! Ela mudou sua personalidade, agora finge ser uma moça educada e recatada, a cópia perfeita de Elizabeth, tudo para fazer com que Henry se case com ela. O pai de Henry deseja se candidatar a prefeito de Nova York, por isso precisa que o filho faça um bom casamento com urgência.

Diana e Henry estão apaixonados, mas ela precisa fingir luto pela irmã. Está feliz por Elizabeth ter encontrado sua felicidade, mas em casa as coisas só pioram. Elas não têm dinheiro para nada, o mobiliário e os quadros começam a serem vendidos para pagar as contas. Sua mãe está deprimida e não saí da cama, mas insiste para que Diana saia com vários cavalheiros. Ela só tem olhos para Henry, ele continua arrasado e com remorso pela “morte” de Elizabeth. Acredita que ela pulou no rio porque descobriu sobre ele e Diana. Ele acredita que não poderá ficar com a irmã de sua ex noiva.

Lina agora é Carolina Broad, a ex-empregada da família Holland finge ser uma órfã rica e está hospedada em um dos melhores hotéis da cidade. Mas seu dinheiro está acabando, ela espera usufruir de todo aquele luxo o máximo possível. Quem sabe vender mais algum segredo para Penelope lhe renda algum dinheiro...

Rumores, segredos e mentiras irá mudar a vida de todos eles!

~~~~~~

A autora é impecável! O enredo é muito bem construído, a ambientação é muito bem-feita. Narrativa ótima! Eu gostei mais desse segundo volume do que do primeiro, talvez por ter achado a Elizabeth muito chata e mimada no livro anterior. Nesse a narrativa se alterna entre vários personagens.

Eu adoro Diana e fiquei com muita pena dela. Uma adolescente sozinha naquela casa, com a mãe acamada e uma tia que pouco participa do que acontece. Apaixonada por Henry, que está de luto pela “morte” de sua irmã. Guardando sozinha o segredo sobre Elizabeth, precisando fingir estar triste pela irmã. E com a fuga da irmã mais velha, caiu sobre ela a obrigação de se casar com um homem rico.  Ela é jovem, inocente e apaixonada. Henry e Diana são fofos juntos, mas ele é o mocinho mais bundão da face da Terra! Me irritou rs.

Do outro lado temos Penelope, a grande vilã da história. Ela mente, finge, manipula em busca de um objetivo, Henry! Ela o deseja e não suporta ser deixada de lado. Penelope é aquele personagem que a gente ama odiar! Ela garante a “novela mexicana” toda da história. Temos também Lina, que faz qualquer coisa para atingir seus objetivos. Sem dúvida ela é a mais inteligente das moças, manipuladora e que sabe o que quer. Fico torcendo para ela se dar mal, mas por outro lado, reconheço seu esforço para mudar de vida.

Elizabeth melhorou muito no final do livro anterior, e nesse volume torci muito por ela e Will. Nunca imaginei que ela estaria tão bem vivendo de forma simples e modesta.  

O enredo é muito bom, mas falta algo para eu amar os personagens e trama. Talvez por ser a mesma história por vários livros, você já lê sabendo que vai dar tudo errado, afinal, ainda faltam dois livros pela frente rs.  Mas eu adorei esse volume e estou ansiosa para ler o próximo. Achei o título estranho, seria muito melhor se fosse a tradução literal “Rumores”, faz total sentido com a trama. Um monte de fofoca e coisas não ditas que mudaram tudo.

Eu já estava prevendo que iria dar merda rs, mas mesmo assim fiquei arrasada com uns dos desdobramentos. Muita maldade o que a autora fez, mal acreditei!!

Vocês já leram essa série? Quem leu me conte se curtiu!! Eu estou curtindo e indico, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Luxo da Anna Godbersen
  1. Luxo (The luxe)
  2. Intriga (Rumors)
  3. Inveja (Envy)
  4. Esplendor (Splendor).
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de agosto!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO